As piadas são do tipo "quanto mais tolas melhor", e as brincadeiras e gags visuais não param de se suceder conforme absolutamente tudo, do hino nacional norte-americano a filmes como Casablanca. Idiota, mas no bom sentido.
Risadas à parte, esse filme proporciona uma reciclagem triunfante da ex-rainha dos filmes de terror, Jamie Lee Curtis, como uma atriz cômica, ao mesmo tempo que serve como trampolim para ascenção de Kevin Kline ao círculo dos críticos como um ator digno de prêmios.Sem fazer força e sobretudo com muito humor, o filme também levantou as carreiras de John Cleese e Michael Palin, integrantes do Monty Python,tornando-os estrelas no gênero. Ganhador de 1 Oscar: ATOR COADJUVANTE Foi indicado a mais 2: DIRETOR e ROTEIRO
Esse filme certamente representa avanços em muitos dos aspectos mais interessantes das obras anteriores de Almodóvar - a subjetividade radical dos sentimentos, o exagero das emoções e a mistura estranha de melodrama e comédia. Os enganos e confusões,assim como as situações de vaudeville fazem com que o filme pareça uma comédia farsesca, mas o toque firme de Almodóvar está presente pra fazer com que as coisas sejam diferentes, com sua exaltação do kitsch, as cores berrantes e as hipérboles. Recebeu uma indicação ao Oscar: FILME ESTRANGEIRO.
A visão do diretor Brian de Palma da Cidade do Vento tomada pelo crime é mais sangrenta do que muitas que a antecederam(incluindo o drama televisivo que deu origem ao filme), mas ele não deixa o sangue manchar a história ou o desempenho do elenco. Kevin Coastner aguenta firme ao lado de duas atuações poderosas de Robert De Niro e Sean Connery e ainda fica com os melhores diálogos do filme.Recheado de espantosas sequências,esse filme é até hoje um olhar fascinante e firme sobre um episódio particularmente sangrento da história dos E.U.A. Curiosidade: Robert De Niro ganhou 10 quilos pra fazer o filme e vestiu ternos(e até cueca,dizem) feitos pelos alfaiates de Al Capone para ter uma idéia real do personagem. Ganhador de 1 Oscar: ATOR COADJUVANTE. Foi indicado a mais 3: DIREÇÃO DE ARTE, FIGURINO e MÚSICA.
Famoso por sua corrida de bigas empolgante, repleta de ação e mítica,que custou sozinha,1 milhão de dólares pra ser produzida, o filme trazia 350 papéis com falas e mais de 50 mil figurantes.Os claros excessos da produção redundaram em um certo desprezo intelectual. Se a mensagem do filme era amor, o objetivo dele era dinheiro: seu estúdio, a MGM, estava em péssima situação financeira.Apesar dos monstruosos problemas de produção(alguns deles simples descuidos,como não estabelecer desde o início a aparência do hipódromo ou esquecer que as câmeras eram grandes demais para um navio), o enorme charme do filme garantiu seu sucesso de bilheteria. Isso salvou o estúdio da falência, transformando Charlton Heston em um ídolo das matinês. Ganhou 11 Oscars: FILME, DIRETOR, ATOR COADJUVANTE, DIREÇÃO DE ARTE, FOTOGRAFIA, FIGURINO, EFEITOS ESPECIAIS, MONTAGEM, MÚSICA e SOM. Foi indicado a mais 1: ROTEIRO.
Esse filme é maravilhoso, mas o maior prazer é assistir Robin Williams em seus monólogos maníacos. Muitos deles foram improvisados e o diretor tomou a sábia decisão de deixar a câmera ligada rodando para captar cada um desses surtos energéticos
É uma comédia exagerada e com enredo intrincado, em estilo caricato, quase como um desenho animado.O filme é tão intensa e inteligentemente apaixonado por excessos cafonas como qualquer outro filme de sua época. Na verdade, parte da pirotecnia da câmera pode distrair a atenção do diálogo vivo e delicioso, mas a aura geral de frenética hsteria é sustentada com habilidade, em especial nas ótimas atuações.
