Vremya sobirat kamni (A Time to Gather Stones)

2005

Vremya sobirat kamni

• A Time to Gather Stones - Estados Unidos da América
  • Le Temps de ramasser les pierres - França

Um alemão especialista em explosivos, tenente Rudolf Ohnesorg (David C. Bunners), decide não fugir da União Soviética com seus companheiros ao término da Segunda Guerra, mas sim voltar como um caça-minas, a fim de “expiar seus crimes". Acompanhado por um suspeito e aguerrido capitão do Exército Vermelho, Viktor Demin (Vladimir Vdovichenkov) e Nelia (Olga Krasko), uma mulher tenente de coração mole que serve como intérprete, Ohnesorg consegue localizar e desmontar minas, poupando muitas vidas soviéticas.

Nas pequenas cidades e aldeias russas, o trio se depara com várias situações, símbolos da maneira como as pessoas tentam lidar com um ex-inimigo que veio para ajudá-los a desfazer o mal que ele ajudou a criar.

O filme evita patriotismos simplórios e negativismos auto-compacentes, e consegue ser bem-sucedido em sua mensagem de tolerância, algo sempre muito necessário independentemente da época e lugar.

2005

Elenco de Vremya sobirat kamni (A Time to Gather Stones)