Richard Williams é um daqueles talentos monstruosamente geniais que, infelizmente, corre o risco de morrer sem poder mostrar, efetivamente, toda a riqueza do seu talento. Criador de the thief and the cobbler (filme de animação cuja produção foi a mais demorada e tumultuada de todos os tempos), Williams é um caso de animador criminosamente relegado a produção de coisas muito pequenas quando um monstro desse naipe deveria era receber o suporte para a produção de algo fenomenalmente grandioso!! Prologue é uma pequena mas absurda, incrível, assombrosa e maravilhosa demonstração do seu admirável talento como animador. Com menos de 6 minutos de animação é incrível como é que esse cara faz o diabo nessa verdadeira obra prima em animação. Infelizmente, têm uns infelizes leigos aqui no filmow quanto a análise crítica de animação que estão criticando o fato desse curta não ter uma historia mais substanciosa e dai acabam dando notas criminosamente baixas para essa divinissima lindeza em animação feita INTEIRAMENTE A MÃO!! Ah! vão tomar no meio do %#@$! Eu até entendo alguém chegar aqui e dizer que esse curta poderia ter mais história (e eu também queria que tivesse mais), mas dai ter de ver gente dando 3 ou 2 estrelas para isso é demais para mim!! PORRA! Animação não é a arte de se fazer histórias e sim a arte de se criar movimentos seus infelizes!!! Pelo o que andei pesquisando, Williams tem a intenção de fazer um longa animado baseado nesse curta. No entanto. dada a idade que o coroa já se encontra somada a ínfima possibilidade de algum estúdio querer lhe dar suporte para uma produção desse nível, acho muito improvável que ele chegue a fazer esse longa... Uma pena, mas, mesmo que esse prologue seja a última coisa feita por ele, o coroa já impactou o mundo das animações. Isso podem ter certeza!
Curta de animação extremamente importante para a história da animação e que representa uma evolução tremenda quando comparado com o que vinha sendo feito antes dele. Comparado com animações como Humorous Phases of Funny Faces (1906, EUA), Katsudou Shashin (1907, Japão) e Pauvre Pierrot (1892, França) Fantasmagorie apresenta um trabalho de animação bem superior ao dos títulos mencionados. Muito mais do que isso, Fantasmagorie apresenta uma direção de arte e narrativa em animação muito mais completa do que qualquer outra coisa feita antes em termos de animação. É praticamente o Viagem à Lua da animação.
Essa qualidade pode ser explicada pelo fato dessa ter sido a primeira animação feita inteiramente mediante o método de fotografia frame a frame (o que acaba fazendo com que muitos especialistas em animação considerem essa obra como sendo a primeira animação de verdade feita no mundo). No entanto, para além do método utilizado, há de se salientar a inventividade de Cohl, afinal de contas, não é o meio com o qual vc trabalha que vai lhe oferecer, por si só, uma excelente obra, e sim a inventividade do artista. Nesse sentido, é fantástica e impressionante a riqueza e variedade de coisas que acontecem nesse curta. A movimentação é ininterrupta. Coisas e personagens se transformam constantemente, e vc nunca sabe quais serão as coisas surreais que poderão ocorrer na próxima cena. Não há enredo nessa obra, o que não é um problema quando estamos falando de uma obra que consegue ser eficiente naquilo que ela deve ser. Fantasmagorie é animação pela animação. É um deleite estritamente visual que trabalha com o elemento fundamental de qualquer obra de animação que é nada mais que a sua animação.
Entao, se vc tem interesse pela evolução histórica das animações, e vc nunca viu Fantasmagorie, assista! Preferencialmente procure fazer uma apreciação mais completa do contexto em que Fantasmagorie emergiu assistindo algumas das animações feitas antes dela para depois o vê-lo. Todas as animações dessa época são curtas que, no máximo, duravam 5 minutos, logo, não há porque vc deixar de fazer essa experiência. Feito isso vc poderá entender e apreciar melhor as qualidades e virtudes dessa obra que, na época, era o máximo que o cinema de animação tinha produzido.
Esse curta apresenta uma proposta de enredo, personagens, animação e ambientação bem mais interessantes que a do filme com o qual ele vem incorporado (o regular Justice League: Crisis on Two Earths). Infelizmente, todos esses aspectos positivos do curta foram desperdiçados em uma produção, cuja duração pífia, não poderia jamais oportunizar o desenvolvimento de uma história mais profunda e mais instigante. Praticamente é um curta focado no Espectro eliminando os bandidos e só. O tempo desperdiçado nessas mortes é longo e desnecessário (putz pra que toda aquela frescura do espectro para eliminar o cara do carro???). Com uma duração maior, e um roteiro bem mais trabalhado, isso ai poderia virar uma ótima animação.
