Assisti pela primeira vez na infância e lembro que me marcou bastante, revi agora mais velho e confesso que gostei, é um bom terror pra passar o tempo levando em consideração que é um filme de baixo orçamento. A ideia central é muito boa, o problema é a execução que peca bastante, seja no roteiro confuso ou nas atuações duvidosas.
Achei curioso o livro "As Vinhas da Ira" aparecer algumas vezes ao longo do filme, me parece que na verdade o diretor tentou fazer algumas referencias ou releituras ao livro. No romance um rapaz (Tom Joad) volta da cadeia para encontrar a família e se depara com a Grande Depressão: pobreza, desemprego e migração pra cidade grande. No filme Tom Russell volta da cadeia e se depara com uma realidade parecida, os mais jovens que não caíram no coma estão indo pra cidade grande em busca de oportunidades. Aqui talvez, a Grande Depressão seja representada no coma. Talvez tenham outras referências, mas como não li o livro não posso saber.
Achei tudo muito confuso, terminou o filme e eu ainda não tinha entendido coisas básicas do enredo, algumas atuações são sofríveis e os diálogos são piores ainda. Primeira vez que me decepciono com o Nolan.
Espero sinceramente que esteja começando uma onda de filmes de zumbi coreanos, to pronto pra todos eles. Como forma de incentivo não vou falar nada de ruim desse, filme perfeito sem defeitos.
O povo gosta é de reclamar, principalmente quando se trata de filme de zumbi, tenho a sensação que esse subgênero é muito mais criticado. Eu pessoalmente adorei, tem ótimos momentos de tensão, apenas o final achei um pouco forçado.
Como comédia é ruim, como terror também e como crítica social é pior ainda. Quem gostou foi apenas por causa do Jim Jarmusch, fosse de um diretor desconhecido ninguém ia ficar tentando perfumar merda.
O filme é bom e poderia ter terminado muito bem, mas decidiram trazer o Dr. Gordon em um plot twist super forçado pra amarrar todo o roteiro (afinal o cara arrancou o próprio pé por causa do Jigsaw mas decidiu que iria trabalhar com ele?).
Não existe outra franquia onde tenha morrido mais policiais/detetives/investigadores do que essa.
A autópsia do Jigsaw logo no início do filme é muito mais interessante e apavorante do que todo o resto. Não sei se é só comigo, mas parece que cada filme que passa as armadilhas se tornam menos factíveis e mais desinteressantes, parece que só jogam qualquer coisa lá e não pensam muito sobre.
O fato de não mostrar como o relacionamento era abusivo (isso é apenas dito pela Cecilia) é uma ótima sacada do filme, afinal quantas mulheres já foram desacreditadas por não terem "provas" de que seus relacionamentos eram abusivos, por sua palavra ser a única prova.
Manoel Bomfim em 1905 escreveu o livro "A América latina: males de origem", obra na qual buscou traçar um diagnóstico para a tragédia do subdesenvolvimento brasileiro e latino-americano, fazendo uma analise de como os colonizadores parasitaram povos dominados e posteriormente escravizados para manter o Estado e suas instituições. Mais de 100 anos depois e a estrutura de um sistema parasita ainda vigora, nas palavras do próprio Manoel Bomfim:
"Vivendo parasitariamente, uma sociedade passa a viver às custas de iniqüidades e extorsões; em vez de apurar os sentimentos de moralidade, que apertam os laços de sociabilidade, ela passa a praticar uma cultura intensiva dos sentimentos egoísticos e perversos. Os interesses coletivos, o perigo ou receio de ver escapar-se a presa podem levar os membros desses grupos parasitas a defender-se em comum, a proceder de forma a aparentar uma socialização adiantada; mas não há nisto verdadeiro progresso moral – qual consiste no horror da injustiça, independente de qualquer vantagem pessoal."
Uma dúvida enorme paira na minha cabeça, afinal quem escondeu as cartas? O pai escondeu a vida toda e depois de morto o marido escondeu também OU a mãe enviava pra casa da Eurídice e o marido escondeu???
