O Giallo mais celebrado de Argento , feito num momento em que o diretor estava meio de saco cheio de trabalhar nesse estilo. Mas é uma boa síntese de sua estética , com a trama meio obscura (ou furada) debaixo de uma massiva atmosfera estilizada e com detalhes violentos , além da inesquecível trilha da banda Goblin . Uma obra indispensável desse gênero.
Drama erótico sobre uma relação que fatalmente desemboca para um extremo de abusos e obsessão. O filme é meio prejudicado pela fragilidade de Emmanuelle e a canastrice de Coyote quando o mesmo está na situação de inválido mas Polanski não "amacia" a situação e também é ajudado pela incrível trilha sonora. Prende a atenção e vale a pena.
Bom e injustamente esquecido Thriller feito para TV (nem prá DVD saiu) . Com poucos diálogos e sem excesso de explicações (as motivações do assassino são mostradas de maneira sutil) , o filme concilia momentos tensos ,boas interpretações e trilha sonora adequada.
Adaptação de peça direta e eficiente com grandes atuações do trio principal. O confronto com o passado sofrido da heroína é uma representação do momento em que passa o próprio país latino onde acontece a história (nunca nomeado) e sua situação pós-ditadura e o esforço para seguir em frente e superar o terror e a opressão. Cena que mostra bem que se trata de um Europeu e não um Americano dirigindo :
No que é basicamente uma exposição da alienação e desprezo sofridos pela figura do imigrante , Polanski concluiu a sua "trilogia dos apartamentos" remetendo ao clima de horror psicológico e paranoia vistos em "Repulsa ao Sexo" tendo o próprio como protagonista (mesmo ele não sendo grande ator acaba funcionando , conseguindo mostrar a vulnerabilidade pedida pelo papel). O equilíbrio delicado entre a tensão e humor macabro mais o ótimo elenco (mesmo que o personagem excêntrico de Isabelle não diga muito a que veio) contribuem para o resultado desse pequeno clássico.
Razoável Suspense com eventuais momentos criativos (e sensuais) típicos do diretor Larráz . Pena que o ritmo lento e o fato de que pouco acontece na história prejudiquem o resultado final.
Suspense Policial/Terror que é notável mais pelo fato de reunir três dos atores mais temperamentais do Cinema (Kinski, Reed e Williamson) do que por qualquer outra qualidade. No resto do elenco encontramos outras figuras famosas como a sensual Susan e o veterano dos Noir Hayden , mas tirando essa galera e uma ou outra cena mais elaborada o filme é medíocre , sofrendo ainda com um confronto final ridículo.
"Northeastern" estilizado e existencial de Gláuber e também seu filme mais famoso. Uma exposição feroz e teatral do tema favorito do diretor : o povo massacrado por uma realidade criada por poderosos e sua busca por salvadores e guias espirituais. Obviamente o espectador médio vai rejeitar a abordagem "não naturalista" mas a criatividade e paixão do diretor recompensam aqueles que procuram Arte e reflexão .Um dos nossos (poucos) clássicos .
Neo Noir com trama frágil que serve mais de vitrine para as composições de vanguarda do músico Arrigo Barnabé (que faz de maneira inexpressiva o protagonista). Pelo menos a anti-heroína Carla tem presença e os coadjuvantes são interessantes. No fim das contas vale mais como documento histórico da cena noturna paulistana.
Uma idéia muito boa , misturando Mockumentary e Found Footage . A ambientação setentista também conta pontos replicando bem o clima e humor dos programas de auditório da época . Mas o desenrolar da trama é meio previsível e o filme perde a chance de dispensar as CGIs e privilegiar efeitos práticos (melhor oportunidade prá isso ,impossível). O ato final é meio exagerado e o filme conclui de maneira ambígua , o que pode irritar o espectador casual . No geral , bom. P.S : O "James Randi cover" e a menina são os melhores do filme.
Essa reinvenção do clássico de 1954 acerta em cheio pela ambientação , garantindo desdobramentos e situações que realmente prendem o espectador e colocam o protagonista num arco de redenção impactante. A união do povo , deixado a própria sorte por politicagens e burocracias , contra um Godzilla mais vilão do que nunca (ainda que ele mesmo seja outra vítima do poderio militar americano) rende momentos memoráveis . Acima da média no gênero.
