"... Ao optar por uma câmera que inicia o filme adentrando a Cidade de Deus em suas próprias mãos e narrando sua trajetória como antropóloga visual até então, a diretora se coloca metodologicamente e afetivamente dentro do filme. Ela anuncia desde o início que o resultado será uma mescla de sua visão e da visão dos moradores que irão relatar como a obra de ficção “Cidade de Deus”, lançada em 2002, mudou suas vidas ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema.
"... Os depoimentos que Campolina recolhe são sempre muito respeitosos. Não há identificação, não há nomes, CPF ou CNPJ. O que fica? O Ser. Alguns dizem que somente o retorno à vida corrida é capaz de dar conta do que foi a experiência.
O olhar, sentir, ver. Sempre muito, sempre mais ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema.
"... A relação entre raça, identidade de gênero e orientação sexual se torna ainda mais complexa em um país no qual ainda engatinhamos para aceitar a assimetria entre corpos e desejos. E, mais grave, ainda nos recusamos a aceitar os desejos de alguns ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema
"... Em seu curta de estréia, 'Perpétuo', Lorran Dias centraliza a narrativa na Baixada-Fluminense. Uma Baixada identificada pelos corpos, mas também pelos espaços, como anuncia a Estação de Trem de Comendador Soares. Esta é mais uma das obras que Lorran inseriu no projeto TV Coragem, apesar do curta já possuir carreira própria antes de sua inserção na plataforma ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 05 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Os quilombolas que permanecem no local contam – e como a história oral é importante – a trajetória de seus ancestrais. As cenas no meio da mata, nos demandam interrogar porque é tão difícil permanecer em uma terra que, por ancestralidade, tem conexão com essas pessoas – na qual, possivelmente, não seria desenvolvido nenhum projeto, como já vimos ocorrer por parte dos governos que ali passaram ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
"... Ao entrevistar e acompanhar a vida de migrantes africanos na Suíça, Gahigiri constata a sensação de desconforto não somente por conta da xenofobia, como também por conta das diferenças culturais. Até aqueles que dizem estar confortáveis, mostram no olhar a falta de um laço que não pode ser restabelecido de uma maneira tão fácil ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
"... O começo de 'Sample' é impactante justamente para chamar atenção ao concreto, cotidiano e dilacerante racismo que movimenta as placas tectônicas desse país ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 06 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Voltado ao debate acerca do “fazer cinema”, a obra que encerra a Sessão 06 da Mostra Lona nos transporta para o Planalto Central do início do século XX e nos ajuda a entender como estamos diante de um processo e não um fenômeno espontâneo (tanto política quanto artisticamente). 'Rap, o Canto da Ceilândia' (2005), curta-metragem de estreia de Adirley Queirós, é uma pedra fundamental tanto na sua carreira quanto na de Marquim do Tropa, que seguiria como parceiro do cineasta estrelando seus longas mais adiante ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
"... Essa relação vital que faz entre política e natureza me agrada, no entanto, parece que Karim não consegue desenvolver muito bem a questão estética de seu filme – o que é uma surpresa em se tratando do diretor em questão.
É evidente que a proposta por um visual mais tecnológico – que acompanha quase todas as grandes sagas de regresso ou saída da Terra – é uma escolha razoável para um curta, já que não há muito tempo para explicar as motivações e evoluções do cenário, que muda em um período de um milênio ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 04 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... 'Estamos Todos Aqui' brilha em dois grandes momentos. No primeiro, uma indagação sobre a “origem da pobreza”, tal qual a dúvida da gênese ovo-galinha, nos faz concluir que a sociedade não é um organismo geneticamente mutável. Portanto, a miséria passou a existir no momento exato em que a riqueza também o fez – como em um estalo. A partir daí, passou a existir residências e residência, claro ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 03 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... o grande êxito do filme parece ser as falas diretas dos indivíduos ameaçados. Quase todos contam suas histórias enquanto seguem fazendo as coisas mais corriqueiras, como cortar milho para suas galinhas ou preparar um almoço. “Ameaçados” encerra a terceira sessão da Mostra Lona cria um choque a partir do banal, posto que estar marcado para morrer é um fato que só resta ser normalizado naquele território ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 05 da Mostra Lona: Atravessamentos.