É preferível esconder que seu pai é um serial killer para poupar sua família da vergonha que isso causaria perante a sociedade? Ou entregá-lo para a policia e deixar toda a cidade saber disso? Talvez esse seja o grande propósito do filme, nos fazer enxergar como é viver em uma comunidade muito religiosa, onde a reputação inviolável das famílias vale mais do que qualquer coisa, inclusive a verdade. Se apenas um recorte pornográfico escondido no carro faz com que todos os jovens vejam Tyler como um "pervertido", apesar de suas tentativas de tentar explicar o caso, imagina as consequências de seus vizinhos e amigos descobrirem que seu pai, o homem religioso que tanto ajuda a comunidade, na verdade é um assassino. Uma comunidade que controla demais e impõe regras sociais duras, vai fazer com que as pessoas escondam e criem segredos com medo da desonra pública que qualquer coisa fora da ordem pode causar. Talvez a melhor palavra para descrever esse filme seja:
Já é a segunda vez que assisto um filme do Lars e não consigo avaliar, apesar das cenas finais serem dignas de elogio, continuo não sabendo dizer se o filme é péssimo ou ótimo, só sei que é um tipo de experiência estranha que só o Lars pode proporcionar.
Romero odiava os zumbis corredores, pra ele os zumbis eram o retrato da nossa sociedade: lentos e decadentes. Ele foi um dos poucos a ousar, fez os zumbis pensarem, em "Terra dos Mortos" os zumbis aprendiam com o que estava a sua volta e se adequavam ao ambiente, buscando outras formas de chegar até a comida. Aqui temos o mesmo conceito, temos o zumbi romeriano, aquele que se adequa ao ambiente e chega até a apresentar resquícios de civilidade, como é o caso de Alfred. Porém os zumbis são corredores, o que dá o teor certo de medo ao filme, temos medo que um zumbi apareça correndo, temos medo que eles arrombem as portas. O medo nesse filme é o fator essencial, não só o medo dos zumbis mas o medo da solidão, ficar louco de tanto apenas ouvir a própria voz. Isso não é simplesmente um filme de zumbi, é um filme sobre o ser humano, é um filme sobre estar sozinho em meio ao caos, é um filme essencialmente romeriano.
Aparece uma criatura humanoide, sentada na floresta, da pra ver pela janela do carro em 29:21. Seria talvez isso que o cachorro tava olhando na floresta : http://i.imgur.com/G8BIWzB.jpg, da pra ver em 49:34 até 49:37.
O problema da expectativa alta, quanto mais alta, maior o tombo, e foi o que aconteceu. Aguardava um filme tão bom quanto A Bruxa, e embora a ambientação, a fotografia, a trilha sonora e as atuações estejam todas impecáveis, falta o principal, um roteiro que esteja a altura de tudo isso, uma narrativa que nos impacte e deixe uma marca, função primordial do cinema, e aqui isso não acontece. Acredito que havia muito mais a ser explorado, nem falo da doença, isso não precisava de uma explicação maior para se entregar um filme bom, mas falo dos símbolos que nos são apresentados, a floresta é um deles e poderia ter sido melhor aproveitada. O filme não é uma experiência ruim, mas ele não entrega o que se propõe, ser um terror psicológico autêntico, se em A Bruxa entendemos muito bem as críticas que o filme aborda e em como a simbologia é importante na sua construção, nesse isso não fica bem concretizado. Dessa vez ficarei do lado contrário da crítica.
Acho triste que quando lançam um excelente filme nacional, com boa distribuição, nas grandes salas de cinema, com atores famosos e mesmo assim as pessoas não assistem, assisti em uma sessão com pouquíssimas pessoas, não tem desculpa pra isso gente, ASSISTAM O NOSSO CINEMA, aproveitem enquanto ele ainda existe, pois se as próximas gerações se importarem apenas com os importados nossa cultura cinematográfica estará morta. Filme excelente, mas que infelizmente vai amargar um fracasso de bilheteria.
A Praga
1.9 71 Assista AgoraAssisti pela primeira vez na infância e lembro que me marcou bastante, revi agora mais velho e confesso que gostei, é um bom terror pra passar o tempo levando em consideração que é um filme de baixo orçamento. A ideia central é muito boa, o problema é a execução que peca bastante, seja no roteiro confuso ou nas atuações duvidosas.
Achei curioso o livro "As Vinhas da Ira" aparecer algumas vezes ao longo do filme, me parece que na verdade o diretor tentou fazer algumas referencias ou releituras ao livro. No romance um rapaz (Tom Joad) volta da cadeia para encontrar a família e se depara com a Grande Depressão: pobreza, desemprego e migração pra cidade grande. No filme Tom Russell volta da cadeia e se depara com uma realidade parecida, os mais jovens que não caíram no coma estão indo pra cidade grande em busca de oportunidades. Aqui talvez, a Grande Depressão seja representada no coma. Talvez tenham outras referências, mas como não li o livro não posso saber.
