Que o filme é um filme pra crianças, e que as expectativas são diferentes das expectativas para outros filmes são fatos impossíveis de se negar. Então, os problemas citados têm que corresponder às expectativas de um filme infantil. Seria um problema se eu dissesse que o filme é muito curto, que ele usa palavreado infantil... se eu disse essas coisas, o errado seria eu, não o filme.
O problema é que às vezes aceita-se falhas óbvias com a desculpa: "ah, mas é pra crianças, então está bom". E o que eu digo é "não está bom não, as crianças também merecem qualidade no seus produtos. As crianças não são burras, não precisa repetir tanto a mesma coisa. E as crianças daqui vivem em um ambiente escolar diferente, o que pode dificultar a identificação". Essas são falhas que eu esperaria ver corrigidas em um filme cujo público alvo são crianças. De outros filmes, eu espero outras coisas.
Cara, eu adoro quando uma crítica sobre um filminho ruim como este desperta todo esse nível de ódio. Sério, os comentários nem são tão profundamente desenvolvidos assim (dava pra meter o pau com muito mais fundamentação), mas a gente percebe como o filme não tem qualidade nenhuma quando a maioria das defesas são ad hominem de gente magoadinha (neste momento, peço desculpas a quem tentou argumentar sem ofender).
Vamos fingir que eu e Quéroul somos realmente dois pseudo-cult, pseudo-intelectuais viajando no maionese. Como isso torna falso o fato de que o close no queijo foi usado à exaustão (tem uns três, quatro closes nele, se não mais. Torna-se óbvio que aquilo vai ser usado de maneira mais pungente. Não precisava tanto)? Como isso torna inválida a crítica de que o personagem principal passa a maior parte do filme sem ter nenhuma característica que contrabalanceie os defeitos dele, e isso torna o filme chato de assistir? Como diminui a dificuldade de identificação pela diferença de contextos?
Dica: não torna, não invalida, não diminui.
Eu poderia estar escrevendo este comentário com a mão esquerda, enquanto jogo pedras num idoso com a mão direita e chuto filhotinhos de cachorro com os dois pés. E isso não tira nem um dos defeitos do filme em questão. Apontar possíveis defeitos de outros filmes também não elimina as falhas deste filme.
Por fim, eu tenho muita dó de quem acha que qualquer comentário com mais de um parágrafo seja tentativa de ser pseudo-intelectual. Porque, né?, a pessoa vai ter muita dificuldade pra ler qualquer coisa nessa vida. Mas normal, qualquer comentariozinho mais bem elaborado ofende quem sofre de aerocefalia, é um dos sintomas da condição.
É uma boa ideia, desperdiçada com um personagem central que não tem uma única característica redentora. Da mesma maneira que é psicologicamente impossível aguentar uma personagem sem defeitos, é impossível aguentar uma personagem tão sem qualidades quanto o protagonista deste filme. Além do mais, o ator tem jeito daquelas crianças insuportáveis que se acham gênios precoces, mas não são.
Além do mais, acho muito difícil que o público brasileiro se identifique com alguma coisa: o sistema educacional estadunidense e o brasileiro são diferentes em aspectos demais. Não temos anuário, não temos atividades extracurriculares tão livres... Os desafios do estudante são outros.
O filme passa longe dos reais problemas que encontramos na nossa pré-adolescencia, e eu chego a duvidar às vezes que mesmo o público alvo original do filme se sinta contemplado.
Como ponto alto, temos a trilha sonora e o personagem secundário. Se o filme vale alguma coisa, é pela cenas em que ele aparece, apoiado por uma criança realmente carismática.
Se damos algum valor a esta obra, é pela velha mania de achar que se é pra crianças, então está bom. Mas não está não.
À Deriva
3.6 365Drama pugente. Em Búzios. #classemédiadadepressão
Diário de um Banana
3.4 784 Assista AgoraOi, Mila.
