3. > Um Mês

1988

Título A Ay (Original)
Ano produção 1988
1988 ( Mundial )

Yekta, 11 anos, nasceu e ainda vive em uma casa misteriosa, como um castelo, na margem do rio Bósforo, junto com a sua gaivota coxa, a tia solteirona - Nukhet Seza - e seu avô, Sirri Bey, paralisado e acamado após a morte de seu filho e de sua nora. O quarto da sua mãe é o lugar onde Yekta se esconde para sonhar e guardar seus segredos. Tudo o que ela sabe sobre sua mãe é que um dia ela partiu em um pequeno barco e nunca voltou. Uma noite, Yekta vê, através da janela, sua mãe passando no barco, mas ninguém acredita nela. Sua tia mais nova Neyir, professora de inglês que mora na Ilha Burgaz, quer que ela seja matriculada no colégio na ilha. Ela pretende, assim, afastá-la da sua busca pela mãe e da casa sombria. Mas Yekta não está disposta a deixar sua casa.