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraAchei tudo muito confuso, terminou o filme e eu ainda não tinha entendido coisas básicas do enredo, algumas atuações são sofríveis e os diálogos são piores ainda. Primeira vez que me decepciono com o Nolan.
#Alive
3.2 494 Assista AgoraEspero sinceramente que esteja começando uma onda de filmes de zumbi coreanos, to pronto pra todos eles. Como forma de incentivo não vou falar nada de ruim desse, filme perfeito sem defeitos.
Invasão Zumbi 2: Península
2.4 390 Assista AgoraO povo gosta é de reclamar, principalmente quando se trata de filme de zumbi, tenho a sensação que esse subgênero é muito mais criticado. Eu pessoalmente adorei, tem ótimos momentos de tensão, apenas o final achei um pouco forçado.
Os Mortos Não Morrem
2.5 465 Assista AgoraComo comédia é ruim, como terror também e como crítica social é pior ainda. Quem gostou foi apenas por causa do Jim Jarmusch, fosse de um diretor desconhecido ninguém ia ficar tentando perfumar merda.
Jogos Mortais: O Final
3.2 1,5K Assista AgoraO filme é bom e poderia ter terminado muito bem, mas decidiram trazer o Dr. Gordon em um plot twist super forçado pra amarrar todo o roteiro (afinal o cara arrancou o próprio pé por causa do Jigsaw mas decidiu que iria trabalhar com ele?).
Jogos Mortais 4
3.2 519 Assista AgoraA autópsia do Jigsaw logo no início do filme é muito mais interessante e apavorante do que todo o resto. Não sei se é só comigo, mas parece que cada filme que passa as armadilhas se tornam menos factíveis e mais desinteressantes, parece que só jogam qualquer coisa lá e não pensam muito sobre.
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraO fato de não mostrar como o relacionamento era abusivo (isso é apenas dito pela Cecilia) é uma ótima sacada do filme, afinal quantas mulheres já foram desacreditadas por não terem "provas" de que seus relacionamentos eram abusivos, por sua palavra ser a única prova.
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraPobre Baharat, não sabe que pra subir de nível precisa acreditar no mesmo deus e ter a mesma cor de pele dos de cima.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraManoel Bomfim em 1905 escreveu o livro "A América latina: males de origem", obra na qual buscou traçar um diagnóstico para a tragédia do subdesenvolvimento brasileiro e latino-americano, fazendo uma analise de como os colonizadores parasitaram povos dominados e posteriormente escravizados para manter o Estado e suas instituições.
Mais de 100 anos depois e a estrutura de um sistema parasita ainda vigora, nas palavras do próprio Manoel Bomfim:
"Vivendo parasitariamente, uma sociedade passa a
viver às custas de iniqüidades e extorsões; em vez de apurar os sentimentos
de moralidade, que apertam os laços de sociabilidade, ela passa a praticar
uma cultura intensiva dos sentimentos egoísticos e perversos. Os interesses
coletivos, o perigo ou receio de ver escapar-se a presa podem levar os
membros desses grupos parasitas a defender-se em comum, a proceder de
forma a aparentar uma socialização adiantada; mas não há nisto verdadeiro
progresso moral – qual consiste no horror da injustiça, independente de
qualquer vantagem pessoal."
The Perfection
3.3 720 Assista AgoraAssisti dublado porque meu pai só assisti filme dublado, o que fez essa fala ser ainda mais marcante:
EU VOU CAGAR!
EU VOU ME CAGAR AQUI NESSE ÔNIBUS!
A Vida Invisível
4.3 642Uma dúvida enorme paira na minha cabeça, afinal quem escondeu as cartas? O pai escondeu a vida toda e depois de morto o marido escondeu também OU a mãe enviava pra casa da Eurídice e o marido escondeu???
Clímax
3.6 1,1K Assista AgoraComo terror funciona muito bem, me caguei de medo de um monte de drogado.
O Assassino de Clovehitch
3.2 262 Assista AgoraÉ preferível esconder que seu pai é um serial killer para poupar sua família da vergonha que isso causaria perante a sociedade? Ou entregá-lo para a policia e deixar toda a cidade saber disso?
Talvez esse seja o grande propósito do filme, nos fazer enxergar como é viver em uma comunidade muito religiosa, onde a reputação inviolável das famílias vale mais do que qualquer coisa, inclusive a verdade. Se apenas um recorte pornográfico escondido no carro faz com que todos os jovens vejam Tyler como um "pervertido", apesar de suas tentativas de tentar explicar o caso, imagina as consequências de seus vizinhos e amigos descobrirem que seu pai, o homem religioso que tanto ajuda a comunidade, na verdade é um assassino.
