Travessia do Silêncio

2004

Travessia do Silêncio

Por meio de diversas narrativas pessoais, o filme documental “Travessia do Silêncio”, dirigido pela premiada jornalista Dorrit Harazim, aborda diferentes olhares em relação à surdez. Com depoimentos de surdos e ouvintes, o documentário evidencia as relações de poder tecidas entre esses. A fala sectária (contra a língua de sinais) da mãe de um jovem surdo, as escolhas de familiares ouvintes pelo implante coclear e pelas escolas regulares, os relatos de pessoas surdas sobre as experiências (por vezes ditas como redentoras) com as comunidades surdas e as línguas gestuais, os apontamentos de uma CODA (filha ouvinte de pais surdos) e de um surdo sobre a importância das culturas surdas, a entrevista com professores do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), entre outros vários depoimentos, compõem um mosaico multifacetado e problematizador sobre a ideia de ser surdo.

2004

Elenco de Travessia do Silêncio