Vespas

2018

Vespas

"VESPAS" é o nome do mini documentário produzido pelos paulistas da banda Vespas Mandarinas. Em pouco mais de dez minutos, o material, divulgado nessa sexta-feira, dia 30/11, revela a trajetória de quase uma década do grupo, liderado pelo compositor e vocalista Thadeu Meneghini.

"Animal Nacional" (2013), primeiro disco lançado pela Deckdisc foi indicado a "Melhor Álbum de Rock" no Grammy Latino, o projeto emplacou cinco singles na rádio rock paulistana 89FM, sendo dois deles os mais pedidos do ano pelos ouvintes. Entre os sucessos, "Santa Sampa", parceria de Thadeu com o célebre poeta e compositor Bernardo Vilhena, e "Não Sei o Que Fazer Comigo" uma versão para a canção dos uruguaios "El Cuarteto De Nos".

Cinco anos depois, chegou “Daqui Pro Futuro" (2017) também pela Deckdisc. Desta vez, com composições de apelo pop, mas conteúdos liricamente ricos e cheios de reflexão nas letras de poetas como: Marcelo Yuka, Leoni, e Adalberto Rabelo. O disco contava ainda com uma lista enorme de participações especiais, tendo como destaque: Samuel Rosa, Edgard Scandurra, Luiz Bueno (Duofel), Tagore, PJ (JOTA QUEST), Carlos Malta e Marcos Suzano, entre outros.

"VESPAS" traz ao público um pouco mais sobre quem são e como chegaram até aqui, destacando importantes momentos da carreira. “Esse documentário vem pra mostrar que não vivemos mais no mesmo mundo em que vivíamos, mas as Vespas sobrevivem, a tudo, toda e qualquer diversidade, porque nunca seguiram fórmulas pré-estabelecidas. A gente nunca acreditou nos preceitos que fazem uma banda ter que atuar como uma empresa, por exemplo, e em todas as bobagens que vieram junto com ideias cretinas desse tipo. Muito do que se acreditava, hoje já é percebido como uma grande fraude. Passamos da “hora da verdade”, e muitas das teorias, para alcançar o grande público ou o sucesso, que não serviram pra nada, já não enganam mais ninguém: nem os artistas e nem o público. Por isso, fizemos um documentário pra contar e dar continuidade na história dessa banda de verdade, que tem suas raízes e cicatrizes. Mesmo num presente cheio de dúvidas, ainda acreditamos num futuro brilhante e, principalmente, nas músicas que falam desse futuro... A gente ainda se importa com a música e com a poesia. É isso o que importa e o que vai ficar", ressalta Thadeu Meneghini, compositor, cantor e instrumentista líder do grupo.

30 de Novembro de 2018

Elenco de Vespas