Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > tenebras
34 years, Mafra (BRA)
Usuário desde Julho de 2009
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Josenildo Stock

    Com certeza o fator mais impressionante do anime é o visual. As cenas na terra conforme Mikako e Noboru andam de bicicleta, os cenários em Marte, Júpiter e Agatha, as cenas no espaço, e o ambiente em que Noboru caminha na Terra conforme pensa sobre Mikako são fascinantes.

    A narrativa é perfeita. Fiquei impressionado em como o anime consegue fazer você realmente se identificar e se preocupar com os personagens tendo apenas 25 minutos.

    Hoshi no Koe é o típico anime que merece ser visto duas vezes. Quando você vê ele uma segunda vez, você compreende que toda a narrativa inicial de Mikako na verdade é

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    o fim do anime (mais ou menos depois da última cena). Apesar de muitos acharem que não fica claro se Mikako sobreviveu, este 'final' nos mostra que sim, pois ela termina a narrativa dizendo 'Mas agora estou voltando'. Note também que não aconteceu nada com ela no final da batalha, ela só esta 'flutuando' como um combatente desmaia (ou descança) depois da batalha.

    Obviamente em 25 minutos não foi possível ao anime nos passar todas as informações necessárias. Eis algumas informações encontradas no livreto do DVD (são 27 páginas de informações sobre o 'universo' de Hoshi no Koe .. eu tenho o DVD e não veio este folheto, parabéns ADV pelo trabalho PORCO em não traduzir o folheto. A tradução abaixo vem de foruns)

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    1) As naves classe Lysithea (as 4 naves mães que vão para Sirius) são as naves principais da tropa humana, equipadas com um motor 'Ram', que concentra energia no vácuo do espaço;

    2) Com o motor 'Ram', a Lysithea é capaz de pequenas viagens (não mais de 1.5 anos-luz), usando seu sistema interno de Hyper-drive. Nós vemos isso ocorrendo quando a tropa foge dos Tarsianos em Plutão. Neste caso, dilatação temporal (ver abaixo sobre relatividade) não ocorre.

    3) Para grandes distâncias, os humanos usam 'atalhos galáticos', deixados pelos próprios Tarsianos e encontrados conforme a tropa avança sobre os Tarsianos. Seriam como 'Wormholes' desenhados para viagens ponto a ponto (a partir de um ponto, ele só leva a outro). O atalho do sistema solar para Sirius fica na nuvem Ort, cerca de 1 ano luz de plutão. Ao usar tais atalhos, novamente dilatação temporal não ocorre.

    4) Não existe um atalho de Sirius para a Terra. Portanto, a tropa humana estava planejando voltar usando seu motor 'Ram'. Seriam necessários diversos 'pulos' de 1.5 anos luz para voltar os 8.7 anos de Siruis.

    5) Também utilizando o motor 'Ram', a Lysithea é capaz de fazer viagens sub-luz (quase na velocidade da luz). No entanto, neste caso, dilatação temporal irá ocorrer.

    6) A Lysithea (no anime, a legenda diz Risitia, mas na verdade é Lysithea) é a única nave sobrevivente no combate de Sirius (Mikako destruiu a nave mãe inimiga que estaria encarregada de destruir a Lysithea, portanto ela sobreviveu). No entanto, o sistema de Hyper-drive é danificado, e portanto a nave volta a terra usando o sistema sub-luz. Em 2056 vemos a seguinte notícia no jornal confirmando isso: 'Mensagem chega de 2047: Vitória em Sirius 8 anos atráz! A primeira Força Expedicionada Tarsiana das Nações Unidas sofreu grandes perdas. Apenas uma nave possui chances de retornar.'

    7) A mensagem de Mikako chega para Noboru em 25/3/2056. A Lysithea, com Mikako a bordo, chega à Terra em Dezembro do mesmo ano. Por causa da dilatação temporal, Mikako tem 16 anos, e Noboru 24.

