O contexto geral do filme é bem forte e, de certa forma, levando em consideração questões culturais, polêmico. Por outro lado, é inevitável a comparação com o filme de Sofia Coppola, As Virgens Suicidas, até mesmo no número de irmãs.
Mas apesar dessa comparação, Cinco Graças não é um filme óbvio, ele tem sua singularidade dramática, até mesmo por conta dessas questões culturais, o que acaba não fazendo dele uma cópia do outro filme citado.
Apesar do filme ser lento, parado e esse lance do Found Footage já ter cansado, a construção dos personagens é o que torna o filme legal. Um detalhe interessante é a falta do exagero que filmes nessa linha sempre trazem, momentos claustrofóbicos, aqui o suspense acaba acontecendo justamente por conta desse detalhe, desses momentos, você sabe o que está acontecendo por se tratar de um filme de horror, mas esse ritmo lento, a falta de cenas violentas, acabam proporcionando a pulga atrás da orelha. E por mais que você já tenha todas as informações necessárias, seja pelo trailer ou pela sinopse, o que de certa forma torna o filme um pouco previsível, o final acaba te surpreendendo.
Não é o melhor filme do ano, está longe de ser um clássico e provavelmente você vai esquecê-lo em algum tempo, mas por conta do terror psicológico, que é justamente o que mais gostei, o filme acabou se saindo bem positivo.
O problema desse filme é o desenrolar da história, a mesmice que estamos acostumados a ver em produções americanas de alguns anos pra cá. A ideia é boa, o final é interessante, mas as vezes tenho a impressão que o cinema de horror americano, em certos casos, esbarra em um bloqueio criativo de dar dó. Para visualizar melhor minha crítica é só pegar qualquer filme de horror americano atual, mais popular, e prestar atenção nas cenas que deveriam provocar medo, elas são sempre parecidas, utilizam sempre do mesmo artifício.
É um filme previsível, comum e genérico. Poderia ter qualquer outro nome e as atuações não convencem. Por outro lado, para quem não tem o habito de assistir a filmes de terror, e não conhece o original, pode funcionar. “Pode”, não quer dizer que vai. Para quem tem o habito... Pode passar longe. Vale pela curiosidade, só.
Eu não tenho mais problemas com remake, prefiro esperar e assistir. Mas já que é para fazer um remake, deveriam manter ao menos certas referencias que, a meu ver, são as coisas mais legais do original. Os principais exemplos são: “Carol Anne”, como o nome da garotinha, e a personagem da atriz “Zelda Rubinstein”, a Tangina, que era bem assustadora.
As atuações estão muito boas, principalmente a de James Franco, mas apesar da trama envolvente que rege o filme, você espera por algo maior e que nunca acontece.
A ideia do filme é bem interessante e o clima retrô dá um charme sombrio na produção, que tem uma boa montagem (Tanto a forma como é filmado, como a montagem das cenas em sua edição), e é fundamental para que esse clima dê certo. O que me incomodou foi justamente o personagem principal, ou seja, o fantasma, que poderia ser um pouco mais sombrio, um espírito perturbado (Não perturbado de forma violenta, um fantasma violento, e sim, em sua própria existência), e menos apático, calmo. A impressão que dá é de que ele está tranquilo com aquela situação, que não faz muita diferença encontrar um caminho.
Há quem possa utilizar do argumento: “Ah, ela não sabia que era um fantasma” (Isso não é um spoiler, óbvio), que acaba caindo por terra ainda na primeira metade do filme, mas também seria muito estranho...
...Alguém não demonstrar nenhum tipo de aflição, ou qualquer sentimento de desconforto que seja, ao escutar uma voz, vindo do nada, a chamando pelo nome. Isso tudo depois de ouvir barulhos e vozes pela casa.
Mesmo quando o fantasma, já mais para o final do filme, resolve demonstrar certo drama, certa aflição, a atriz não corresponde e acaba parecendo um robô.
Um enredo muito promissor, mas que, a meu ver, não me convenceu... Ou melhor, a atriz não me convenceu.
De qualquer forma, vale assistir ao filme pela ideia e seus bons momentos.
A ideia principal tinha tudo para ser tosca, na medida certa, mas muito divertida (Humor negro de boa qualidade), mas o que Kevin Smith conseguiu foi fazer um filme arrastado e chato.
O filme se sai bem, roteiro inteligente, o suspense é bem envolvente e a Regina Duarte superou minhas expectativas. O que me incomodou um pouco foi o final, fiquei em dúvida se ele foi realmente necessário ou se poderia ter acabado alguns minutos antes, o que seria também um ótimo desfecho, mas mudaria, de certa forma, o sentido do filme.
De qualquer forma, incomodando ou não, é um filme que merece atenção, principalmente por quem gosta de suspense e terror, e por fugir do padrão atual e comercial do cinema nacional.
