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Tonight I'll show you how dreams are prepared,............. love, friendships, relationships. All those ships.

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Últimas opiniões enviadas

  • Nakamura

    Talvez soe um pouco estranho e desconhecido para o público brasileiro em geral, mas Ojmajo Doremi foi uma série de animação sobre garotas mágicas (mahou shoujo) muito popular no Japão durante os anos 2000. A saga das bruxinhas teve 5 temporadas e 200 episódios e se tornou uma das mais bem sucedidas séries do gênero.

    Neste filme comemorativo de 20 anos da animação, encontramos três mulheres de idades distintas e em momentos de vida igualmente diferentes. Mas de alguma forma todas estão vivenciando e experienciando dilemas e dúvidas no campo profissional ou pessoal. Sora tem 22 anos e é estudante do quarto ano em uma universidade, está se graduando para ser uma professora, mas sente-se insegura com seu desempenho profissional. Ela foi arrastada pela escolha dos pais e o caso de um aluno com dificuldade de aprendizagem a faz questionar sobre o tornar-se professora. Mire, é a mais velha do trio, tem 27 anos, trabalha em uma grande empresa, mas vive sendo colocada as sombras de seu colega de trabalho. Ela está frustrada, sente que seu potencial é ignorado. E por último, temos Reika, 20 anos, trabalhadora freelancer. Reika tem um histórico familiar conturbado, pais divorciados, relação tumultuada e cheia de ressentimentos com a mãe falecida e ela não vê o pai desde a separação. Ela também vive uma relação de exploração patrimonial com o namorado, um aspirante a músico que não trabalha, mas que aparece constantemente para pedir dinheiro a namorada. Os japoneses usam o termo "himo" para homens que não trabalham e vivem explorando suas companheiras.
    Existe mais um elemento aglutinador e talvez o mais importante que unem essas mulheres, a sua paixão pelo anime Ojmajo Doremi. Todas as três são fãs e guardam ótimas memórias e aprendizados que tiveram quando assistiram a animação. O amor pela série é tanto que elas coincidentemente acabam se encontrando em um imóvel que reproduz a famosa loja de magia, Maho-Do, presente na série. O encontro inesperado faz emergir uma forte dinâmica de identificação e assim começa a construção de uma amizade, onde juntas vão desbravar seus desafios pessoais.

    Olha, me surpreendi muito com esse filme comemorativo. Ele foge do óbvio, eles não vão direto na fonte da série, as bruxinhas, mas recorre a pessoas que foram atravessadas pela animação em sua infância. Logicamente isso aproxima o público, em sua maioria hoje adultos. Ojamajo Doremi não nega que seu público envelheceu e concede nesse longa uma aproximação genuína com ele, mostrando os percalços, todas as dúvidas da vida adulta, as dificuldades e os ressentimentos que só os adultos podem saber como é. E no fim, a magia, a nostalgia de um desenho infantil que ajudou a constituir o imaginário de uma geração também comparece, mas de uma forma a acalentar a vida do público adulto. É como se estivessem dizendo, a magia é toda essa relação de autoconhecimento, cuidado e empatia que encontramos no outro e de alguma forma mantém nossas crianças vivas. Talvez não tão mais ingênua, mas ainda assim cheia de sonhos que fazem valer a pena.

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  • Nakamura

    Completamente desnecessário recriar com quase exatidão o original coreano.
    Tudo que está no filme de 2014 também está aqui, mas de uma forma esvaziada. Não consigo entender a decisão criativa (óbvio, além do insistente e constante desejo eurocêntrico de imprimir seus rostos e sua cultura em obras estrangeiras) de refilmar uma obra relativamente recente (O coreano é de 2014).
    Aqui não ganhamos acréscimo algum, é uma reprodução inferior e infeliz e sem carisma algum. Dispensável, assistam a obra de origem que está igualmente disponível na Netflix.