    A Mensagem dos Tarsianos

    Quando Mikako está em Agatha, ela reza para que sua mensagem alcançe Noboru. Naquele momento, um Tarsiano aparece diante dela e entra em sua mente, conversando com ela (telepatia).

    Segundo o Tarsiano, Tarsia (a base em Marte) foi deixada propositalmente para os humanos encontrarem e 'aprenderem' a tecnologia necessária para viajar pelo espaço. 'Para se evoluir é necessário sofrer e percorrer grandes distâncias'. Nesta frase, fica claro que os Tarsianos não tem intenções de entrar em guerra com os humanos. Na verdade, eles apenas 'atrairam a atenção' dos humanos, forçando-os a sair do próprio sistema solar. O próprio Tarsiano afirma que 'agora que vocês finalmente sairam de seu sistema solar, poderão também visitar novas galáxias'.

    A intenção dos Tarsianos, portanto, é boa. Não devemos julgar que as batalhas e mortes são más, pois para os Tarsianos, o que importa é a evolução da civilização. Aquelas mortes (de ambos os lados) é apenas um pequeno preço a se pagar para que a humanidade evolua. Por sinal, se fosse para ter uma guerra, provavelmente os humanos não teriam chance. A tropa Tarsiana destruida em Aghata provavelmente não é a única (talvez nem a maior).

    Pode-se discutir se esta atitude é acertada, mas isto não importa pois o objetivo dos Tarsianos foi cumprido (ajudar a humanidade a evoluir e sair do sistema solar), e os humanos provavelmente não irão mais atacar ou serem atacados pelos Tarsianos.

    Noboru e Mikako

    Quando Noboru recebe a mensagem de Mikako em 2048 (1 ano depois do evento em Plutão), ele diz que 'não irá mais tentar seguir sua vida por uma porta que não irá se abrir' e decide 'crescer sozinho'. Isto faz alusão ao fato de que ele estava esperando por Mikako para continuar sua vida. Isto é comprovado pelo fato de que, antes de receber a mensagem, vemos ele negando o afeto de uma garota, sendo ainda fiel a Mikako.

    No entanto, em 2056, vemos que apesar de tudo, ele ainda ama Mikako, e apesar dele ter crescido e estudado sozinho, ele ainda tem um lugar especial para Mikako. No final do anime, vemos que ambos pensam da mesma forma: Ela e ele querem vivenciar o resto de seus dias juntos. Provavelmente, por mais que ele quizesse esquecer Mikako, ele nunca conseguiu amar outra mulher nos anos que se passaram, e portanto quando ela retorna, ainda é sua paixão. Como o tempo não passou para Mikako (apenas alguns meses dentro da Lysithea), provavelmente ela sente o mesmo, anciosa por chegar logo à Terra.

    Provavelmente, uma vez que Mikako volte, mesmo com a diferença de idade devido a dilatação temporal, Mikako e Noboru ficam juntos.

    Um pouco sobre relatividade

    A relatividade geral, 'descoberta' por Albert Einstein, afirma que o tempo, e não o espaço, é relativo. Ou seja, o tempo depende do ponto de vista, do indivíduo. Ele não é uma constante na física como se acreditava ser desde os tempos de Newton. De fato, todas as fórmulas de Newton (e todas as leis de Newton) estão erradas, o fato delas serem até hoje ensinadas nas escolas é que, para a Terra e nosso dia a dia, elas estão corretas.

    A relatividade é bem simples. Nada é mais veloz que a luz, mas ao mesmo tempo, a velocidade da luz é constante. Se você imaginar dois raios de luz um do lado do outro, por incrivel que pareça, do ponto de vista de cada um, o outro esta se distanciando na velocidade da luz (porque a luz tem velocidade constante não importa o ponto de referência). Por exemplo, se temos dois raios de luz um indo para cada lado, a velocidade em que um se afasta do outro relativos a si mesmos é a velocidade da luz (o senso comum dita que seria 2 vezes a velocidade da luz, mas não é).

