Dirigido por
Data de lançamento
25 Jan. 2025Duração
À medida que a Rússia inicia a invasão em grande escala na Ucrânia, as escolas primárias por toda a Rússia são transformadas em palcos de recrutamento para a guerra. Enfrentando o dilema ético de trabalhar num sistema definido pela propaganda e pela violência, um corajoso professor filma o que realmente se passa na sua própria escola.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Documentário sobre as consequências internas da decisão de invadir a Ucrânia, tomada por Vladimir Putin, esse filme nos transporta ao pesadelo de um governo autocrata. De repente a rotina de uma escola na cidade de Karabash, Sibéria, é virada do avesso porque o governo passa a direcionar tudo que é ensinado à sua visão de mundo - a verdade não interessa mais, o objetivo é doutrinar os estudantes. Não só isso. Jovens são obrigados a ir para a frente de batalha. Um pesadelo. David Borenstein, organizador de eventos do colégio, arrisca usar sua câmera para registrar essas mudanças e esses registros viram um filme-denúncia. Difícil imaginar viver em um regime paranóico como esse.
Esperava bem mais, achei pouco desenvolvido.
Um doc um tanto raso nos temas abordados, mas que merece ser prestigiado pela coragem do diretor.
Acho que o mérito do documentário foi mostrar que, no fundo, todo mundo, inclusive os jovens que vão pra guerra, acham a guerra uma merda. O que abafa essa opinião é bem mais o medo do que o orgulho nacional. A única exceção sendo o nacionalista fanático e puxa-saco do regime
Tem um início extraordinariamente impressionante. Gosto do estabelecimento da pequena cidade como “a mais poluída do mundo”, da apresentação da escola e do protagonista, e de como a militarização chega até lá.
O problema é que a continuação entra em um certo amadorismo que incomoda, principalmente por conta de uma narração e montagem que parecem andar em círculos de repetições maçantes.