" ... Nove Águas traz a cor quando retrata a vida no mesmo espaço em 1970. Ao fazer esse desnorteamento temporal/visual causado – já que a vida no passado nos parece bem similar à de 1970, com pequenas mudanças em relação ao conforto – também nos leva a entender outra coisa. Talvez, mais grave do que as próprias escolhas estéticas, visto que para essas pessoas a temporalidade é indiferente, pois a estrutura de submissão e perversidade permanece a mesma ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão 03 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... 'Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados' fez parte da seleção de importantes festivais brasileiros ao longo do ano de 2018, como o Janela de Cinema do Recife. O curta que abre a sessão dá o tom dos perigos provenientes da aceitação do convite à luta, ainda mais de uma causa que envolve a relativização dos direitos dos mais poderosos ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
"... 'Fogo Baixo Alto Astral' é Helena Ignez produzindo como notadamente se produz – entendendo a si mesmo como um produto, seu corpo como templo. Vanguardista que sempre foi, causa estranhamento ao recepcionar os infindáveis dias de isolamento social como a oportunidade de, nas suas palavras, 'escolher nossa melhor versão de nós mesmos' ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Curta integrante da sessão de abertura da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Na narrativa, os diretores optam por mostrar as imagens através de uma exibição para comunidade organizada por Kadu. Somente depois que os moradores se concentram ao redor de pneus que servem como apoio e assentos para assistir o vídeo de Kadu, podemos ver as imagens que, por falta de palavra melhor, irei dizer que são chocantes ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Comprar Ingressos
Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.
O Olhar que eu tenho hoje
1"... Ao optar por uma câmera que inicia o filme adentrando a Cidade de Deus em suas próprias mãos e narrando sua trajetória como antropóloga visual até então, a diretora se coloca metodologicamente e afetivamente dentro do filme. Ela anuncia desde o início que o resultado será uma mescla de sua visão e da visão dos moradores que irão relatar como a obra de ficção “Cidade de Deus”, lançada em 2002, mudou suas vidas ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema.
Caminhar
1"... Os depoimentos que Campolina recolhe são sempre muito respeitosos. Não há identificação, não há nomes, CPF ou CNPJ. O que fica? O Ser. Alguns dizem que somente o retorno à vida corrida é capaz de dar conta do que foi a experiência.
O olhar, sentir, ver. Sempre muito, sempre mais ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema.
Arco do Tempo
4.5 2"... A relação entre raça, identidade de gênero e orientação sexual se torna ainda mais complexa em um país no qual ainda engatinhamos para aceitar a assimetria entre corpos e desejos. E, mais grave, ainda nos recusamos a aceitar os desejos de alguns ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema
Perpétuo
3.3 1"... Em seu curta de estréia, 'Perpétuo', Lorran Dias centraliza a narrativa na Baixada-Fluminense. Uma Baixada identificada pelos corpos, mas também pelos espaços, como anuncia a Estação de Trem de Comendador Soares. Esta é mais uma das obras que Lorran inseriu no projeto TV Coragem, apesar do curta já possuir carreira própria antes de sua inserção na plataforma ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias na Apostila de Cinema
Furna dos Negros
4.7 1Curta integrante da sessão 05 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Os quilombolas que permanecem no local contam – e como a história oral é importante – a trajetória de seus ancestrais. As cenas no meio da mata, nos demandam interrogar porque é tão difícil permanecer em uma terra que, por ancestralidade, tem conexão com essas pessoas – na qual, possivelmente, não seria desenvolvido nenhum projeto, como já vimos ocorrer por parte dos governos que ali passaram ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Ethereality
4.1 3"... Ao entrevistar e acompanhar a vida de migrantes africanos na Suíça, Gahigiri constata a sensação de desconforto não somente por conta da xenofobia, como também por conta das diferenças culturais. Até aqueles que dizem estar confortáveis, mostram no olhar a falta de um laço que não pode ser restabelecido de uma maneira tão fácil ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Sample
4.2 2"... O começo de 'Sample' é impactante justamente para chamar atenção ao concreto, cotidiano e dilacerante racismo que movimenta as placas tectônicas desse país ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Rap, o Canto da Ceilândia
3.8 3Curta integrante da sessão 06 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Voltado ao debate acerca do “fazer cinema”, a obra que encerra a Sessão 06 da Mostra Lona nos transporta para o Planalto Central do início do século XX e nos ajuda a entender como estamos diante de um processo e não um fenômeno espontâneo (tanto política quanto artisticamente). 'Rap, o Canto da Ceilândia' (2005), curta-metragem de estreia de Adirley Queirós, é uma pedra fundamental tanto na sua carreira quanto na de Marquim do Tropa, que seguiria como parceiro do cineasta estrelando seus longas mais adiante ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Missão Perséfone
2.9 4"... Essa relação vital que faz entre política e natureza me agrada, no entanto, parece que Karim não consegue desenvolver muito bem a questão estética de seu filme – o que é uma surpresa em se tratando do diretor em questão.