A estrela e atual bombshell do Cinema Americano Sydney Sweeney co-produziu esse Terror religioso que no fim é apenas regular : filmado em Roma aproveita razoavelmente bem as locações mas sofre dos vícios do atual cinema de gênero americano , com jump scares desnecessários e fotografia descolorida. Muitos aqui citaram semelhanças com Bebê de Rosemary mas dá prá comparar também com o mais recente "Corra!" por conta não só da conspiração dentro do convento como pela heroína abrindo o caminho de sua fuga na porrada . O final polêmico e aberto a interpretações (sem contar a esforçada interpretação de Sydney) é a melhor parte.
Um sólido Thriller dirigido por Ida , talvez o primeiro a ter a figura do caronista psicopata (um tipo de vilão que apareceria diversas vezes nas décadas seguintes) . Esse exercício de tensão talvez precisasse de um final mais impactante mas continua sendo acima da média.
Versão violenta e melancólica do confronto dos amigos Billy The Kid e Pat Garret , com um grande elenco contando com alguns veteranos do gênero e a curiosa participação de Bob Dylan (autor da memorável trilha). Como acontece com tantas outras cinebiografias o filme toma as suas liberdades criativas mas a sensibilidade de Peckinpah é notável (principalmente
Rázoavel estréia em longas de Peckinpah , prejudicada pelo ritmo meio moroso e vacilante. Mas tem bom elenco (destaque para a linda "Fordiana" Maureen ) e ocasionais momentos inspirados da direção , dando inequívoca humanidade aos personagens.
Comédia Musical até que simpática estrelada por trio de comediantes famoso na então URSS e pela bela Natalya (a bruxinha de Viy - O Espírito do Mal). Tem mais momentos bobos que propriamente engraçados mas as desventuras do atrapalhado herói garantem alguns sorrisos.
Thriller de baixo orçamento que antecipa alguma ideias e ambientações de "Jogos Mortais" e "Cubo". O problema principal é ter que aguentar o casal chato ,principalmente o ator principal feioso e péssimo. Final surpresa.
Raro exemplar de Ficção Científica nacional ,com elenco quase todo desconhecido com exceção de Norma Bengell . Produção bem modesta ,diálogos e interpretações "posados" e um tanto artificiais além de uma crítica superficial à exploração desmedida da Natureza e suas consequências . Apenas regular.
Épico religioso que é quase um "Quo Vadis?" ao contrário : agora é um escravo que se apaixona por uma nobre e ambos são perseguidos pela sua fé cristã. Com bons valores de produção o filme ainda aproveita para colocar na trama a figura de São Sebastião (ainda que a versão do filme seja diferente e os eventos ocorram anos depois da história oficial do santo) . O problema é mesmo o ritmo bem arrastado ,ainda que as cenas de luta sejam constantes e sangrentas. No fim das contas o maior chamariz é o elenco , com a linda e ruiva Rhonda Fleming , Fernando Rey sem barba e o feioso Serge Gainsbourg como vilão.
Uma das mais bem sucedidas produções da dupla Ivory/Merchant , sempre com sóbria direção e excelente elenco. Só não convence muito a pequena e comum Helena conquistando tantos pretendentes (seriam três com o pastor ,já que fica implícita a atração dele por ela). A cena do banho dos rapazes acaba sendo uma autoindulgência dos realizadores e Day-Lewis aparece meio afetado demais , mas esses são pequenos "poréns" em um trabalho que no geral é bem sólido.
Maior bilheteria da fase clássica do anti-herói Bond ,com grande ênfase nas cenas aquáticas ( o personagem passa mais tempo debaixo da água que o Aquaman ) . Isso acaba ficando meio cansativo apesar de algumas excelentes tomadas , mas é algo plenamente compensado pelo carisma de Connery , os ótimos vilões (o lendário Celi e a bela Luciana )a linda Claudine e o explosivo final.
Pequeno clássico da dupla Boetticher/Scott que prefere investir mais no desenvolvimento dos personagens do que na ação, o que pode incomodar o espectador casual . Mas é um Western bem interessante , com um memorável clímax .
Prelúdio Para Matar
4.0 258 Assista AgoraO Giallo mais celebrado de Argento , feito num momento em que o diretor estava meio de saco cheio de trabalhar nesse estilo. Mas é uma boa síntese de sua estética , com a trama meio obscura (ou furada) debaixo de uma massiva atmosfera estilizada e com detalhes violentos , além da inesquecível trilha da banda Goblin . Uma obra indispensável desse gênero.
Lua de Fel
3.9 377Drama erótico sobre uma relação que fatalmente desemboca para um extremo de abusos e obsessão. O filme é meio prejudicado pela fragilidade de Emmanuelle e a canastrice de Coyote quando o mesmo está na situação de inválido mas Polanski não "amacia" a situação e também é ajudado pela incrível trilha sonora. Prende a atenção e vale a pena.
