Um dos filmes "definidores de estilo" do Terror Oitentista , equilibrando certo clima de farsa com tensão e personagens carismáticos/bizarros. Claro que também não faltam cenas memoráveis de gore e violência , que ajudaram a tornar o filme um dos mais imitados e reverenciados do gênero. Escrito por John Russo ,que foi co-criador de "A Noite dos Mortos-Vivos" de Romero e que depois de brigar com o mesmo ficou com o uso exclusivo do termo "living dead"!.
Prequela que é mais dinâmica que o filme anterior com boa direção de Damiani e bom elenco ,com destaques para Diane e Manger (estranhamente depois deste filme o rapaz só faria mais uma ponta em Chamas da Vingança e encerraria a carreira). Algumas câmeras subjetivas lembram Evil Dead e sem dúvida o clímax é mesmo
Thriller psicológico disfarçado de Terror sobre a desintegração de um casal , com muito sangue e passagens surreais/metafóricas . Isabelle comanda o "bonde do surto" com uma impactante performance (a sequência do metrô é inesquecível) e Neill não fica muito atrás como marido que também vai mergulhando na paranoia. Realmente o clima de "filme de Arte" vai afastar e irritar os desavisados mas prá quem quizer se aventurar com um filme menos convencional é uma ótima pedida , até porque como já disseram nos comentários lembra o cinema de Cronenberg em alguns aspectos.
Produção caprichada de Spielberg que não vingou nas bilheterias, talvez por conta de um trio de jovens protagonistas meio apático .Acaba sendo mais uma vitrine da Industrial Light & Magic , responsável pelos efeitos visuais que incluem pioneiras CGis (o cavaleiro de vidro) .Mas esse "bolo de noiva visual" não sustenta a trama até porque nada daquilo é real (óbvio) ,sendo apenas um exibicionismo técnico . E por falar em trama a mesma lembra um pouco demais "Indiana Jones e o Templo da Perdição". Apesar desses pontos negativos o filme consegue ser um entretenimento razoável.
Corman fez um crossover de histórias criadas pelos celebrados Poe e Lovecraft com resultado mediano mas ajudado pelo elenco bacana (Price e Chaney Jr. bem confortáveis em seus respectivos papéis e a linda Debra,no seu último papel no Cinema, sempre é um colírio).
Fracasso de bilheteria que teve o azar de estrear praticamente junto do primeiro "Star Wars", o que talvez nem fizesse tanta diferença porque , mesmo sendo uma produção muito bem executada por Friedkin , a verdade é que essa Aventura Dramática pareceu amarga e trágica demais para agradar o grande público. Cheio de momentos memoráveis e tecnicamente impressionantes (as cenas na ponte são icônicas), o filme é sufocante e tenso , antecipando em partes a estética de Apocalipse Now ,lançado 2 anos depois. Não por acaso Friedkin o considerava seu favorito entre os filmes que dirigiu. Merece o (tardio) reconhecimento.
Primeiro Satyajit Ray que vejo e não achei à altura da reputação do cineasta. É uma apenas boa comédia de costumes sobre charlatanismo religioso com direção às vezes inspirada .
Sensível trabalho do mestre Kurosawa com grande interpretação de Shimura , uma bonita meditação sobre a brevidade da vida e quanto dela pode passar sem ter sido realmente vivida . A decisão de
mostrar o personagem já morto quase uma hora antes do fim
pode causar estranhamento e até rejeição mas serve para ilustrar os diferentes pontos de vista das pessoas em relação as novas e surpreendentes atitudes tomadas pelo protagonista face a sua condição fatal . Mesmo não concluindo de forma totalmente otimista fica a imagem do homem que buscou na ajuda ao próximo sua redenção.
O Giallo quintessencial , combinação memorável de cores berrantes , sombras e personagens ambíguos em uma trama com muitas reviravoltas e violência (esse último elemento ficaria ainda mais acentuado nos filmes dos imitadores). Se o pontapé inicial do gênero havia sido "A Garota Que Sabia Demais" do mesmo Bava aqui o diretor codificou as regras visuais e dramatúrgicas do estilo.
. Difícil acreditar na passividade do casal , principalmente o marido adúltero .E o final "surpresa" moralizante só faz enfraquecer o filme. Salvam-se apenas alguns momentos bem dirigidos e só.
Pouco lembrado filme do mestre Hawks , que sofre um pouco por conta das cenas de corrida datadas que combinam tela verde e corridas reais . Além disso o tom é meio novelesco e cansativo , principalmente no terço final. Salva-se a sempre competente direção.
