Vulcões do Fundo do Mar

2003

Volcanoes of the Deep Sea

Vulcões do fundo do mar oferece a primeira experiência de alta resolução das grandes profundezas do oceano. A bordo do submersível Alvin, dois cientistas mergulham até aproximadamente 4 mil metros nas profundezas do Atlântico. Eles exploram habitats vulcânicos surpreendentes na crista da Cordilheira Meso-Atlântica e investigam um fóssil vivo misterioso que está desenhando no fundo estranhas marcas hexagonais. Na Cordilheira Meso-Atlântica, quilômetros abaixo da superfície do mar, em ambientes de pressão esmagadora, temperaturas extremas e água tóxica, prosperam comunidades diversas de vida, em grande densidade, maior talvez do que em qualquer outro lugar na Terra. Em um lugar conhecido como TAG, localizado no Atlântico a mais de 3,5 mil metros de profundidade, o geólogo Peter Rona descobriu um padrão incomum no sedimento. O cunho, uma matriz hexagonal estranhamente simétrica e com furos, parece ser o produto de um organismo desconhecido. Embora a criatura nunca tenha sido vista, a evidência sugere que pode ser um fóssil vivo e entre os primeiros organismos complexos a surgir na Terra. Através de uma viagem visual e científica extraordinária, Vulcões do Fundo do Mar revela as características únicas da maior cadeia de montanhas da Terra, sua conexão com o nosso planeta dinâmico e sua influência profunda e poderosa sobre a vida deste mundo.

9 de Setembro de 2003

Elenco de Vulcões do Fundo do Mar