As cenas até hoje imbatíveis de ação em vôo são a verdadeira razão para se gostar desse filme.O diretor Tony Scott passa pouco tempo contando a história do romance e dos conflitos pessoais para poder encher o filme com cenasde perseguição de caças e exibições aéreas impressionantes. O filme ainda traz uma trilha sonora cheia de sucessos e um grupo de jovens atores que vieram a se tornar grandes estrelas. Ganhou 1 Oscar: CANÇÃO Foi indicado a mais 3: EFEITOS SONOROS, EDIÇÃO e SOM
Um olhar violento mas ainda assim comovente à Guerra do Vietnã, vista através dos olhos de um jovem soldado, Platoon continua sendo um dos filmes de guerra mais fortes já feitos e um dos melhores filmes de Oliver Stone. Ganhou 4 Oscars: FILME, DIRETOR, EDIÇÃO e SOM. Foi indicado a mais 4: ROTEIRO, ATOR COADJUVANTE(Tom Berenger), ATOR COADJUVANTE(Willem Dafoe) e FOTOGRAFIA.
Marlee Matlin, que é realmente deficiente auditiva, tem um excelente desempenho, comunicando-se em sinais com tanta fúria que a tradução de Hurt de seus gestos em palavras é várias vezes desnecessária,pois é possível ler a mensagem em seu rosto.A atuação de William Hurt é sutil(exatamente o necessário para evitar que o filme se torne sentimentalóide). Ganhou 3 Oscars: FILME, ROTEIRO e ATRIZ. Foi indicado a mais 2: ATOR e ATRIZ COADJUVANTE
Julian Sands, em sua melhor atuação até hoje, faz um George apaixonado, que beixa a reservada Lucy (Helena Bonham Carter) em um gramado com tons de amarelo que fica lindo na tela, enquanto Daniel Day-Lewis acerta no tom como o comportado Cecil(inclusive com o cabelo oleoso e o ar afetado).Mas são Maggie Smith,como a acompanhante excêntrica de Lucy, e Denholm Elliott, como George, o pai progresista, que mais se destacam no elenco de atores soberbos nesse cenário grandioso e pitoresco. Ganhou 3 Oscars: ROTEIRO, DIREÇÃO DE ARTE e FIGURINO Foi indicado a mais 5: FILME, DIREÇÃO, ATOR COADJUVANTE, ATRIZ COADJUVANTE e FOTOGRAFIA
Apesar de o filme ser um exemplo de horror no seu sentido mais estrito, na verdade Cronenberg o encena como uma história de amor distorcida.Ele retira de sua "tragédia" o máximo de emoção e, em grande parte, graças à química entre os atores principais e à plausibilidade de seu relacionamento, apesar de tudo, raras vezes uma sequência de eventos tão repulsiva resultou em tantas lágrimas.
Denis Hooper cuspindo obscenidades, tá muito perturbador. Gerou um dos psicopatas mais notáveis do cinema.Sinistro, anormal e bizarro. Enfim..David Lynch
A história incomum de Meryl Streep e Robert Redford se iguala ao espetáculo absurdamente belo. Cada fotograma é uma maravilha,cada sequência,uma pérola.Curiosidade: Todos esperavam que A COR PÚRPURA ganhasse o Oscar em 85, mas surpreendentemente, esse filme tirou TODOS os Oscars que estava concorrendo com A Cor Púrpura. Ganhou 7 Oscars: FILME, DIREÇÃO, ROTEIRO, DIREÇÃO DE ARTE, FOTOGRAFIA, MÚSICA e SOM. Foi indicado a mais 4: ATRIZ, ATOR COADJUVANTE, FIGURINO e EDIÇÃO.
Me lembro que vi esse filme uma vez só e nunca mais esqueci dele! Mais um filme subestimado do De Palma...mesma coisa aconteceu com O Pagamento Final,com Al Pacino(outro subestimado).
Provavelmente um dos melhores filmes do cinema asiático de todos os tempos. Kurosawa é um mestre em técnicas de filmagem e as sequências de batalha continuam sem paralelo no cinema.São como um balé cinematográfico,violento e sangrento, e ainda assim,cheias de imensa beleza.Agradação do desempenhos dos atores vai de brilhante a algo próximo da pura perfeição. RAN expões a sabedoria de toda uma vida em "prosaicas" duas horas e quarenta minutos, durante os quais o tempo simplesmente pára.Como um dos personagens do filme diz: "O homem nasce chorando;quando morre,basta,ele morre" PER-FEI-TO!
Um filme que aposta em um roteiro de tiradas inteligentes mais do que em ação,funciona em grande parte por conta das caracterizações do elenco à medida que verdades são reveladas,ressentimentos são verbalizados e cada um tem a sua vez de brilhar. Embora copiado em filmes e seriados de televisão,talvez este tenha sido o filme adolescente definitivo,seja pelo seu timing perfeito,pelos desempenhos afiados,oupela trilha sonora dos anos 80, digna de uma cápsula do tempo.
Todos atuam muito bem nesse filme que me surpreendeu do início ao fim. Destaque pra Demi Moore, que estava perfeita como uma diva caída...rsrs Maravilhoso!