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  • Nakamura

    Muitos problemas rondam animais fantásticos e isso é sintomático ao assistir o terceiro filme da saga. A série de filmes que visa manter aquecida o universo bruxo criado por Rowling foi eclipsada por seus integrantes e acabou por cair em uma vala tão profunda e abarrotada de questões que extrapolam as telas.
    Primeiro e proeminente problemática, as colocações transfóbicas da autora acarretou no litigio com o público. De queridinha, virou uma persona non grata e de alguma forma isso também aguçou a criticidade da audiência, que já não se contenta com qualquer firula mágica. A autora também parece ter perdido a mão no roteiro (colaborativo, pelo que verifiquei), as muitas aparas, adiamentos e atrasos resultou em muitas pontas soltas e pouca profundidade.
    Segundo, o elenco de animais fantásticos começou a ocupar as manchetes negativamente, a começar pela própria autora, seguido de Johnny Depp (substituído neste filme) e mais recentemente Ezra Miler. Todas essas adversidades de alguma forma também foi impresso na história. A personagem de Miller, Creedence, perde muito folego e importância em os segredos de Dumbledore. De maior arma do Grindelwald à um lacaio qualquer em seu séquito.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Dito isso, é o mais notável dos três filmes, mas com escolhas ruins. Não se fala do luto dos Scamander relacionado a Leta, figura importante na vida dos irmãos e que nessa sequência, mal ganhou citações. A tentativa de voltar a história para a mística dos animais mágicos acaba por colocar o maior evento geopolítico e democrático do mundo bruxo em um ritual baseado em crenças. Vejam bem, a maioria concordou com ideias fascistas porque uma criatura mágica se curvou para um bruxo. Isso cria um problema na organização do mundo bruxo, parece que carecem de senso crítico e tudo bem aplaudir um genocídio programado se tivermos o respaldo de uma criatura mágica.
    Pela temática política, o filme também falha. Nessas eleições não temos tempo de conhecer o que os outros dois candidatos pensam. Vi pessoas vibrando pela Santos ser eleita, mas a comemoração se deve a que mesmo? Não temos ideia alguma sobre a personagem e imagino que logicamente o público se alegrou por ser brasileira, mesmo não tento referência direta ou ela tendo nenhuma fala relevante no filme.
    Alguns personagens são convenientemente esquecidos, ignorados ou mudam de discurso sem motivo aparente. Nagini (Atriz em gestação durante as gravações), não há citações sobre ela e nem buscaram resolver esse ponto da ausência. Tina, esqueceu o Grindewald, foi promovida e não liga mais para o que ele está fazendo ou que fim levou a sua própria irmã. Queenie, parecia ter encerrado o filme anterior cheia de propósito e com alguma motivação sobre sua união ao Grindewald, aqui não tem proposito algum, só foi impulsiva na decisão.
    O uso exagerado de elementos que remetam ao conteúdo original de Harry Potter: Hogwarts (não tem função alguma as cenas se passarem no castelo), MacGonagall (os fãs já fizeram contas dessa inconsistência). O gasto de tempo em cenas que poderiam ser aproveitadas para trabalhar elementos mais importantes no filme, poderíamos excluir por exemplo, as cenas de interação no salão de hogwarts ou a cena do Newt resgatando o irmão, sem ter prejuízo algum na história.
    E por último, o já pontuado declínio da importância do Creedence na história devido aos problemas com o ator, aqui ele já está com o pé na cova e tudo que foi construído sobre a trama dele no primeiro e segundo filme vai aos poucos dando seus últimos sinais vitais na história, perceptivelmente uma mudança repentina nos planos originais.

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  • Alan Guimarães
    Alan Guimarães

    Olá, Nakamura, obrigado pela minha curtida da lista de História Geral, mas tem ainda as minhas outras complementares de História do Brasil e Oriente Médio, dê uma olhada se possível. Abraços.

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Luana F
    Luana F

    Sem sobra de dúvida, a Regina Spektor é só amor.

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