O Sétimo Filho é o típico filme genérico de fantasia medieval. Com bons efeitos e lutas de espadas bem coreografadas, pode divertir o público disposto a ignorar clichês, roteiro fraco e personagens sem profundidade. Todo o restante deve alternar entre tédio e ódio por essa produção e, com certeza, os fãs do livro no qual o longa se baseia devem ser os mais revoltados.
A verdade é que O Sétimo Filho usa bem pouco da série literária As Aventuras do Caça-Feitiço, de Joseph Delaney. O filme muda praticamente tudo, menos os nomes dos heróis e vilões. Liberdades criativas em adaptações são totalmente justificáveis, desde que tenham semelhanças com o material original. O que não é o caso aqui.
E não estou falando apenas da mudança radical de idade do protagonista ou das atitudes inexplicáveis de certos personagens, como a nova personalidade de Gregory (Jeff Bridges), principal culpado pela falta de simpatia do longa. A coisa vai além e cria algo irreconhecível para os fãs do começo ao fim.
Em um determinado momento, Tom Ward questiona Gregory sobre um tipo de monstro que ele pode ter que enfrentar um dia. Gregory o cala ao dizer, "Você não quer saber." É o tipo de diálogo descartável e constante na trama, que ajuda a apressar as coisas. Isso não só deixa de desenvolver o mundo, como serve para minar os protagonistas. Oras, querer saber mais é exatamente a função do aprendiz e todo e qualquer professor deveria querer passar o máximo de informação adiante, principalmente quando tempo é um problema.
No filme, Mestre Gregory é um Caça-feitiços, cavaleiro que ganha a vida ao enfrentar criaturas sobrenaturais. Após a morte de seu companheiro, ele recruta às pressas o jovem Tom Ward (sétimo filho do sétimo filho) como seu aprendiz, afinal ele precisa de ajuda para impedir o fim do mundo, que acontecerá em poucos dias, graças ao retorno da bruxa Mãe Malkin (Julianne Moore).
Embora Tom seja o protagonista dos livros, não justifica a posição no filme, já que o tempo para treinamento é nulo e, embora o longa apresente algumas cenas de aprendizado para explicar como o camponês se torna um guerreiro capaz de enfrentar bruxas e assassinos com habilidade, a coisa toda não cola e o tom de "O Escolhido" atrapalha a dinâmica mestre e aprendiz.
Continue lendo...