Que o filme é um filme pra crianças, e que as expectativas são diferentes das expectativas para outros filmes são fatos impossíveis de se negar. Então, os problemas citados têm que corresponder às expectativas de um filme infantil. Seria um problema se eu dissesse que o filme é muito curto, que ele usa palavreado infantil... se eu disse essas coisas, o errado seria eu, não o filme.
O problema é que às vezes aceita-se falhas óbvias com a desculpa: "ah, mas é pra crianças, então está bom". E o que eu digo é "não está bom não, as crianças também merecem qualidade no seus produtos. As crianças não são burras, não precisa repetir tanto a mesma coisa. E as crianças daqui vivem em um ambiente escolar diferente, o que pode dificultar a identificação". Essas são falhas que eu esperaria ver corrigidas em um filme cujo público alvo são crianças. De outros filmes, eu espero outras coisas.
Diário de um Banana
3.4 784 Assista AgoraCara, eu adoro quando uma crítica sobre um filminho ruim como este desperta todo esse nível de ódio. Sério, os comentários nem são tão profundamente desenvolvidos assim (dava pra meter o pau com muito mais fundamentação), mas a gente percebe como o filme não tem qualidade nenhuma quando a maioria das defesas são ad hominem de gente magoadinha (neste momento, peço desculpas a quem tentou argumentar sem ofender).
Vamos fingir que eu e Quéroul somos realmente dois pseudo-cult, pseudo-intelectuais viajando no maionese. Como isso torna falso o fato de que o close no queijo foi usado à exaustão (tem uns três, quatro closes nele, se não mais. Torna-se óbvio que aquilo vai ser usado de maneira mais pungente. Não precisava tanto)? Como isso torna inválida a crítica de que o personagem principal passa a maior parte do filme sem ter nenhuma característica que contrabalanceie os defeitos dele, e isso torna o filme chato de assistir? Como diminui a dificuldade de identificação pela diferença de contextos?
Dica: não torna, não invalida, não diminui.
Eu poderia estar escrevendo este comentário com a mão esquerda, enquanto jogo pedras num idoso com a mão direita e chuto filhotinhos de cachorro com os dois pés. E isso não tira nem um dos defeitos do filme em questão. Apontar possíveis defeitos de outros filmes também não elimina as falhas deste filme.
Por fim, eu tenho muita dó de quem acha que qualquer comentário com mais de um parágrafo seja tentativa de ser pseudo-intelectual. Porque, né?, a pessoa vai ter muita dificuldade pra ler qualquer coisa nessa vida. Mas normal, qualquer comentariozinho mais bem elaborado ofende quem sofre de aerocefalia, é um dos sintomas da condição.
Diário de um Banana
3.4 784 Assista AgoraÉ uma boa ideia, desperdiçada com um personagem central que não tem uma única característica redentora. Da mesma maneira que é psicologicamente impossível aguentar uma personagem sem defeitos, é impossível aguentar uma personagem tão sem qualidades quanto o protagonista deste filme. Além do mais, o ator tem jeito daquelas crianças insuportáveis que se acham gênios precoces, mas não são.
Além do mais, acho muito difícil que o público brasileiro se identifique com alguma coisa: o sistema educacional estadunidense e o brasileiro são diferentes em aspectos demais. Não temos anuário, não temos atividades extracurriculares tão livres... Os desafios do estudante são outros.
O filme passa longe dos reais problemas que encontramos na nossa pré-adolescencia, e eu chego a duvidar às vezes que mesmo o público alvo original do filme se sinta contemplado.
Como ponto alto, temos a trilha sonora e o personagem secundário. Se o filme vale alguma coisa, é pela cenas em que ele aparece, apoiado por uma criança realmente carismática.
Se damos algum valor a esta obra, é pela velha mania de achar que se é pra crianças, então está bom. Mas não está não.
A Princesa e o Sapo
3.6 911 Assista AgoraNossa, que filme racista!
Eu, Você e Todos Nós
3.8 166É um dos filmes mais pentelhos e cabeça de vento que eu já vi.
Terra Sonâmbula
3.2 24O filme é fraco e não faz juz ao livro.