    Para uma pessoa parada na Terra (Imagine Noboru), uma nave na velocidade da luz vinda de Sirius levará 8.7 anos para chegar. No entanto, para Mikako dentro da nave, a viajem será instantânea. Portanto, quando ela chegar a Terra, noboru estara 8.7 anos mais velho, mas ela não tera envelhecido um ano sequer. Como a Lysithea viaja a quase a velocidade da luz, ela demora um pouco mais que 8.7 anos para voltar (9.5 anos mais ou menos), e a viagem, do ponto de vista dos tripulantes da nave, leva alguns meses (não saberia dizer quanto). Por isso Mikako ao chegar já tem 16 anos.

    Um 'Wormhole', que é o que a Lyshithea gera em sua fuga de Plutão, ou usa (um pronto) para ir para Sirius, é uma ligação entre dois pontos do espaço. A melhor analogia é a seguinte: Imagine que uma formiga queira ir de uma ponta de uma folha do papel até a outra. Um 'WormHole' seria nada mais do que você dobrar a folha até que as pontas opostas se unam. Desta forma, a formiga só precisa dar um passo para estar na outra ponta. Como você pode notar, tanto para quem estava olhando a formiga, quanto para ela mesmo, o tempo que levou para isto foi praticamente imediato - não existe dilatação temporal.

    De qualquer forma, todas as datas, eventos e fatos apresentados no anime no ponto de vista da relatividade e tempo, estão corretos em relação a física. Para Mikako, todos os eventos ocorreram em 2047, no espaço de alguns dias ou talvez meses. Mas para Noboru, levaram cerca de 9 anos (que é o tempo que a Lysithea levou para voltar). Eis uma tabela de eventos:

    Evento Data Mikako Data Noboku
    Saída da Terra 2047 2047
    Batalha de Plutão 2047 2047
    Mikako ENVIA a mensagem quando em Ort 2047 2047
    Batalha em Aghata/Mikako ENVIA outra mensagem 2047 2047
    A Mensagem de Mikako enviada quando em Ort chega a Terra 1 2047 2048
    A última mensagem de Mikako chega a Terra 2 2048 2056
    A Lysithea chega a Terra 2048 2056

    1 - A diferença não é por causa da relatividade, mas sim porque a mensagem demora 1 ano para chegar

    2 - Como a viagem, do ponto de vista de Mikako, dura alguns meses, pode-se especular que quando ela chegar na terra já estão em 2048. O mais interessante é que, se a Lysithea não tivesse sido danificada e voltasse usando seu sistema de Hiper-espaço, Mikako iria chegar a terra antes de sua mensagem!

    Um pouco sobre astronomia

    O gigantesco raio que vemos de IO para Júpiter é real. IO é uma lua de Júpiter tão próxima ao planeta, que a atmosfera de ambos 'suga' a atmosfera um do outro, mantendo uma certa atmosfera entre o planeta e a lua. Esta atmosfera é chamada de 'fluxo iônico' pois é composta principalmente de ions. Como os corpos celestes tem obviamente cargas elétricas diferentes, de tempo em tempo ocorre uma gigantesca discarga elétrica - um raio - entre ambos. Isto foi comprovado pela sonda Galileo no final dos anos 90.

    A núvem de Ort é uma concentração gigantesca de asteroides e cometas que fica ao redor do sistema solar, a cerca de um ano luz de distância do sol. Especula-se que os asteróides e cometas que temos no sistema solar são justamente corpos que foram atraídos ao Sol a partir da núvem de Ort. Tal nuvem foi criada com matéria que não se concentrou para formar planetas na criação do sistema solar.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Filmow
    Filmow

    Pessoal…

    O Oscar 2012 está chegando, e nós do Filmow resolvemos fazer um bolão para vocês usuários. E é claro que o vencedor não irá sair de mãos abanando, iremos dar um iPad 2 para o primeiro colocado.

    Então não perca essa chance, é só entrar na pagina do bolão, fazer o seu cadastro e já começar a dar os seus palpites.

    http://filmow.com/bolao-do-oscar/

    Participe e boa sorte.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.