É evidente que a proposta por um visual mais tecnológico – que acompanha quase todas as grandes sagas de regresso ou saída da Terra – é uma escolha razoável para um curta, já que não há muito tempo para explicar as motivações e evoluções do cenário, que muda em um período de um milênio ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Estamos Todos Aqui
4.3 6Curta integrante da sessão 04 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... 'Estamos Todos Aqui' brilha em dois grandes momentos. No primeiro, uma indagação sobre a “origem da pobreza”, tal qual a dúvida da gênese ovo-galinha, nos faz concluir que a sociedade não é um organismo geneticamente mutável. Portanto, a miséria passou a existir no momento exato em que a riqueza também o fez – como em um estalo. A partir daí, passou a existir residências e residência, claro ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
República
4.2 20"... O que é o Brasil? Quais são os “Brasis” possíveis? E, quais corpos possibilitaram e possibilitam essa existência?
O filme dentro do filme parece até uma brincadeira com o próprio Brasil. O seu Brasil não é o meu, assim como não é o de Passô ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Ameaçados
3.6 3Curta integrante da sessão 03 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... o grande êxito do filme parece ser as falas diretas dos indivíduos ameaçados. Quase todos contam suas histórias enquanto seguem fazendo as coisas mais corriqueiras, como cortar milho para suas galinhas ou preparar um almoço. “Ameaçados” encerra a terceira sessão da Mostra Lona cria um choque a partir do banal, posto que estar marcado para morrer é um fato que só resta ser normalizado naquele território ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Nove Águas
4.1 2Curta integrante da sessão 05 da Mostra Lona: Atravessamentos.
" ... Nove Águas traz a cor quando retrata a vida no mesmo espaço em 1970. Ao fazer esse desnorteamento temporal/visual causado – já que a vida no passado nos parece bem similar à de 1970, com pequenas mudanças em relação ao conforto – também nos leva a entender outra coisa. Talvez, mais grave do que as próprias escolhas estéticas, visto que para essas pessoas a temporalidade é indiferente, pois a estrutura de submissão e perversidade permanece a mesma ..."
Leia a análise completa do filme por Roberta Mathias em Apostila de Cinema
Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados
3.3 2Curta integrante da sessão 03 da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... 'Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados' fez parte da seleção de importantes festivais brasileiros ao longo do ano de 2018, como o Janela de Cinema do Recife. O curta que abre a sessão dá o tom dos perigos provenientes da aceitação do convite à luta, ainda mais de uma causa que envolve a relativização dos direitos dos mais poderosos ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Fogo Baixo, Alto Astral
3.2 2"... 'Fogo Baixo Alto Astral' é Helena Ignez produzindo como notadamente se produz – entendendo a si mesmo como um produto, seu corpo como templo. Vanguardista que sempre foi, causa estranhamento ao recepcionar os infindáveis dias de isolamento social como a oportunidade de, nas suas palavras, 'escolher nossa melhor versão de nós mesmos' ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema
Na Missão, com Kadu
4.2 3Curta integrante da sessão de abertura da Mostra Lona: Atravessamentos.
"... Na narrativa, os diretores optam por mostrar as imagens através de uma exibição para comunidade organizada por Kadu. Somente depois que os moradores se concentram ao redor de pneus que servem como apoio e assentos para assistir o vídeo de Kadu, podemos ver as imagens que, por falta de palavra melhor, irei dizer que são chocantes ..."
Leia a análise completa do filme por Jorge Cruz em Apostila de Cinema