Intimista e soturno. Assim pode ser definido "And Your Bird Can Sing".
Nossos personagens são um empregado de uma livraria creditado no filme apenas por "eu", seu colega de apartamento alcoólatra que sobrevive de benefícios chamado "Shizuo" e uma mulher que também trabalha na livraria chamada "Shachiko".
A dinâmica de interações e convívio entre os três é muito bem construída, sem pressa, o objetivo aqui é retratar a indiferença e desilusão com as convenções sociais e responsabilidades que a vida exige, e isso o filme faz bem.
Em suas cenas noturnas a fotografia por vezes azulada em outras com um tom avermelhado retrata bem a melancolia presente no filme. Nossos personagens vagam na noite cantando em karaokês, jogando sinuca e bebendo até o dia raiar. Pra eles o que importa é viver o momento, viver o hoje, mesmo que seja de conhecimento dos próprios que quando chegar a hora será preciso tomar decisões e encarar de frente as responsabilidades.
Que grande obra Sion Sono nos entrega aqui. Um filme que retrata no íntimo pessoal os desafios e obstáculos enfrentados por de cada um de nós.
Afinal, na sua vida, você quer ser protagonista ou quer ser figurante?
O filme começa com uma audição a procura de atores amadores para um filme de baixo orçamento. Sion Sono retrata situações corriqueiras na indústria cinematográfica, aqui mostradas com produtores querendo dar pitaco e mudar tudo, escalação de atrizes famosas para alavancar o projeto, entre outras coisas. Mas não se engane, esse não é foco principal aqui e sim os conflitos dos personagens, e é exatamente ai onde o filme cresce.
Como dito anteriormente: na sua vida, você quer ser protagonista ou quer ser figurante?
Nossos personagens são confrontados com esse dilema, qual o sentido por uma busca daquilo que você nem sabe se é o que você quer? Seria a atuação a resposta para o vazio que permeia nossos personagens? Porque você quer atuar?
Porque perdeu o marido e quer seguir o sonho que ele tinha? Porque você sofria abusos e cometeu um assassinato e nada mais importa? Porque você faz parte de um fã clube de um diretor? Porque você acredita ter vocação pra figuração?
Seja qual for o motivo dos nossos personagens, o fato é que todos estão ali buscando algo, uma busca na atuação que poderia ser a resposta para o que cada um procura. É interessante notar na narrativa como essas historias se cruzam e como um acaba influenciado o outro.
No fim a resposta que fica é que nós decidimos o nosso rumo, embora estejamos como figurantes, podemos escolher sermos protagonistas da nossa vida!
Excelente trabalho do Sion Sono, mais um grande filme pra sua coleção!
E pensar que o Zhang Yimou tem em seu currículo obras-primas como "Tempo de Viver" e "Lanternas Vermelhas"... Saber que ele dirigiu essa porcaria aqui chega a ser inacreditável.
Ótimo documentário sobre a nova onda do cinema de Taiwan, liderada por Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang, que abordavam questões politicas e culturais do país em seus filmes.
Interessante notar como esses filmes influenciaram no cinema de grandes nomes como Apichatpong Weerasethakul, Kiyoshi Kurosawa, Koreeda e Jia Zhangke. Há ainda uma participação de Tsai Ming-Liang, que ao contrário do que muita gente pensa, deixa claro que não faz parte do movimento.
Mais do que um movimento cinematográfico, a nova onda do cinema de Taiwan tinha uma abordagem muito pessoal em sua essência, talvez por essa razão seja tão fácil se identificar com esses filmes, como Jia Zhangke cita em um momento "foi um estilo de vida".
Quando os créditos sobem e ao fundo temos a icônica cena das motos de "Adeus Ao Sul (1996)", a frase de Jia Zhangke resume perfeitamente o que foi a new wave de Taiwan.
Um romance sob o olhar de dois personagens com diferença de idade e que afronta as regras estabelecidas pela sociedade e suas convenções sociais. Até que ponto duas pessoas estariam dispostas a enfrentar tudo isso em prol de um relacionamento? Basicamente essa é a premissa de "Green Chair". O filme entrega um misto de sensações: da erotização a sutileza, do drama ao alivio cômico. A maneira como a direção conduz a narrativa e consegue dosar todos esses elementos contribui muito para o andamento da obra. Ótimo filme!
"As vezes menos é mais"... talvez esse ditado seja o melhor pra definir esse Filme sublime. História simples, mas muito bem executada. Trilha sonora, fotografia, ambientação,a mudança de cores representando as épocas em que o filme se passa, é tudo muito bem executado, resultando assim nessa grande obra de Zhang Yimou.
A maneira que o filme transita entre gêneros distintos é muito bem sucedida. Apesar de ser um drama, ele começa até de certa forma leve, com algumas pitadas de humor, Porém no decorrer do filme ele se mostra o que está destinado a ser desde o inicio.
As 4 histórias são boas, mas a da mãe com o filho acaba se sobressaindo sobre as demais.
O modo como a história dos personagens se entrelaçam é muito bem executada,
principalmente no final do filme quando no hospital o rapaz leva a mensagem do filho pra mãe e mostra o desenho que ele tinha feito pra ela, momentos depois ela assopra o apito como uma forma de despedida para o filho.
And Your Bird Can Sing
3.6 2Intimista e soturno. Assim pode ser definido "And Your Bird Can Sing".
Nossos personagens são um empregado de uma livraria creditado no filme apenas por "eu", seu colega de apartamento alcoólatra que sobrevive de benefícios chamado "Shizuo" e uma mulher que também trabalha na livraria chamada "Shachiko".