É um filme pesado, que incomoda e com tema bem atual, mas que, apesar do final chocante e surpreendente, me incomodou o fato de deixar algumas questões em aberto. Talvez eu estivesse esperando algo mais previsível.
Fiquei impressionado com as notas por aqui. O filme tem 1 hora e 25, sendo que, na primeira hora não acontece absolutamente nada do que você espera. Partindo disso, esperei um final que compensasse a chatice da primeira hora, só que isso não aconteceu, não só o final, mas a vingança em si, são patéticas.
O filme te apresenta um vilão sádico, extremamente cruel, caricato (O que encaixa bem na ideia que se propõem) e potencialmente interessante...
Não conheço o livro, mas esse remake deixa de lado todo o ar sombrio que o filme original traz, inclusive, quanto a personalidade da mãe (Por conta até da atriz, que foi péssima), e da avó.
É impressionante a falta de sensibilidade que os atores tiveram ao interpretar cenas mais tensas, dramáticas, dariam uma ótima pedra de gelo.
Filme absurdo, repleto de situações absurdas, roteiro com furos em excesso, efeitos ruins, tubarões que parecem jogo de vídeo game da geração passada, mas que, se não levado nada a sério (E isso precisa ser levado a sério), até que diverte... De tão ridículo que é.
Temos um tornado cheio de tubarões que caem do céu. A cena final é a coisa mais absurdamente ridícula que você irá encontrar, mais que um tornado com tubarões.
Ps: Se você é chato e leva tudo muito a sério, passe longe desse filme.
Ao contrário da maior parte dos comentários, achei esse filme uma boa surpresa, muito melhor do que outros do gênero, e que foram bem mais "badalados", por exemplo "The ABCs of Death".
Um fator muito interessante, e que pode passar despercebido aos mais desatentos, são os detalhes que ligam cada curta, sutilmente fantásticos. Se você não percebeu, assista novamente ao filme, mas com mais atenção.
Não curto muito essa linha de horror, filmes de tortura (No caso do tipo de filmes como “Gurotesuku - Japão” onde só existe isso). É um filme feito para chocar, mas no que se propõem, achei bem eficiente.
O roteiro é muito simples e o formato usado é o Found Footage, que anda bem batido, mas a atuação dos atores convence, até mais que muito filme americano. O gore está presente de forma menos explicita, talvez por falta de recurso, mas acredito que, no caso desse filme, esse “menos explicito” acaba funcionando melhor, pois eleva o terror psicológico.
O destaque fica por conta da trilha do filme, que é “doentia”, e acaba sendo a cereja do bolo, deixando o clima muito mais bizarro.
Não é a minha praia, mas para quem gosta desse seguimento do gênero terror, pode ser uma boa pedida. Sem contar que é um filme nacional, o que acabou sendo fator fundamental para despertar minha curiosidade.
Filme ruim e extremamente longo. "Talvez" o pior filme que eu tenha assistido do ano de 2014. E para quem ache que é aquele mesmo discurso de sempre, eu gostei dos Transformers anteriores, uns mais e outros menos, mas gostei.
O filme é massa, mas a narrativa é meio lenta, o que pode desagradar alguns.
O clima do filme, "abrasileirado" (E isso vem me agradando muito nas produções nacionais de suspense e terror), garante o suspense sem ter que apelar para padrões estrangeiros.
Como sempre falo com amigos: O folclore, lendas e "causos" brasileiros, são muito mais ricos e assustadores que os americanos. Posso ter essa visão por estar inserido nessa cultura, mas até que me provem o contrário, é a visão que tenho.
Ah, e para os com preconceito, a Sandy se sai bem.
Uma pena não ter assistido no cinema. Espero que saia em DVD ou Blu Ray.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraNota máxima porque o filme é realmente muito bom, foge dos padrões atuais, mas aquele "finalzinho" foi desnecessário.
Cinco Graças
4.3 329 Assista AgoraO contexto geral do filme é bem forte e, de certa forma, levando em consideração questões culturais, polêmico. Por outro lado, é inevitável a comparação com o filme de Sofia Coppola, As Virgens Suicidas, até mesmo no número de irmãs.
Mas apesar dessa comparação, Cinco Graças não é um filme óbvio, ele tem sua singularidade dramática, até mesmo por conta dessas questões culturais, o que acaba não fazendo dele uma cópia do outro filme citado.
Com certeza merece o destaque que vem recebendo.
Escondidos
3.3 232Filme que passou meio despercebido em 2015, mas que tem seus pontos altos, reviravoltas e bons momentos de suspense. Para mim foi uma grata surpresa.