Com um custo inferior à 2 milhões de dólares, o filme teve um elenco de desconhecidos e atores de filmes B (incluindo Johnny Depp, com 21 anos, em seu filme de estréia) e foi concluído em apenas 32 dias. Nada mau para um filme que arrecadaria mais de 25 milhões de dólares nas bilheterias, inspirou seis continuações e mais uma refilmagem,tornado-se uma das séries mais rentáveis dos filmes de terror e deixou à solta, na consciência cultural pop norte-americana, um novo monstro: Ferddy Krueger, o irônico assassino de adolescentes empetecadas.
Arnold Schwarzenegger, o epítome da má atuação com sua expressão facial fria, o sotaque austríaco pesado e a expressão corporal aprendida na mesma escola do monstro de Frankestein, se torna um grande trunfo para o filme. Todas as suas ações violentas e suas 10 falas(ou algo assim) são executadas com uma monotonia mecânica e um ar falsamente soturno que acabam deixando-as carregadas de uma irresistível ironia em vários níveis. Todos os seus diálogos consistem de frases curtas sem muita relevância. No entanto, todos que assistiram a esse fenômeno inusitado conhecem de cor a maioria delas, incluindo a pronúncia peculiar de Schwarzenegger. "I'll be back" é provavelmente a frase mais citada de todas, e até hoje é frequentemente usada como bordão em shows de rádio e televisão.
Corra Que a Polícia Vem Aí!
3.5 334 Assista AgoraAs piadas são do tipo "quanto mais tolas melhor", e as brincadeiras e gags visuais não param de se suceder conforme absolutamente tudo, do hino nacional norte-americano a filmes como Casablanca. Idiota, mas no bom sentido.
Um Peixe Chamado Wanda
3.5 169 Assista AgoraRisadas à parte, esse filme proporciona uma reciclagem triunfante da ex-rainha dos filmes de terror, Jamie Lee Curtis, como uma atriz cômica, ao mesmo tempo que serve como trampolim para ascenção de Kevin Kline ao círculo dos críticos como um ator digno de prêmios.Sem fazer força e sobretudo com muito humor, o filme também levantou as carreiras de John Cleese e Michael Palin, integrantes do Monty Python,tornando-os estrelas no gênero.
Ganhador de 1 Oscar: ATOR COADJUVANTE
Foi indicado a mais 2: DIRETOR e ROTEIRO
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
4.0 550 Assista AgoraEsse filme certamente representa avanços em muitos dos aspectos mais interessantes das obras anteriores de Almodóvar - a subjetividade radical dos sentimentos, o exagero das emoções e a mistura estranha de melodrama e comédia. Os enganos e confusões,assim como as situações de vaudeville fazem com que o filme pareça uma comédia farsesca, mas o toque firme de Almodóvar está presente pra fazer com que as coisas sejam diferentes, com sua exaltação do kitsch, as cores berrantes e as hipérboles.
Recebeu uma indicação ao Oscar: FILME ESTRANGEIRO.
Os Intocáveis
4.2 841 Assista AgoraA visão do diretor Brian de Palma da Cidade do Vento tomada pelo crime é mais sangrenta do que muitas que a antecederam(incluindo o drama televisivo que deu origem ao filme), mas ele não deixa o sangue manchar a história ou o desempenho do elenco. Kevin Coastner aguenta firme ao lado de duas atuações poderosas de Robert De Niro e Sean Connery e ainda fica com os melhores diálogos do filme.Recheado de espantosas sequências,esse filme é até hoje um olhar fascinante e firme sobre um episódio particularmente sangrento da história dos E.U.A.
Curiosidade: Robert De Niro ganhou 10 quilos pra fazer o filme e vestiu ternos(e até cueca,dizem) feitos pelos alfaiates de Al Capone para ter uma idéia real do personagem.
Ganhador de 1 Oscar: ATOR COADJUVANTE.
Foi indicado a mais 3: DIREÇÃO DE ARTE, FIGURINO e MÚSICA.
Ben-Hur
4.3 548 Assista AgoraFamoso por sua corrida de bigas empolgante, repleta de ação e mítica,que custou sozinha,1 milhão de dólares pra ser produzida, o filme trazia 350 papéis com falas e mais de 50 mil figurantes.Os claros excessos da produção redundaram em um certo desprezo intelectual.