O Monstro de Proveta
2.5 2Razoável Sci-Fi de Suspense discutindo os limites éticos da pesquisa científica . Final intrigante e acima da média.
Armadilha da Morte
3.6 6Bom e injustamente esquecido Thriller feito para TV (nem prá DVD saiu) . Com poucos diálogos e sem excesso de explicações (as motivações do assassino são mostradas de maneira sutil) , o filme concilia momentos tensos ,boas interpretações e trilha sonora adequada.
A Morte e a Donzela
3.6 73Adaptação de peça direta e eficiente com grandes atuações do trio principal. O confronto com o passado sofrido da heroína é uma representação do momento em que passa o próprio país latino onde acontece a história (nunca nomeado) e sua situação pós-ditadura e o esforço para seguir em frente e superar o terror e a opressão. Cena que mostra bem que se trata de um Europeu e não um Americano dirigindo :
Sigourney usando a própria calcinha prá ajudar a amordaçar Kingsley
Alerta Vermelho
2.2 2Razoável Thriller feito para TV com toques políticos e bom elenco.
O Inquilino
4.0 292No que é basicamente uma exposição da alienação e desprezo sofridos pela figura do imigrante , Polanski concluiu a sua "trilogia dos apartamentos" remetendo ao clima de horror psicológico e paranoia vistos em "Repulsa ao Sexo" tendo o próprio como protagonista (mesmo ele não sendo grande ator acaba funcionando , conseguindo mostrar a vulnerabilidade pedida pelo papel). O equilíbrio delicado entre a tensão e humor macabro mais o ótimo elenco (mesmo que o personagem excêntrico de Isabelle não diga muito a que veio) contribuem para o resultado desse pequeno clássico.
Scream... And Die!
2.5 4Razoável Suspense com eventuais momentos criativos (e sensuais) típicos do diretor Larráz . Pena que o ritmo lento e o fato de que pouco acontece na história prejudiquem o resultado final.
Terror Dentro da Noite
2.7 12Suspense Policial/Terror que é notável mais pelo fato de reunir três dos atores mais temperamentais do Cinema (Kinski, Reed e Williamson) do que por qualquer outra qualidade. No resto do elenco encontramos outras figuras famosas como a sensual Susan e o veterano dos Noir Hayden , mas tirando essa galera e uma ou outra cena mais elaborada o filme é medíocre , sofrendo ainda com um confronto final ridículo.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
4.1 430 Assista Agora"Northeastern" estilizado e existencial de Gláuber e também seu filme mais famoso. Uma exposição feroz e teatral do tema favorito do diretor : o povo massacrado por uma realidade criada por poderosos e sua busca por salvadores e guias espirituais. Obviamente o espectador médio vai rejeitar a abordagem "não naturalista" mas a criatividade e paixão do diretor recompensam aqueles que procuram Arte e reflexão .Um dos nossos (poucos) clássicos .
Cidade Oculta
3.3 32Neo Noir com trama frágil que serve mais de vitrine para as composições de vanguarda do músico Arrigo Barnabé (que faz de maneira inexpressiva o protagonista). Pelo menos a anti-heroína Carla tem presença e os coadjuvantes são interessantes. No fim das contas vale mais como documento histórico da cena noturna paulistana.
Entrevista com o Demônio
3.5 347Uma idéia muito boa , misturando Mockumentary e Found Footage . A ambientação setentista também conta pontos replicando bem o clima e humor dos programas de auditório da época . Mas o desenrolar da trama é meio previsível e o filme perde a chance de dispensar as CGIs e privilegiar efeitos práticos (melhor oportunidade prá isso ,impossível). O ato final é meio exagerado e o filme conclui de maneira ambígua , o que pode irritar o espectador casual . No geral , bom. P.S : O "James Randi cover" e a menina são os melhores do filme.
Godzilla: Minus One
4.0 448Essa reinvenção do clássico de 1954 acerta em cheio pela ambientação , garantindo desdobramentos e situações que realmente prendem o espectador e colocam o protagonista num arco de redenção impactante. A união do povo , deixado a própria sorte por politicagens e burocracias , contra um Godzilla mais vilão do que nunca (ainda que ele mesmo seja outra vítima do poderio militar americano) rende momentos memoráveis . Acima da média no gênero.