Creep
3.1 505 Assista AgoraApesar do filme ser lento, parado e esse lance do Found Footage já ter cansado, a construção dos personagens é o que torna o filme legal. Um detalhe interessante é a falta do exagero que filmes nessa linha sempre trazem, momentos claustrofóbicos, aqui o suspense acaba acontecendo justamente por conta desse detalhe, desses momentos, você sabe o que está acontecendo por se tratar de um filme de horror, mas esse ritmo lento, a falta de cenas violentas, acabam proporcionando a pulga atrás da orelha. E por mais que você já tenha todas as informações necessárias, seja pelo trailer ou pela sinopse, o que de certa forma torna o filme um pouco previsível, o final acaba te surpreendendo.
Não é o melhor filme do ano, está longe de ser um clássico e provavelmente você vai esquecê-lo em algum tempo, mas por conta do terror psicológico, que é justamente o que mais gostei, o filme acabou se saindo bem positivo.
A Visita
3.3 1,6K Assista AgoraO problema desse filme é o desenrolar da história, a mesmice que estamos acostumados a ver em produções americanas de alguns anos pra cá. A ideia é boa, o final é interessante, mas as vezes tenho a impressão que o cinema de horror americano, em certos casos, esbarra em um bloqueio criativo de dar dó. Para visualizar melhor minha crítica é só pegar qualquer filme de horror americano atual, mais popular, e prestar atenção nas cenas que deveriam provocar medo, elas são sempre parecidas, utilizam sempre do mesmo artifício.
Poltergeist: O Fenômeno
2.4 1,3K Assista AgoraÉ um filme previsível, comum e genérico. Poderia ter qualquer outro nome e as atuações não convencem. Por outro lado, para quem não tem o habito de assistir a filmes de terror, e não conhece o original, pode funcionar. “Pode”, não quer dizer que vai. Para quem tem o habito... Pode passar longe. Vale pela curiosidade, só.
Eu não tenho mais problemas com remake, prefiro esperar e assistir. Mas já que é para fazer um remake, deveriam manter ao menos certas referencias que, a meu ver, são as coisas mais legais do original. Os principais exemplos são: “Carol Anne”, como o nome da garotinha, e a personagem da atriz “Zelda Rubinstein”, a Tangina, que era bem assustadora.
A História Verdadeira
3.2 263 Assista AgoraAs atuações estão muito boas, principalmente a de James Franco, mas apesar da trama envolvente que rege o filme, você espera por algo maior e que nunca acontece.
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista AgoraAcredito que o fator fundamental desse filme foi trazer de volta o clima de tensão sem precisar apelar para violência explícita e o gore.
I Am a Ghost
3.5 38A ideia do filme é bem interessante e o clima retrô dá um charme sombrio na produção, que tem uma boa montagem (Tanto a forma como é filmado, como a montagem das cenas em sua edição), e é fundamental para que esse clima dê certo. O que me incomodou foi justamente o personagem principal, ou seja, o fantasma, que poderia ser um pouco mais sombrio, um espírito perturbado (Não perturbado de forma violenta, um fantasma violento, e sim, em sua própria existência), e menos apático, calmo. A impressão que dá é de que ele está tranquilo com aquela situação, que não faz muita diferença encontrar um caminho.
Há quem possa utilizar do argumento: “Ah, ela não sabia que era um fantasma” (Isso não é um spoiler, óbvio), que acaba caindo por terra ainda na primeira metade do filme, mas também seria muito estranho...
...Alguém não demonstrar nenhum tipo de aflição, ou qualquer sentimento de desconforto que seja, ao escutar uma voz, vindo do nada, a chamando pelo nome. Isso tudo depois de ouvir barulhos e vozes pela casa.
Mesmo quando o fantasma, já mais para o final do filme, resolve demonstrar certo drama, certa aflição, a atriz não corresponde e acaba parecendo um robô.
Um enredo muito promissor, mas que, a meu ver, não me convenceu... Ou melhor, a atriz não me convenceu.
De qualquer forma, vale assistir ao filme pela ideia e seus bons momentos.
Tusk, A Transformação
2.5 387 Assista AgoraA ideia principal tinha tudo para ser tosca, na medida certa, mas muito divertida (Humor negro de boa qualidade), mas o que Kevin Smith conseguiu foi fazer um filme arrastado e chato.
Gata Velha Ainda Mia
3.6 97 Assista AgoraO filme se sai bem, roteiro inteligente, o suspense é bem envolvente e a Regina Duarte superou minhas expectativas. O que me incomodou um pouco foi o final, fiquei em dúvida se ele foi realmente necessário ou se poderia ter acabado alguns minutos antes, o que seria também um ótimo desfecho, mas mudaria, de certa forma, o sentido do filme.
De qualquer forma, incomodando ou não, é um filme que merece atenção, principalmente por quem gosta de suspense e terror, e por fugir do padrão atual e comercial do cinema nacional.