Se a mensagem do filme era amor, o objetivo dele era dinheiro: seu estúdio, a MGM, estava em péssima situação financeira.Apesar dos monstruosos problemas de produção(alguns deles simples descuidos,como não estabelecer desde o início a aparência do hipódromo ou esquecer que as câmeras eram grandes demais para um navio), o enorme charme do filme garantiu seu sucesso de bilheteria. Isso salvou o estúdio da falência, transformando Charlton Heston em um ídolo das matinês.
Ganhou 11 Oscars: FILME, DIRETOR, ATOR COADJUVANTE, DIREÇÃO DE ARTE, FOTOGRAFIA, FIGURINO, EFEITOS ESPECIAIS, MONTAGEM, MÚSICA e SOM.
Foi indicado a mais 1: ROTEIRO.
Bom Dia, Vietnã
3.8 243 Assista AgoraEsse filme é maravilhoso, mas o maior prazer é assistir Robin Williams em seus monólogos maníacos. Muitos deles foram improvisados e o diretor tomou a sábia decisão de deixar a câmera ligada rodando para captar cada um desses surtos energéticos
Arizona Nunca Mais
3.6 256 Assista AgoraÉ uma comédia exagerada e com enredo intrincado, em estilo caricato, quase como um desenho animado.O filme é tão intensa e inteligentemente apaixonado por excessos cafonas como qualquer outro filme de sua época. Na verdade, parte da pirotecnia da câmera pode distrair a atenção do diálogo vivo e delicioso, mas a aura geral de frenética hsteria é sustentada com habilidade, em especial nas ótimas atuações.
Top Gun: Ases Indomáveis
3.5 922 Assista AgoraAs cenas até hoje imbatíveis de ação em vôo são a verdadeira razão para se gostar desse filme.O diretor Tony Scott passa pouco tempo contando a história do romance e dos conflitos pessoais para poder encher o filme com cenasde perseguição de caças e exibições aéreas impressionantes. O filme ainda traz uma trilha sonora cheia de sucessos e um grupo de jovens atores que vieram a se tornar grandes estrelas.
Ganhou 1 Oscar: CANÇÃO
Foi indicado a mais 3: EFEITOS SONOROS, EDIÇÃO e SOM
Platoon
4.0 624 Assista AgoraUm olhar violento mas ainda assim comovente à Guerra do Vietnã, vista através dos olhos de um jovem soldado, Platoon continua sendo um dos filmes de guerra mais fortes já feitos e um dos melhores filmes de Oliver Stone.
Ganhou 4 Oscars: FILME, DIRETOR, EDIÇÃO e SOM.
Foi indicado a mais 4: ROTEIRO, ATOR COADJUVANTE(Tom Berenger), ATOR COADJUVANTE(Willem Dafoe) e FOTOGRAFIA.
Filhos do Silêncio
3.6 80 Assista AgoraMarlee Matlin, que é realmente deficiente auditiva, tem um excelente desempenho, comunicando-se em sinais com tanta fúria que a tradução de Hurt de seus gestos em palavras é várias vezes desnecessária,pois é possível ler a mensagem em seu rosto.A atuação de William Hurt é sutil(exatamente o necessário para evitar que o filme se torne sentimentalóide).
Ganhou 3 Oscars: FILME, ROTEIRO e ATRIZ.
Foi indicado a mais 2: ATOR e ATRIZ COADJUVANTE
Uma Janela Para o Amor
3.5 68Julian Sands, em sua melhor atuação até hoje, faz um George apaixonado, que beixa a reservada Lucy (Helena Bonham Carter) em um gramado com tons de amarelo que fica lindo na tela, enquanto Daniel Day-Lewis acerta no tom como o comportado Cecil(inclusive com o cabelo oleoso e o ar afetado).Mas são Maggie Smith,como a acompanhante excêntrica de Lucy, e Denholm Elliott, como George, o pai progresista, que mais se destacam no elenco de atores soberbos nesse cenário grandioso e pitoresco.
Ganhou 3 Oscars: ROTEIRO, DIREÇÃO DE ARTE e FIGURINO
Foi indicado a mais 5: FILME, DIREÇÃO, ATOR COADJUVANTE, ATRIZ COADJUVANTE e FOTOGRAFIA
Curtindo a Vida Adoidado
4.2 2,3K Assista AgoraFerris Bueller consegue fazer em um dia o que a maioria de nós não tem coragem de fazer a vida inteira! hahaha. Bárbaro esse filme.
A Mosca
3.7 1,1KApesar de o filme ser um exemplo de horror no seu sentido mais estrito, na verdade Cronenberg o encena como uma história de amor distorcida.Ele retira de sua "tragédia" o máximo de emoção e, em grande parte, graças à química entre os atores principais e à plausibilidade de seu relacionamento, apesar de tudo, raras vezes uma sequência de eventos tão repulsiva resultou em tantas lágrimas.