Produção da Hammer distribuída pela Columbia que traz um tema perturbador mas felizmente sem cair no Exploitation. Irrita um pouco a passividade de alguns personagens mas no geral é um bom Thriller dramático.
Um ótimo Thriller/Drama Noir do mestre Kurosawa , com uma primeira hora excelente. Depois o filme cai um pouco mostrando de maneira até prolixa os rumos da investigação para pegar o sequestrador mas segue sendo um trabalho sólido e memorável , evitando maniqueísmos e abrindo caminho para discussões acerca de desigualdade social sendo razão, ou justificativa , para ações criminosas. Clássico!
Na maior parte do tempo é um Thriller psicológico que parece que vai enveredar pelo lance da atração lésbica da esposa pela nova empregada mas depois foca na paranóia (?) da mulher achando que está sendo traída pelo marido além da suposta maldição da boneca. As cenas com "efeito caleidoscópio" são interessantes e o final
com o ataque da garota fantasma é bem agitado e maluco, ainda que o filme nunca esclareça se realmente aquilo é real ou não(além da conclusão ser meio chupada de Trilogia do Terror(1975)
.Mas o filme tem o grande problema de ser bem lento, impedindo uma melhor avaliação.
Pequena obra-prima de Verhoeven em que se faz comentários e críticas ao corporativismo e corrupção usando o formato de aventura Policial Sc-Fi. Bastante violento (às vezes exagerado ,como na absurda cena de teste do ED 209 ) ,com a dose certa de humor e ótimos vilões , o filme é bem melhor que tudo feito à partir dele, incluindo as continuações.
Mestre Hawks trabalha aqui com um tema que lhe é caro : amizade masculina em um ambiente de constante perigo, onde lealdade e sacrifício se fazem necessários. Tem também outro elemento constante na filmografia dele , presenças femininas fortes e bem delineadas (se bem que Jean perde protagonismo da metade em diante e Rita aparece tarde na história). Cary Grant está bem como protagonista num papel mais sério que de costume e as cenas de ação são boas (ainda que o uso de miniaturas seja perceptível).
Esse é um típico exemplo de filme que tem mais fama do que qualidade. Direção e elenco bem capengas , com clima que beira a paródia. Tem algumas cenas de morte razoáveis e o famoso plot twist final mas está longe de ser clássico , é mais um "cult" mesmo.
Terceira e última parte da trilogia "Portais do Inferno" e cuja história tem nada a ver com os anteriores (que também não tinham ligação direta entre si mas partilhavam muitos elementos).É basicamente um Slasher carregado no Gore e com uns lances envolvendo
Thriller com trabalho de direção razoável e a presença estelar de Elizabeth, além de bons coadjuvantes (pena que a sensual loirinha Linda Hayden , presença marcante em filmes de gênero nos anos 60/70 , faça praticamente uma ponta). No final descamba pro Terror e conclui de forma ambígua.
Continuação que expande a ação para toda a cidade de Nova York ,perdendo aquele "adicional de periculosidade" que era deixar o herói encurralado em cenários restritos. Aliás o filme é mesmo uma versão pasteurizada do primeiro , repetindo clichês (tem o sidekick negro ,o vilão cerebral , até a luta final com o capanga principal é chupada do 1 !!),com a violência mais atenuada. O trio central está até bem ,mas num retrospecto me agradou ainda menos que o anterior!
Mais uma produção de Terror da Shawn Brothers com sua cota de nudez gratuita e bizarrices. O vilão é um dos feiticeiros mais "hardcore" já vistos e sua batalha com o monge é o ponto alto . A primeira metade é meio cansativa , parece um longo comercial turístico da Tailândia , mas no geral é interessante.
Envolvente filme de Guerra do mestre Hawks com teor anti-bélico e enfatizando temas como amizade e sacrifício ,além de trazer algumas ótimas cenas de ação. Só a canastrice de Neil Hamilton (décadas mais tarde ele faria o comissário Gordon na série Batman com Adam West) fazendo do Major atrapalha um pouco.
A Volta dos Mortos Vivos
3.6 537 Assista AgoraUm dos filmes "definidores de estilo" do Terror Oitentista , equilibrando certo clima de farsa com tensão e personagens carismáticos/bizarros. Claro que também não faltam cenas memoráveis de gore e violência , que ajudaram a tornar o filme um dos mais imitados e reverenciados do gênero. Escrito por John Russo ,que foi co-criador de "A Noite dos Mortos-Vivos" de Romero e que depois de brigar com o mesmo ficou com o uso exclusivo do termo "living dead"!.
