Zanine, Ser do Arquitetar

2016

Zanine, Ser do Arquitetar

"Zanine, Ser do Arquitetar" retrata a vida, o pensamento e as conquistas de José Zanine Caldas - arquiteto autodidata de projeção nos anos 60, de obra salutar, genial e humanitária. É um documento sobre o pensamento e o olhar de um homem simples, porém sofisticado em sua arte, que estava adiante de seu tempo. O arquiteto Zanine pensava em reaproveitamento, em sustentabilidade e, já há 50 anos atrás, na preservação do meio ambiente. Com entrevistas de pessoas renomadas, em períodos diversos, como Oscar Niemeyer, Heloísa Buarque de Holanda, Ziraldo, Sérgio Rodrigues, Cydno Silveira, Carlos Vergara, Alexandre Garcia, Juarez Machado, Vera Brandt, Ricardo Caruana, além de amigos e trabalhadores simples de Nova Viçosa na Bahia, este é o primeiro documento audiovisual desse artista tão relevante na história da arquitetura brasileira.

9 de Agosto de 2016