Imaculada
3.1 241A estrela e atual bombshell do Cinema Americano Sydney Sweeney co-produziu esse Terror religioso que no fim é apenas regular : filmado em Roma aproveita razoavelmente bem as locações mas sofre dos vícios do atual cinema de gênero americano , com jump scares desnecessários e fotografia descolorida. Muitos aqui citaram semelhanças com Bebê de Rosemary mas dá prá comparar também com o mais recente "Corra!" por conta não só da conspiração dentro do convento como pela heroína abrindo o caminho de sua fuga na porrada . O final polêmico e aberto a interpretações (sem contar a esforçada interpretação de Sydney) é a melhor parte.
O Mundo Odeia-Me
3.6 33 Assista AgoraUm sólido Thriller dirigido por Ida , talvez o primeiro a ter a figura do caronista psicopata (um tipo de vilão que apareceria diversas vezes nas décadas seguintes) . Esse exercício de tensão talvez precisasse de um final mais impactante mas continua sendo acima da média.
Pat Garrett e Billy the Kid
4.0 68 Assista AgoraVersão violenta e melancólica do confronto dos amigos Billy The Kid e Pat Garret , com um grande elenco contando com alguns veteranos do gênero e a curiosa participação de Bob Dylan (autor da memorável trilha). Como acontece com tantas outras cinebiografias o filme toma as suas liberdades criativas mas a sensibilidade de Peckinpah é notável (principalmente
na cena final do casal Pickens/Katy , por sinal mal aproveitados no filme)
Parceiros da Morte
3.4 13 Assista AgoraRázoavel estréia em longas de Peckinpah , prejudicada pelo ritmo meio moroso e vacilante. Mas tem bom elenco (destaque para a linda "Fordiana" Maureen ) e ocasionais momentos inspirados da direção , dando inequívoca humanidade aos personagens.
Sequestro no Cáucaso
3.6 9Comédia Musical até que simpática estrelada por trio de comediantes famoso na então URSS e pela bela Natalya (a bruxinha de Viy - O Espírito do Mal). Tem mais momentos bobos que propriamente engraçados mas as desventuras do atrapalhado herói garantem alguns sorrisos.
Beyond the 7th Door
1.2 2Thriller de baixo orçamento que antecipa alguma ideias e ambientações de "Jogos Mortais" e "Cubo". O problema principal é ter que aguentar o casal chato ,principalmente o ator principal feioso e péssimo. Final surpresa.
Abrigo Nuclear
3.4 23 Assista AgoraRaro exemplar de Ficção Científica nacional ,com elenco quase todo desconhecido com exceção de Norma Bengell . Produção bem modesta ,diálogos e interpretações "posados" e um tanto artificiais além de uma crítica superficial à exploração desmedida da Natureza e suas consequências . Apenas regular.
A Revolta dos Escravos
3.8 3Épico religioso que é quase um "Quo Vadis?" ao contrário : agora é um escravo que se apaixona por uma nobre e ambos são perseguidos pela sua fé cristã. Com bons valores de produção o filme ainda aproveita para colocar na trama a figura de São Sebastião (ainda que a versão do filme seja diferente e os eventos ocorram anos depois da história oficial do santo) . O problema é mesmo o ritmo bem arrastado ,ainda que as cenas de luta sejam constantes e sangrentas. No fim das contas o maior chamariz é o elenco , com a linda e ruiva Rhonda Fleming , Fernando Rey sem barba e o feioso Serge Gainsbourg como vilão.
Uma Janela Para o Amor
3.5 68Uma das mais bem sucedidas produções da dupla Ivory/Merchant , sempre com sóbria direção e excelente elenco. Só não convence muito a pequena e comum Helena conquistando tantos pretendentes (seriam três com o pastor ,já que fica implícita a atração dele por ela). A cena do banho dos rapazes acaba sendo uma autoindulgência dos realizadores e Day-Lewis aparece meio afetado demais , mas esses são pequenos "poréns" em um trabalho que no geral é bem sólido.
007 Contra a Chantagem Atômica
3.5 160 Assista AgoraMaior bilheteria da fase clássica do anti-herói Bond ,com grande ênfase nas cenas aquáticas ( o personagem passa mais tempo debaixo da água que o Aquaman ) . Isso acaba ficando meio cansativo apesar de algumas excelentes tomadas , mas é algo plenamente compensado pelo carisma de Connery , os ótimos vilões (o lendário Celi e a bela Luciana )a linda Claudine e o explosivo final.
O Homem Que Luta Só
3.6 25 Assista AgoraPequeno clássico da dupla Boetticher/Scott que prefere investir mais no desenvolvimento dos personagens do que na ação, o que pode incomodar o espectador casual . Mas é um Western bem interessante , com um memorável clímax .