Veludo Azul
3.9 776 Assista AgoraDenis Hooper cuspindo obscenidades, tá muito perturbador. Gerou um dos psicopatas mais notáveis do cinema.Sinistro, anormal e bizarro. Enfim..David Lynch
Entre Dois Amores
3.7 237 Assista AgoraA história incomum de Meryl Streep e Robert Redford se iguala ao espetáculo absurdamente belo. Cada fotograma é uma maravilha,cada sequência,uma pérola.Curiosidade: Todos esperavam que A COR PÚRPURA ganhasse o Oscar em 85, mas surpreendentemente, esse filme tirou TODOS os Oscars que estava concorrendo com A Cor Púrpura.
Ganhou 7 Oscars: FILME, DIREÇÃO, ROTEIRO, DIREÇÃO DE ARTE, FOTOGRAFIA, MÚSICA e SOM.
Foi indicado a mais 4: ATRIZ, ATOR COADJUVANTE, FIGURINO e EDIÇÃO.
Dois Velhos Rabugentos
3.1 52 Assista AgoraDá pra rir com a dupla principal.
Pecados de Guerra
3.8 154 Assista AgoraMe lembro que vi esse filme uma vez só e nunca mais esqueci dele! Mais um filme subestimado do De Palma...mesma coisa aconteceu com O Pagamento Final,com Al Pacino(outro subestimado).
Ran
4.5 264 Assista AgoraProvavelmente um dos melhores filmes do cinema asiático de todos os tempos.
Kurosawa é um mestre em técnicas de filmagem e as sequências de batalha continuam sem paralelo no cinema.São como um balé cinematográfico,violento e sangrento, e ainda assim,cheias de imensa beleza.Agradação do desempenhos dos atores vai de brilhante a algo próximo da pura perfeição.
RAN expões a sabedoria de toda uma vida em "prosaicas" duas horas e quarenta minutos, durante os quais o tempo simplesmente pára.Como um dos personagens do filme diz: "O homem nasce chorando;quando morre,basta,ele morre" PER-FEI-TO!
Clube dos Cinco
4.2 2,6K Assista AgoraUm filme que aposta em um roteiro de tiradas inteligentes mais do que em ação,funciona em grande parte por conta das caracterizações do elenco à medida que verdades são reveladas,ressentimentos são verbalizados e cada um tem a sua vez de brilhar. Embora copiado em filmes e seriados de televisão,talvez este tenha sido o filme adolescente definitivo,seja pelo seu timing perfeito,pelos desempenhos afiados,oupela trilha sonora dos anos 80, digna de uma cápsula do tempo.
Garota Infernal
2.7 2,7K Assista AgoraQue filme péssimo, de verdade.
Bobby
3.4 130Todos atuam muito bem nesse filme que me surpreendeu do início ao fim. Destaque pra Demi Moore, que estava perfeita como uma diva caída...rsrs
Maravilhoso!
Rebobine, Por Favor
3.4 518Tinha tudo pra dar certo: bom elenco, boa história, bom diretor... pena que não deu.
A Hora do Pesadelo
3.8 1,2K Assista AgoraCom um custo inferior à 2 milhões de dólares, o filme teve um elenco de desconhecidos e atores de filmes B (incluindo Johnny Depp, com 21 anos, em seu filme de estréia) e foi concluído em apenas 32 dias. Nada mau para um filme que arrecadaria mais de 25 milhões de dólares nas bilheterias, inspirou seis continuações e mais uma refilmagem,tornado-se uma das séries mais rentáveis dos filmes de terror e deixou à solta, na consciência cultural pop norte-americana, um novo monstro: Ferddy Krueger, o irônico assassino de adolescentes empetecadas.
O Exterminador do Futuro
3.8 899 Assista AgoraArnold Schwarzenegger, o epítome da má atuação com sua expressão facial fria, o sotaque austríaco pesado e a expressão corporal aprendida na mesma escola do monstro de Frankestein, se torna um grande trunfo para o filme. Todas as suas ações violentas e suas 10 falas(ou algo assim) são executadas com uma monotonia mecânica e um ar falsamente soturno que acabam deixando-as carregadas de uma irresistível ironia em vários níveis. Todos os seus diálogos consistem de frases curtas sem muita relevância. No entanto, todos que assistiram a esse fenômeno inusitado conhecem de cor a maioria delas, incluindo a pronúncia peculiar de Schwarzenegger. "I'll be back" é provavelmente a frase mais citada de todas, e até hoje é frequentemente usada como bordão em shows de rádio e televisão.