A Aposta de um trilhão de dólares

2000

Trillion dollar bet

Em 1973, três economistas brilhantes, Fisher Black, Myron Scholes e Robert Merton, fizeram uma descoberta matemática que revolucionou as finanças modernas. A fórmula elegante que veio o mundo era superficial e enganosamente simples, mas levou à criação de uma indústria multitrilionária. Suas idéias arrojadas lhes valeram o Prêmio Nobel e atraíram a elite de Wall Street.
Em 1993, Scholes e Merton uniram forças à John Merriweather, o lendário operador de títulos da Salomon Brothers. Com 13 outros parceiros, lançaram um novo fundo de hedge, o Long Term Capital Management, prometendo usar modelos matemáticos para dar aos investidores enormes quantidades de dinheiro com pouco risco. Suas máquinas de dinheiro tiveram um lucro fantástico, até que suas teorias colidiram com a realidade, deixando-as fora de controle. Esta crise ameaçou levar mercados mundiais à beira de colapso.

Junte-se à NOVA na tentativa de transformar as finanças em uma ciência. Além disso, veja a história pouco conhecida sobre as previsões nos mercados financeiros e trabalhe com alguns Traders bem sucedidos que dependem tanto da intuição, quanto de modelos matemáticos.

2000

Elenco de A Aposta de um trilhão de dólares