O termo giallo (gialli, no plural) traduzido para o português significa amarelo. É uma referência ao papel barato de cor amarelada com que eram produzidos livros de suspense e terror na Itália em meados do século 20. Digamos que sejam um tipo de pulp fiction a la italiana. Atualmente, giallo é uma expressão usada para descrever o subgênero em que se encaixam filmes de terror e suspense muito populares nos idos anos 60 e 70. Os filmes giallo normalmente consistem em um assassino misterioso à caça de uma bela mulher indefesa. O vilão só é visto em tomadas ligeiras, sua figura enigmática geralmente veste roupas e luvas negras e suas armas comumente são navalhas, facas de açougueiro, cordas e outros métodos de tortura ao invés de armas de fogo. O enredo também é composto por um antagonista que se propõe a investigar e solucionar o mistério. Quando é finalmente encontrado, o assassino então comete suicídio ou é morto por uma de suas vítimas, deixando muitas perguntas não respondidas. Outro aspecto cinematográfico do giallo é o uso de sonhos e pesadelos na trama, com a intenção de levarem o espectador a outras dimensões. Ao fazer uso de visões psíquicas e sonhos estranhos, o diretor tem o propósito de confundir a mente de quem assiste e muda o enredo linear do filme para um quebra-cabeça de imagens puramente cinematográficas que adicionam uma beleza psicodélica à história que está sendo contada.