O Processo dos Távoras

2001

O Processo dos Távoras

O ano é 1759. No entanto, na sequência do terramoto que destruiu Lisboa apenas quatro anos antes, em um ambiente de crise política e económica, D. José I, Rei de Portugal (António Cordeiro) é vítima de um ataque realizado em uma noite em setembro ao retornar para o campo real, após uma reunião com sua nova amante - a nova marquesa de Távora (Sandra Cóias). Depois de um primeiro momento de hesitação e perplexidade, o rei instrui seu primeiro-ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo (João Dávila), para avançar para a constituição de um tribunal de encontrar, prender e julgar os responsáveis ​​pelo crime. É uma desculpa para acabar com a velha nobreza que resistiram as luzes. As famílias do duque de Aveiro (Júlio Cardoso) e Marquês de Távora (Henrique Viana) são acusados ​​de lesa-majestade através de um processo espúrio, construído sobre provas cuja intenção política foi clara. O destino foi a morte na maior execução que Portugal já assistiu. Mas hoje, apesar da reabilitação dos Távora, essa mancha de vergonha e tragédia está presente na memória humana. Para muitos, é apenas a dor do parto, onde o Portugal moderno está emergindo.

2001

Elenco de O Processo dos Távoras