Depois de Lúcia
3.8 1,1K Assista AgoraÉ um filme pesado, que incomoda e com tema bem atual, mas que, apesar do final chocante e surpreendente, me incomodou o fato de deixar algumas questões em aberto. Talvez eu estivesse esperando algo mais previsível.
Gun Woman
3.4 40Fiquei impressionado com as notas por aqui. O filme tem 1 hora e 25, sendo que, na primeira hora não acontece absolutamente nada do que você espera. Partindo disso, esperei um final que compensasse a chatice da primeira hora, só que isso não aconteceu, não só o final, mas a vingança em si, são patéticas.
O filme te apresenta um vilão sádico, extremamente cruel, caricato (O que encaixa bem na ideia que se propõem) e potencialmente interessante...
E que morre de forma patética.
O Jardim dos Esquecidos
3.3 194Não conheço o livro, mas esse remake deixa de lado todo o ar sombrio que o filme original traz, inclusive, quanto a personalidade da mãe (Por conta até da atriz, que foi péssima), e da avó.
É impressionante a falta de sensibilidade que os atores tiveram ao interpretar cenas mais tensas, dramáticas, dariam uma ótima pedra de gelo.
Sharknado
2.0 832 Assista AgoraFilme absurdo, repleto de situações absurdas, roteiro com furos em excesso, efeitos ruins, tubarões que parecem jogo de vídeo game da geração passada, mas que, se não levado nada a sério (E isso precisa ser levado a sério), até que diverte... De tão ridículo que é.
Temos um tornado cheio de tubarões que caem do céu. A cena final é a coisa mais absurdamente ridícula que você irá encontrar, mais que um tornado com tubarões.
Ps: Se você é chato e leva tudo muito a sério, passe longe desse filme.
Chilling Visions: 5 Senses of Fear
2.6 42Ao contrário da maior parte dos comentários, achei esse filme uma boa surpresa, muito melhor do que outros do gênero, e que foram bem mais "badalados", por exemplo "The ABCs of Death".
Um fator muito interessante, e que pode passar despercebido aos mais desatentos, são os detalhes que ligam cada curta, sutilmente fantásticos. Se você não percebeu, assista novamente ao filme, mas com mais atenção.
O ABC da Morte
2.6 301Decepcionante! Talvez pela expectativa, poucos seguimentos me agradaram.
Matadouro
1.6 32Não curto muito essa linha de horror, filmes de tortura (No caso do tipo de filmes como “Gurotesuku - Japão” onde só existe isso). É um filme feito para chocar, mas no que se propõem, achei bem eficiente.
O roteiro é muito simples e o formato usado é o Found Footage, que anda bem batido, mas a atuação dos atores convence, até mais que muito filme americano. O gore está presente de forma menos explicita, talvez por falta de recurso, mas acredito que, no caso desse filme, esse “menos explicito” acaba funcionando melhor, pois eleva o terror psicológico.
O destaque fica por conta da trilha do filme, que é “doentia”, e acaba sendo a cereja do bolo, deixando o clima muito mais bizarro.
Não é a minha praia, mas para quem gosta desse seguimento do gênero terror, pode ser uma boa pedida. Sem contar que é um filme nacional, o que acabou sendo fator fundamental para despertar minha curiosidade.
Transformers: A Era da Extinção
3.0 1,4K Assista AgoraFilme ruim e extremamente longo. "Talvez" o pior filme que eu tenha assistido do ano de 2014. E para quem ache que é aquele mesmo discurso de sempre, eu gostei dos Transformers anteriores, uns mais e outros menos, mas gostei.
Quando Eu Era Vivo
2.9 322O filme é massa, mas a narrativa é meio lenta, o que pode desagradar alguns.
O clima do filme, "abrasileirado" (E isso vem me agradando muito nas produções nacionais de suspense e terror), garante o suspense sem ter que apelar para padrões estrangeiros.
Como sempre falo com amigos: O folclore, lendas e "causos" brasileiros, são muito mais ricos e assustadores que os americanos. Posso ter essa visão por estar inserido nessa cultura, mas até que me provem o contrário, é a visão que tenho.
Ah, e para os com preconceito, a Sandy se sai bem.
Uma pena não ter assistido no cinema. Espero que saia em DVD ou Blu Ray.
+1
2.6 68Uma ideia boa, em um filme ruim.
Chernobyl: Sinta a Radiação
2.1 1,5KSempre achei que fosse um Found Footage, mas não é.
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraFilme de aspecto estranho e tenso, pouco diálogo, o que acredito desagradar muitos, no meu caso, funcionou (Gostei!).
O Último Sacramento
3.1 137 Assista AgoraAcho que vale pela história, mas ando meio cansado com "Found footage".