Amityville 2: A Possessão
3.2 194 Assista AgoraPrequela que é mais dinâmica que o filme anterior com boa direção de Damiani e bom elenco ,com destaques para Diane e Manger (estranhamente depois deste filme o rapaz só faria mais uma ponta em Chamas da Vingança e encerraria a carreira). Algumas câmeras subjetivas lembram Evil Dead e sem dúvida o clímax é mesmo
a cena do massacre da família
Possessão
3.9 592Thriller psicológico disfarçado de Terror sobre a desintegração de um casal , com muito sangue e passagens surreais/metafóricas . Isabelle comanda o "bonde do surto" com uma impactante performance (a sequência do metrô é inesquecível) e Neill não fica muito atrás como marido que também vai mergulhando na paranoia. Realmente o clima de "filme de Arte" vai afastar e irritar os desavisados mas prá quem quizer se aventurar com um filme menos convencional é uma ótima pedida , até porque como já disseram nos comentários lembra o cinema de Cronenberg em alguns aspectos.
O Enigma da Pirâmide
3.7 202 Assista AgoraProdução caprichada de Spielberg que não vingou nas bilheterias, talvez por conta de um trio de jovens protagonistas meio apático .Acaba sendo mais uma vitrine da Industrial Light & Magic , responsável pelos efeitos visuais que incluem pioneiras CGis (o cavaleiro de vidro) .Mas esse "bolo de noiva visual" não sustenta a trama até porque nada daquilo é real (óbvio) ,sendo apenas um exibicionismo técnico . E por falar em trama a mesma lembra um pouco demais "Indiana Jones e o Templo da Perdição". Apesar desses pontos negativos o filme consegue ser um entretenimento razoável.
O Castelo Assombrado
3.8 69Corman fez um crossover de histórias criadas pelos celebrados Poe e Lovecraft com resultado mediano mas ajudado pelo elenco bacana (Price e Chaney Jr. bem confortáveis em seus respectivos papéis e a linda Debra,no seu último papel no Cinema, sempre é um colírio).
O Comboio do Medo
4.1 135Fracasso de bilheteria que teve o azar de estrear praticamente junto do primeiro "Star Wars", o que talvez nem fizesse tanta diferença porque , mesmo sendo uma produção muito bem executada por Friedkin , a verdade é que essa Aventura Dramática pareceu amarga e trágica demais para agradar o grande público. Cheio de momentos memoráveis e tecnicamente impressionantes (as cenas na ponte são icônicas), o filme é sufocante e tenso , antecipando em partes a estética de Apocalipse Now ,lançado 2 anos depois. Não por acaso Friedkin o considerava seu favorito entre os filmes que dirigiu. Merece o (tardio) reconhecimento.
O Santo
3.5 2Primeiro Satyajit Ray que vejo e não achei à altura da reputação do cineasta. É uma apenas boa comédia de costumes sobre charlatanismo religioso com direção às vezes inspirada .
Viver
4.4 166 Assista AgoraSensível trabalho do mestre Kurosawa com grande interpretação de Shimura , uma bonita meditação sobre a brevidade da vida e quanto dela pode passar sem ter sido realmente vivida . A decisão de
mostrar o personagem já morto quase uma hora antes do fim
Seis Mulheres Para o Assassino
3.9 90O Giallo quintessencial , combinação memorável de cores berrantes , sombras e personagens ambíguos em uma trama com muitas reviravoltas e violência (esse último elemento ficaria ainda mais acentuado nos filmes dos imitadores). Se o pontapé inicial do gênero havia sido "A Garota Que Sabia Demais" do mesmo Bava aqui o diretor codificou as regras visuais e dramatúrgicas do estilo.
Hanyo, a Empregada
3.5 44Superestimado Drama de Suspense com interpretações e diálogos canhestros , além de ficar quase inverossímil a partir da cena
da morte do menino por envenenamento
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraOutro "cavalo de tróia" feito prá agradar militonto e doutrinar. Parabéns prá equipe de marketing.
Faixa Vermelha 7000
3.2 5Pouco lembrado filme do mestre Hawks , que sofre um pouco por conta das cenas de corrida datadas que combinam tela verde e corridas reais . Além disso o tom é meio novelesco e cansativo , principalmente no terço final. Salva-se a sempre competente direção.
