Turn On, Tune In, Drop Out

1967

Turn On, Tune In, Drop Out

Cinco curtas-metragens psicodélicos, transmitidos pelo canal de TV franco-alemão “Arte” no ano de 2007.
“Be-In” (EUA 1967, 7 min). Diretor e escritor: Jerry Abrams; música: Blue Cheer (faixa inédita) capta o espírito e a essência da grande San Francisco em 14 de Janeiro de 1967. Dez mil pessoas imbuídas de paz, amor e euforia. Apresenta imagens de Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti, Timothy Leary, Michael McClure, Lenore Kandel e The Grateful Dead.
“Beatles Electronique” (EUA 1966-1969, 3 min). Diretores e escritores: Nam June Paik, Jud Yalkut; música: Kenneth Lerner (inédito) “Beatles Electronique” é uma improvisação fascinante que revela o envolvimento precoce de Paik com a manipulação de material da cultura pop. Apresenta imagens dos Beatles de “A Hard Day’s Night” se apresentando no Shea Stadium sendo transformadas em uma forma assustadoramente hipnótica.
“San Francisco” (Grã-Bretanha 1967-1968, 15 min). Diretor e roteirista: Anthony Stern, Música: Pink Floyd – Interstellar Overdrive (versão inédita, gravado no Thompson Recording Studios em 31 de Outubro 1966 (…) A música que acompanha o filme é ocasionalmente sincronizado com vários músicos são franciscanos – bandas marciais e músicos de rua. Mais tarde, quando a música acalma, a nossa atenção é dirigida de forma mais explícita às imagens. Essas mudanças na música e imagem criam um ponto de foco e, em seguida, a música retorna triunfante ao seu padrão original para um grande final.
“Exploding Plastic Inevitable de Andy Warhol” (EUA / Grã-Bretanha 1967, 12 min). Diretor e escritor: Ronald Nameth; música: The Velvet Underground (versões inéditas ao vivo).
“Eyetoon” (EUA 1967/68, 8 min). Diretor e escritor: Jerry Abrams; música: David Litwin, Diferente Fur Trading Co (inédito) O mar, tranquilo e violento, é o símbolo máximo de Jerry Abrams e o máximo equivalente ao ato de fazer amor e a sua preocupação com isso é visualmente deslumbrante. O filme parece ser a síntese perfeita dos sentimentos metafísico, espiritual e sexual de um cineasta experimental sensível.

1967

Elenco de Turn On, Tune In, Drop Out