3. > Truth Has Fallen

Título Truth Has Fallen (Original)
Ano produção 2013
25 de Julho de 2014 ( Brasil )

A ideia central do filme é discutir casos de presidiários que foram condenados à morte por engano.

As cenas em live action foram filmadas de uma maneira surrealista e, depois, combinadas com uma animação em arte expressionista para ilustrar testemunhos de três homens que cumpriam pena de morte, mesmo sendo inocentes. Dirigido pela americana Sheila M. Sofian, o documentário questiona a condenação de inocentes e o que poderia ser feito para evitar tais injustiças no futuro. Outra pergunta proposta pelo filme é o que acontece com essas pessoas quando eles são liberados da prisão depois de anos. Que futuro os espera aqui fora?

O documentário também aborda a obra de James McCloskey, fundador da organização sem fins lucrativos Centurion Ministries, que reinvestiga crimes cuja sentença foi a pena de morte. Desde sua criação, em 1983, o grupo já conseguiu libertar mais de 25 pessoas que aguardavam no corredor da morte injustamente. Todo o financiamento da instituição se baseia em doações: de igrejas, outras fundações e pessoas físicas.