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Prologue
3.5 10Richard Williams é um daqueles talentos monstruosamente geniais que, infelizmente, corre o risco de morrer sem poder mostrar, efetivamente, toda a riqueza do seu talento. Criador de the thief and the cobbler (filme de animação cuja produção foi a mais demorada e tumultuada de todos os tempos), Williams é um caso de animador criminosamente relegado a produção de coisas muito pequenas quando um monstro desse naipe deveria era receber o suporte para a produção de algo fenomenalmente grandioso!! Prologue é uma pequena mas absurda, incrível, assombrosa e maravilhosa demonstração do seu admirável talento como animador. Com menos de 6 minutos de animação é incrível como é que esse cara faz o diabo nessa verdadeira obra prima em animação. Infelizmente, têm uns infelizes leigos aqui no filmow quanto a análise crítica de animação que estão criticando o fato desse curta não ter uma historia mais substanciosa e dai acabam dando notas criminosamente baixas para essa divinissima lindeza em animação feita INTEIRAMENTE A MÃO!! Ah! vão tomar no meio do %#@$! Eu até entendo alguém chegar aqui e dizer que esse curta poderia ter mais história (e eu também queria que tivesse mais), mas dai ter de ver gente dando 3 ou 2 estrelas para isso é demais para mim!! PORRA! Animação não é a arte de se fazer histórias e sim a arte de se criar movimentos seus infelizes!!! Pelo o que andei pesquisando, Williams tem a intenção de fazer um longa animado baseado nesse curta. No entanto. dada a idade que o coroa já se encontra somada a ínfima possibilidade de algum estúdio querer lhe dar suporte para uma produção desse nível, acho muito improvável que ele chegue a fazer esse longa... Uma pena, mas, mesmo que esse prologue seja a última coisa feita por ele, o coroa já impactou o mundo das animações. Isso podem ter certeza!
Fantasmagorie
4.0 30Curta de animação extremamente importante para a história da animação e que representa uma evolução tremenda quando comparado com o que vinha sendo feito antes dele. Comparado com animações como Humorous Phases of Funny Faces (1906, EUA), Katsudou Shashin (1907, Japão) e Pauvre Pierrot (1892, França) Fantasmagorie apresenta um trabalho de animação bem superior ao dos títulos mencionados. Muito mais do que isso, Fantasmagorie apresenta uma direção de arte e narrativa em animação muito mais completa do que qualquer outra coisa feita antes em termos de animação. É praticamente o Viagem à Lua da animação.
Essa qualidade pode ser explicada pelo fato dessa ter sido a primeira animação feita inteiramente mediante o método de fotografia frame a frame (o que acaba fazendo com que muitos especialistas em animação considerem essa obra como sendo a primeira animação de verdade feita no mundo). No entanto, para além do método utilizado, há de se salientar a inventividade de Cohl, afinal de contas, não é o meio com o qual vc trabalha que vai lhe oferecer, por si só, uma excelente obra, e sim a inventividade do artista. Nesse sentido, é fantástica e impressionante a riqueza e variedade de coisas que acontecem nesse curta. A movimentação é ininterrupta. Coisas e personagens se transformam constantemente, e vc nunca sabe quais serão as coisas surreais que poderão ocorrer na próxima cena. Não há enredo nessa obra, o que não é um problema quando estamos falando de uma obra que consegue ser eficiente naquilo que ela deve ser. Fantasmagorie é animação pela animação. É um deleite estritamente visual que trabalha com o elemento fundamental de qualquer obra de animação que é nada mais que a sua animação.
Entao, se vc tem interesse pela evolução histórica das animações, e vc nunca viu Fantasmagorie, assista! Preferencialmente procure fazer uma apreciação mais completa do contexto em que Fantasmagorie emergiu assistindo algumas das animações feitas antes dela para depois o vê-lo. Todas as animações dessa época são curtas que, no máximo, duravam 5 minutos, logo, não há porque vc deixar de fazer essa experiência. Feito isso vc poderá entender e apreciar melhor as qualidades e virtudes dessa obra que, na época, era o máximo que o cinema de animação tinha produzido.
NOTA: 7,0/10
DC Showcase: Espectro
3.7 56Esse curta apresenta uma proposta de enredo, personagens, animação e ambientação bem mais interessantes que a do filme com o qual ele vem incorporado (o regular Justice League: Crisis on Two Earths). Infelizmente, todos esses aspectos positivos do curta foram desperdiçados em uma produção, cuja duração pífia, não poderia jamais oportunizar o desenvolvimento de uma história mais profunda e mais instigante. Praticamente é um curta focado no Espectro eliminando os bandidos e só. O tempo desperdiçado nessas mortes é longo e desnecessário (putz pra que toda aquela frescura do espectro para eliminar o cara do carro???). Com uma duração maior, e um roteiro bem mais trabalhado, isso ai poderia virar uma ótima animação.