A série foi desenvolvida por Sam Rolfe, produzida pela Meadway Productions, Inc. em associação com a Columbia Pictures Television, através do produtor executivo Irwin Allen e pelos produtores Charles B. Fitzsimons e Ken Pettus. O espetáculo foi introduzido por um telefilme considerado como piloto da serie denominado Matt Helm, apresentado no dia 7 de maio de 1975, escrito por Sam Rolfe e dirigido por Buzz Kulik. O personagem Matt Helm foi interpretado por Tony Franciosa e era visto na série de televisão como um espião aposentado, com um escritório de detetive particular e a maioria de suas aventuras eram narradas como um investigador padrão e em seu dia-a-dia.O seriado também contou com a presença de notáveis celebridades, inclusive com a Lynda Carter, que apareceu no penúltimo episódio chamado “Panic” interpretando uma cantora. O aparecimento dela coincidiu com a chegada de Lynda na série “Wonder Woman” ou Mulher Maravilha.

1976

Elenco de Matt Helm