O Estigma da Infâmia
3.8 11Produção da Hammer distribuída pela Columbia que traz um tema perturbador mas felizmente sem cair no Exploitation. Irrita um pouco a passividade de alguns personagens mas no geral é um bom Thriller dramático.
Céu e Inferno
4.4 60Um ótimo Thriller/Drama Noir do mestre Kurosawa , com uma primeira hora excelente. Depois o filme cai um pouco mostrando de maneira até prolixa os rumos da investigação para pegar o sequestrador mas segue sendo um trabalho sólido e memorável , evitando maniqueísmos e abrindo caminho para discussões acerca de desigualdade social sendo razão, ou justificativa , para ações criminosas. Clássico!
De Repente na Escuridão
3.3 3Na maior parte do tempo é um Thriller psicológico que parece que vai enveredar pelo lance da atração lésbica da esposa pela nova empregada mas depois foca na paranóia (?) da mulher achando que está sendo traída pelo marido além da suposta maldição da boneca. As cenas com "efeito caleidoscópio" são interessantes e o final
com o ataque da garota fantasma é bem agitado e maluco, ainda que o filme nunca esclareça se realmente aquilo é real ou não(além da conclusão ser meio chupada de Trilogia do Terror(1975)
RoboCop: O Policial do Futuro
3.6 684 Assista AgoraPequena obra-prima de Verhoeven em que se faz comentários e críticas ao corporativismo e corrupção usando o formato de aventura Policial Sc-Fi. Bastante violento (às vezes exagerado ,como na absurda cena de teste do ED 209 ) ,com a dose certa de humor e ótimos vilões , o filme é bem melhor que tudo feito à partir dele, incluindo as continuações.
O Paraíso Infernal
3.9 26Mestre Hawks trabalha aqui com um tema que lhe é caro : amizade masculina em um ambiente de constante perigo, onde lealdade e sacrifício se fazem necessários. Tem também outro elemento constante na filmografia dele , presenças femininas fortes e bem delineadas (se bem que Jean perde protagonismo da metade em diante e Rita aparece tarde na história). Cary Grant está bem como protagonista num papel mais sério que de costume e as cenas de ação são boas (ainda que o uso de miniaturas seja perceptível).
Acampamento Sinistro
3.3 389Esse é um típico exemplo de filme que tem mais fama do que qualidade. Direção e elenco bem capengas , com clima que beira a paródia. Tem algumas cenas de morte razoáveis e o famoso plot twist final mas está longe de ser clássico , é mais um "cult" mesmo.
A Casa do Cemitério
3.4 106Terceira e última parte da trilogia "Portais do Inferno" e cuja história tem nada a ver com os anteriores (que também não tinham ligação direta entre si mas partilhavam muitos elementos).É basicamente um Slasher carregado no Gore e com uns lances envolvendo
fantasmas e até Sci-Fi!
Elementos
3.7 470Mais um FLOP monumental da Disney. Continuem assim!
Vigília nas Sombras
3.7 17 Assista AgoraThriller com trabalho de direção razoável e a presença estelar de Elizabeth, além de bons coadjuvantes (pena que a sensual loirinha Linda Hayden , presença marcante em filmes de gênero nos anos 60/70 , faça praticamente uma ponta). No final descamba pro Terror e conclui de forma ambígua.
Duro de Matar: A Vingança
3.6 299 Assista AgoraContinuação que expande a ação para toda a cidade de Nova York ,perdendo aquele "adicional de periculosidade" que era deixar o herói encurralado em cenários restritos. Aliás o filme é mesmo uma versão pasteurizada do primeiro , repetindo clichês (tem o sidekick negro ,o vilão cerebral , até a luta final com o capanga principal é chupada do 1 !!),com a violência mais atenuada. O trio central está até bem ,mas num retrospecto me agradou ainda menos que o anterior!
Enfeitiçados
3.1 3Mais uma produção de Terror da Shawn Brothers com sua cota de nudez gratuita e bizarrices. O vilão é um dos feiticeiros mais "hardcore" já vistos e sua batalha com o monge é o ponto alto . A primeira metade é meio cansativa , parece um longo comercial turístico da Tailândia , mas no geral é interessante.
A Patrulha da Madrugada
3.4 4Envolvente filme de Guerra do mestre Hawks com teor anti-bélico e enfatizando temas como amizade e sacrifício ,além de trazer algumas ótimas cenas de ação. Só a canastrice de Neil Hamilton (décadas mais tarde ele faria o comissário Gordon na série Batman com Adam West) fazendo do Major atrapalha um pouco.