Estás Vendo Coisas

2014

You are seeing things

7 pessoas se encontram num palco. Em comum, trazem em seus corpos as vozes, os gestos e os sons mais conhecidos nas ruas do Recife. Profissionais de bandas de Brega, elas ensaiam diante da câmera os trechos das canções, danças e músicas mais populares do momento, mas com uma diferença: letras são cantadas sem melodia, passos saem do ritmo e músicas fogem da ordem, dando espaço ao improviso.

"Estás vendo coisas" é ao mesmo tempo um ensaio, uma aula, um espetáculo e um filme para entendermos como o popular se torna Pop, definindo padrões de gosto e consumo que atravessam todas as classes sociais. O filme tem formato curta documentário digital de alta definição com duração de 15 minutos, e observa o fenômeno da estética Brega como força produtiva de visibilidade das classes emergentes. A escolha do gênero Brega se dá precisamente por sua inserção na indústria de consumo como uma forma popular que na última década vem tornando visíveis novos parâmetros de gosto produzidos na cidade do Recife.

2014

Elenco de Estás Vendo Coisas