A dinâmica de interações e convívio entre os três é muito bem construída, sem pressa, o objetivo aqui é retratar a indiferença e desilusão com as convenções sociais e responsabilidades que a vida exige, e isso o filme faz bem.
Em suas cenas noturnas a fotografia por vezes azulada em outras com um tom avermelhado retrata bem a melancolia presente no filme. Nossos personagens vagam na noite cantando em karaokês, jogando sinuca e bebendo até o dia raiar. Pra eles o que importa é viver o momento, viver o hoje, mesmo que seja de conhecimento dos próprios que quando chegar a hora será preciso tomar decisões e encarar de frente as responsabilidades.
Excelente filme!
Red Post on Escher Street
3.9 7Uma verdadeira ode ao cinema!
Que grande obra Sion Sono nos entrega aqui. Um filme que retrata no íntimo pessoal os desafios e obstáculos enfrentados por de cada um de nós.
Afinal, na sua vida, você quer ser protagonista ou quer ser figurante?
O filme começa com uma audição a procura de atores amadores para um filme de baixo orçamento. Sion Sono retrata situações corriqueiras na indústria cinematográfica, aqui mostradas com produtores querendo dar pitaco e mudar tudo, escalação de atrizes famosas para alavancar o projeto, entre outras coisas. Mas não se engane, esse não é foco principal aqui e sim os conflitos dos personagens, e é exatamente ai onde o filme cresce.
Como dito anteriormente: na sua vida, você quer ser protagonista ou quer ser figurante?
Nossos personagens são confrontados com esse dilema, qual o sentido por uma busca daquilo que você nem sabe se é o que você quer? Seria a atuação a resposta para o vazio que permeia nossos personagens? Porque você quer atuar?
Porque perdeu o marido e quer seguir o sonho que ele tinha? Porque você sofria abusos e cometeu um assassinato e nada mais importa? Porque você faz parte de um fã clube de um diretor? Porque você acredita ter vocação pra figuração?
Seja qual for o motivo dos nossos personagens, o fato é que todos estão ali buscando algo, uma busca na atuação que poderia ser a resposta para o que cada um procura. É interessante notar na narrativa como essas historias se cruzam e como um acaba influenciado o outro.
No fim a resposta que fica é que nós decidimos o nosso rumo, embora estejamos como figurantes, podemos escolher sermos protagonistas da nossa vida!
Excelente trabalho do Sion Sono, mais um grande filme pra sua coleção!
Ah, antes que eu esqueça:
Kiriko e Yasuko: Melhores pessoas!
A Grande Muralha
2.9 583 Assista AgoraE pensar que o Zhang Yimou tem em seu currículo obras-primas como "Tempo de Viver" e "Lanternas Vermelhas"...
Saber que ele dirigiu essa porcaria aqui chega a ser inacreditável.
Flowers of Taipei: Taiwan New Cinema
3.8 3Ótimo documentário sobre a nova onda do cinema de Taiwan, liderada por Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang, que abordavam questões politicas e culturais do país em seus filmes.
Interessante notar como esses filmes influenciaram no cinema de grandes nomes como Apichatpong Weerasethakul, Kiyoshi Kurosawa, Koreeda e Jia Zhangke. Há ainda uma participação de Tsai Ming-Liang, que ao contrário do que muita gente pensa, deixa claro que não faz parte do movimento.
Mais do que um movimento cinematográfico, a nova onda do cinema de Taiwan tinha uma abordagem muito pessoal em sua essência, talvez por essa razão seja tão fácil se identificar com esses filmes, como Jia Zhangke cita em um momento "foi um estilo de vida".
Quando os créditos sobem e ao fundo temos a icônica cena das motos de "Adeus Ao Sul (1996)", a frase de Jia Zhangke resume perfeitamente o que foi a new wave de Taiwan.
Green Chair
3.3 3Um romance sob o olhar de dois personagens com diferença de idade e que afronta as regras estabelecidas pela sociedade e suas convenções sociais. Até que ponto duas pessoas estariam dispostas a enfrentar tudo isso em prol de um relacionamento?
Basicamente essa é a premissa de "Green Chair". O filme entrega um misto de sensações: da erotização a sutileza, do drama ao alivio cômico. A maneira como a direção conduz a narrativa e consegue dosar todos esses elementos contribui muito para o andamento da obra. Ótimo filme!
O Caminho para Casa
4.1 66 Assista Agora"As vezes menos é mais"... talvez esse ditado seja o melhor pra definir
esse Filme sublime. História simples, mas muito bem executada.
Trilha sonora, fotografia, ambientação,a mudança de cores representando as épocas em que o filme se passa, é tudo muito bem executado, resultando assim nessa grande obra de Zhang Yimou.
Um Dia Quente de Verão
4.3 46A obra-prima do Edward Yang!
The Silenced
3.1 116Como já disseram, o filme começa um e termina outro. Desanda muito do meio pro fim. Uma pena! tinha tudo pra ser bom.
Sad Movie
4.0 36A maneira que o filme transita entre gêneros distintos é muito bem sucedida. Apesar de ser um drama, ele começa até de certa forma leve, com algumas pitadas de humor, Porém no decorrer do filme ele se mostra o que está destinado a ser desde o inicio.
As 4 histórias são boas, mas a da mãe com o filho acaba se sobressaindo sobre as demais.
O modo como a história dos personagens se entrelaçam é muito bem executada,
principalmente no final do filme quando no hospital o rapaz leva a mensagem do filho pra mãe e mostra o desenho que ele tinha feito pra ela, momentos depois ela assopra o apito como uma forma de despedida para o filho.
Belo filme!
XOXO: A Vida é Uma Festa
2.7 163 Assista AgoraÉ de dar vergonha alheia!