Uma comunidade que controla demais e impõe regras sociais duras, vai fazer com que as pessoas escondam e criem segredos com medo da desonra pública que qualquer coisa fora da ordem pode causar.
Talvez a melhor palavra para descrever esse filme seja:
"perv"
A Casa Que Jack Construiu
3.5 788 Assista AgoraJá é a segunda vez que assisto um filme do Lars e não consigo avaliar, apesar das cenas finais serem dignas de elogio, continuo não sabendo dizer se o filme é péssimo ou ótimo, só sei que é um tipo de experiência estranha que só o Lars pode proporcionar.
O Processo
4.0 240"Que deus tenha misericórdia dessa nação."
Pra felicidade ou infelicidade de Cunha, nos próximos anos a misericórdia passaria bem longe do nosso país.
A Noite Devorou o Mundo
3.2 362 Assista AgoraRomero odiava os zumbis corredores, pra ele os zumbis eram o retrato da nossa sociedade: lentos e decadentes. Ele foi um dos poucos a ousar, fez os zumbis pensarem, em "Terra dos Mortos" os zumbis aprendiam com o que estava a sua volta e se adequavam ao ambiente, buscando outras formas de chegar até a comida.
Aqui temos o mesmo conceito, temos o zumbi romeriano, aquele que se adequa ao ambiente e chega até a apresentar resquícios de civilidade, como é o caso de Alfred. Porém os zumbis são corredores, o que dá o teor certo de medo ao filme, temos medo que um zumbi apareça correndo, temos medo que eles arrombem as portas. O medo nesse filme é o fator essencial, não só o medo dos zumbis mas o medo da solidão, ficar louco de tanto apenas ouvir a própria voz.
Isso não é simplesmente um filme de zumbi, é um filme sobre o ser humano, é um filme sobre estar sozinho em meio ao caos, é um filme essencialmente romeriano.
Voyage of Time: Life's Journey
3.6 45Saiu torrent com legenda!
O Bravo Guerreiro
3.9 181968 mas a política brasileira continua da mesma forma.
Ao Cair da Noite
3.1 976 Assista AgoraDuas coisas que talvez nem todo mundo tenha percebido:
Aparece uma criatura humanoide, sentada na floresta, da pra ver pela janela do carro em 29:21.
Seria talvez isso que o cachorro tava olhando na floresta : http://i.imgur.com/G8BIWzB.jpg, da pra ver em 49:34 até 49:37.
Ao Cair da Noite
3.1 976 Assista AgoraO problema da expectativa alta, quanto mais alta, maior o tombo, e foi o que aconteceu. Aguardava um filme tão bom quanto A Bruxa, e embora a ambientação, a fotografia, a trilha sonora e as atuações estejam todas impecáveis, falta o principal, um roteiro que esteja a altura de tudo isso, uma narrativa que nos impacte e deixe uma marca, função primordial do cinema, e aqui isso não acontece. Acredito que havia muito mais a ser explorado, nem falo da doença, isso não precisava de uma explicação maior para se entregar um filme bom, mas falo dos símbolos que nos são apresentados, a floresta é um deles e poderia ter sido melhor aproveitada. O filme não é uma experiência ruim, mas ele não entrega o que se propõe, ser um terror psicológico autêntico, se em A Bruxa entendemos muito bem as críticas que o filme aborda e em como a simbologia é importante na sua construção, nesse isso não fica bem concretizado.
Dessa vez ficarei do lado contrário da crítica.
Bingo - O Rei das Manhãs
4.1 1,1K Assista AgoraAcho triste que quando lançam um excelente filme nacional, com boa distribuição, nas grandes salas de cinema, com atores famosos e mesmo assim as pessoas não assistem, assisti em uma sessão com pouquíssimas pessoas, não tem desculpa pra isso gente, ASSISTAM O NOSSO CINEMA, aproveitem enquanto ele ainda existe, pois se as próximas gerações se importarem apenas com os importados nossa cultura cinematográfica estará morta. Filme excelente, mas que infelizmente vai amargar um fracasso de bilheteria.
O Filme da Minha Vida
3.6 500 Assista AgoraA fotografia tem um visual parecido com a de "O Espelho", e a mãe do Tony se parece bastante com a personagem principal do filme do Tarkovsky.
Tusk, A Transformação
2.5 388 Assista AgoraA Pele que Habito versão trash.