Nascimento: 4 de Janeiro de 1928 (73 years)
Falecimento: 5 de Outubro de 2001
Poznan, Wielkopolskie - Polônia
A carreira de Jan Lenica englobou excursões pela música, arquitetura, criação de pôsteres,
design de figurinos, ilustração de livros infantis e todos os aspectos de fazer cinema.
Entretanto, é pela animação que ele ficou mais conhecido, particularmente pelos filmes
de cortes e colagens, que têm raiz na arte de Max Ernst e John Heartfield. Os filmes
influenciaram o trabalho de Jan Švankmajer e Terry Gilliam.
Nos anos 50, seus filmes com Walerian Borowczyk levaram a uma revolução na Polônia que
reverberou por toda a cena de animação do Leste Europeu. Antes de Lenica entrar em cena,
a animação polonesa consistia principalmente em personagens influenciados pela cultura
americana, sob a sombra de Walt Disney, algumas vezes com vagas nuances políticas.
Lenica e Borowczyk levaram a vanguarda ao mainstream. Eles tentaram forjar um novo
cinema experimental que aderisse práticas artísticas contemporâneas como abstração,
colagem e surrealismo satírico sem abandonar o compromisso com os conceitos Marxistas de
integração artística de forma, conteúdo e arte para as massas. Frequentemente, seus filmes
tratavam da alienação no mundo moderno e o desafio em detrito da história, simbolizado no
uso de jornais e cartões postais antigos e a confrontação irônica com os “Grandes Mestres”
da pintura, que consumia o protagonista de “Once upon a Time . . . . In The House”, uma
ampla variação de técnicas ilustra um estranho rito mecânico. A simplicidade brusca dos
materiais nesses filmes transmite simultaneamente a ameaça de um universo absurdo e
desordenado e uma comovente simplicidade de execução.