3. > Zen and War

Título Zen and War (Original)
Ano produção 2009
2009 ( Mundial )

No início do século 20, o Japão travou uma série de guerras que culminariam com a Segunda Guerra Mundial. Em 1998, o livro 'Zen at War' foi publicado nos Estados Unidos descrevendo em detalhes como monges budistas lutaram ativamente nessas guerras. Uma mulher zen-budista da Holanda ficou horrorizada com o que lia no livro e escreveu cartas a mosteiros japoneses perguntando como era possível que monges budistas zen estivessem envolvidos na guerra. Este documentário apresenta, pela primeira vez, Shodo Harada Roshi e outros mestres zen budistas contemporâneos tentando explicar porque seus predecessores se envolveram no militarismo japonês. 'Zen and War' é um poderoso lembrete e alerta oportuno de como filosofias pacíficas podem ser adulteradas por ideologias extremistas.