3. > Tudo Por Amor ao Cinema

Título Tudo Por Amor ao Cinema (Original)
Ano produção 2014
30 de Julho de 2015 ( Brasil )

Uma cinebiografia de Cosme Alves Netto. Ele fez dos filmes a história da sua vida!
Tudo Por Amor Ao Cinema é uma cinebiografia de Cosme Alves Netto (1937-1996), e integra a trilogia sobre o cinema brasileiro que o cineasta Aurélio Michiles vem realizando desde "Que Viva Glauber!" (1991) - filme este que foi seguido por "O Cineasta da Selva" (1997), onde vida e obra de Silvino Santos (1886-1970), um dos pioneiros do cinema mundial, foram reveladas. No filme trazemos a público o legado de um dos personagens mais importantes do cinema nacional, hoje desconhecido.

Em 1965, Cosme assumiu a curadoria da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde esteve por mais de duas décadas; quando fez dessa instituição não apenas um lugar onde os filmes eram guardados, e sim, um espaço de livre manifestação e guarda clandestina de filmes perseguidos pela ditadura - que, coincidentemente ou não, durou o período (1964-1985) em que Cosme corajosamente esteve a frente da Cinemateca do MAM-RJ.