Patético. É uma série inteira, mas vou me ater no comentário a apenas um aspecto: o eurocentriso da leitura de Brasil feita pela série. Minha recomendação a quem gostou: assistam Guerras do Brasil.doc do Luiz Bolognesi. Leiam Raízes do Brasil do Darcy Ribeiro. Assistam Martíriodo Vincent Carelli. A diferença é como a de comer um pão e de comer uma batata doce: o pão pode ser até mais fácil de engolir, pode ter uma linguagem pop, mas a batata doce é muito mais consistente. Essa série do Brasil Paralelo é altamente pejorativa com as culturas dos povos não-europeus, só que muitos intelectuais brasileiros como Darcy Ribeiro têm uma visão muito mais generosa com os indígenas, e muito mais sofisticada. Ouçam Ailton Krenak. A diferença não é apenas ideológica: é uma diferença de grandeza, de densidade, de complexidade. Só consegue gostar disso aqui quem não conhece literatura de qualidade de verdade sobre o tema.
O Bruno é o Giordano Bruno, o sábio profeta escomungado (referência clara até na visualidade). A véia é a Igreja Católica, que simboliza a institucionalização do milagre e a legitimação da magia. O filme poderia rumar para uma retomada da história que não fosse mera repetição, que saísse por uma linha-de-fuga não-assimilacionista, que rumasse a envergonhar a instituição frente à profecia e força dos excluídos. Mas o final integra tudo e fortifica o poder instituído. A animação é bonitinha. Saldo final: 4.
Filme excelente. Merece ser muito lembrado e assistido. Papel fundamental da Igreja Católica nas lutas dos trabalhadores, sem-terra e na resistência à Ditadura Militar. Se a direita de hoje tivesse assistido isso, não seriam nem tão ignorantes quanto à trajetória de Lula, nem cairiam na lorota que cristianismo é conservadorismo.
Muito boas imagens e bons pontos. O bolsonarismo avaliando mal deve ter simplesmente não visto o filme, pois há nele uma argumentação dificilmente contornável em sua totalidade.
quanto mais eu vejo udigrudi mais desinteresse eu desenvolvo por esse universo. única coisa interessante aí é um certo valor para entender e pensar a história do cinema brasileiro, fora isso é desperdício de vida.
Esse filme é uma vergonha em vários sentidos. Primeiro, porque é muito ruim. Segundo, porque a Norma Bengell se recusou a prestar contas dos gastos de recursos públicos dessa produção caríssima. Até hoje ela serve justificadamente de argumento pra deslegitimar as formas de financiamento vigentes no cinema brasileiro.
Rua São Bento, 405 - Prédio Martinelli
4.0 2Dos melhores
Ecologia
3.8 5Pioneiro, fofo, mas ingenuamente otimista
Bob Marley - Só o Tempo Dirá
4.6 10Maravilha de filme!
A Gente Luta Mas Come Fruta
4.2 2Que filme bem divertido! Muito bom
Abigail
3.5 4nossa, muito massa! surpreendente. trabalho formal bem refinado
Brasil Paralelo
4.0 11Patético. É uma série inteira, mas vou me ater no comentário a apenas um aspecto: o eurocentriso da leitura de Brasil feita pela série. Minha recomendação a quem gostou: assistam Guerras do Brasil.doc do Luiz Bolognesi. Leiam Raízes do Brasil do Darcy Ribeiro. Assistam Martíriodo Vincent Carelli. A diferença é como a de comer um pão e de comer uma batata doce: o pão pode ser até mais fácil de engolir, pode ter uma linguagem pop, mas a batata doce é muito mais consistente. Essa série do Brasil Paralelo é altamente pejorativa com as culturas dos povos não-europeus, só que muitos intelectuais brasileiros como Darcy Ribeiro têm uma visão muito mais generosa com os indígenas, e muito mais sofisticada. Ouçam Ailton Krenak. A diferença não é apenas ideológica: é uma diferença de grandeza, de densidade, de complexidade. Só consegue gostar disso aqui quem não conhece literatura de qualidade de verdade sobre o tema.
JAIRBORIS
4.1 1Filme excelente!
Encanto
3.8 807O Bruno é o Giordano Bruno, o sábio profeta escomungado (referência clara até na visualidade). A véia é a Igreja Católica, que simboliza a institucionalização do milagre e a legitimação da magia. O filme poderia rumar para uma retomada da história que não fosse mera repetição, que saísse por uma linha-de-fuga não-assimilacionista, que rumasse a envergonhar a instituição frente à profecia e força dos excluídos. Mas o final integra tudo e fortifica o poder instituído. A animação é bonitinha. Saldo final: 4.
O Sonho de Rose - 10 Anos Depois
4.1 4Top 10 filmes da vida. Lindo. Assistam, por favor! Tem de graça no Youtube.
A Tradicional Família Brasileira - KATU
4.1 2Graficamente maravilhoso!
Que Ninguém, Nunca Mais, Ouse Duvidar da Capacidade de Luta …
3.8 5Lindo!
Igreja da Libertação
5.0 1Filme excelente. Merece ser muito lembrado e assistido. Papel fundamental da Igreja Católica nas lutas dos trabalhadores, sem-terra e na resistência à Ditadura Militar. Se a direita de hoje tivesse assistido isso, não seriam nem tão ignorantes quanto à trajetória de Lula, nem cairiam na lorota que cristianismo é conservadorismo.
Le souvenir d'un avenir
4.0 1Que cineastas incrível é o Marker
Vamos Falar do Brasil: Tortura
4.1 6Todas as pessoas brasileiras tinham que assistir isso
Teremos Infância
4.3 3Filme lindo, tem no Youtube.
Radical
4.6 1Muito interessante. O filme progride bem. Superou minhas expectativas.
Thinya
3.9 2Que maravilha de trilha sonora, montagem e projeto gráfico! Muito bom!
Amigo Secreto
3.5 29Muito boas imagens e bons pontos. O bolsonarismo avaliando mal deve ter simplesmente não visto o filme, pois há nele uma argumentação dificilmente contornável em sua totalidade.
Longe do Vietnã
4.4 11maravilhoso
O Fundo do Ar é Vermelho
4.4 8Excelente. Mas são aproximadamente 3h de duração e não 4, correto?
A Banheira de Mesmer
3.6 3lindas as cores
A Margem
4.0 28artsy, mas entendi foi nada
Copacabana Mon Amour
3.9 78quanto mais eu vejo udigrudi mais desinteresse eu desenvolvo por esse universo. única coisa interessante aí é um certo valor para entender e pensar a história do cinema brasileiro, fora isso é desperdício de vida.
O Guarani
2.0 35Esse filme é uma vergonha em vários sentidos. Primeiro, porque é muito ruim. Segundo, porque a Norma Bengell se recusou a prestar contas dos gastos de recursos públicos dessa produção caríssima. Até hoje ela serve justificadamente de argumento pra deslegitimar as formas de financiamento vigentes no cinema brasileiro.