Não é um filme triste, mas os capítulos da parte final são muito tristes. Tem escolhas que não são escolhas, são renúncias. Mas o filme é muito mais do que isso, mostra varios lados, há muito o que se dizer sobre ele. Conflito, derrota, lamentação e redenção são os estágios por quais percorre a estória de Sofia.
É a história de um relacionamento inconveniente; fadado a dar errado desde o início. O amor poderia ter mudado este destino? Não poderia, as condições comportamentais da sociedade (mais especificamente a traição de Hubbel) machucam Katie, e apesar de ter renunciado tantas vezes seus desejos para favorecer seu casamento, desta vez o "fato" é demais para Katie engolir. Sorte da protagonista que logo encontrou um novo amor que ainda assume a sua filha como se dele fosse! Um autêntico filme!
O filme é bom. Os fatos narrados é que são escandalosos. Um sistema onde o homem rico chinês pode ter quantas mulheres puder manter. Ele as mantém comfortavelmente, mas presas, submissas aos seus caprichos imaturos, e as tem de acordo com o seu humor temperamental é fraco. As mulheres por sua vez disputam o "comando" da família, embora sejam as tradições quem impõe as regras de convivencia e coerção. Não são dignas de prêmios como o filme relata. As massagens que antecedem a noite com o senhor é mera preparação para o uso do senhor. A quarta mulher ao questionar o esquema fica louca. A terceira é assassinada, tudo muito previsível num esquema comandado por um homem perverso e caprichoso.
Marguerite Gautier é uma mulher ambiciosa, fútil, caprichosa, vive num ambiente de colegas a quem chama de seus únicos amigos. Ela vive do dinheiro de homens. Todos se vestem muito bem, o ambiente é de festas, as mulheres não leem e mal sabem escrever. Ao encontrar o amor ela o evita porque é interesseira e pródiga, gasta mais do que tem, tem dívidas e não para de contrair novas. Além disso a mulher sozinha é abusada por credores insaldaveis. Quando por fim resolve aceitar o amor, condições sociais lhe são imposta de modo que se vê moralmente obrigada a deixá-lo. Então cai em desgraça, fica doente e tudo perde o sentido. "Talvez seja melhor eu viver no seu coração onde o mundo não me veja. Se eu morrer nosso amor será sempre puro."
Retrata a época, hábitos, dialogo, tudo de modo excelente. Os personagens, o sedutor Casanova que não quer mais seduzir, o escritor que é uma excelente pessoa e sobrevivente da pobreza, a condesa apaixonada e fiel à realeza, a Ama negra, o jovem Academico, a comerciante é o seu amante, o cabeleireiro, mantém diálogos interessantíssimos que falam da moral e política, e retratam a França da Revolução.
Vi uma versão mais recente, de 2013, mas não encontrei este registro aqui.
É uma estória tristíssima. Ana escolhe o amor. Perde o casamento e o respeito da sociedade. Depois escolhe a verdade, e depois a morte... suas escolhas são pautadas nos seus valores que não são os mesmos valores da sociedade em que vive. Muito triste.
Um filme excelente que retrata a dificuldade civil de um inicialmente pobre, depois prisioneiro e por fim um bem sucedido homem que é perseguido por todo o filme. Jean Valgean adquire um olhar capaz de enxergar o ser humano, até mesmo a dificuldade de uma pobre mulher a quem passa a prestar importante ajuda. O herói tem um coração enorme, e esta lógica parece ainda não encaixar no sistema da trama. Mas sua dura e longa trafegetoria não é em vão. A geração que se sucede é comprometida com ideal renovador e importantes valores.
Cenas de um Casamento
4.4 232É um filme antigo mas que até hoje se faz atual.
A Escolha de Sofia
4.0 514 Assista AgoraNão é um filme triste, mas os capítulos da parte final são muito tristes. Tem escolhas que não são escolhas, são renúncias. Mas o filme é muito mais do que isso, mostra varios lados, há muito o que se dizer sobre ele. Conflito, derrota, lamentação e redenção são os estágios por quais percorre a estória de Sofia.
Simone de Beauvoir: Não se nasce mulher
4.5 1Obrigatório. Importantíssimo. E lindo.
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista AgoraExcelente visão sobre os manicômios. A história passa no ano de 1963.
Nosso Amor de Ontem
3.9 117 Assista AgoraÉ a história de um relacionamento inconveniente; fadado a dar errado desde o início. O amor poderia ter mudado este destino? Não poderia, as condições comportamentais da sociedade (mais especificamente a traição de Hubbel) machucam Katie, e apesar de ter renunciado tantas vezes seus desejos para favorecer seu casamento, desta vez o "fato" é demais para Katie engolir. Sorte da protagonista que logo encontrou um novo amor que ainda assume a sua filha como se dele fosse! Um autêntico filme!
[/spoiler]
[spoiler]
[spoiler][/spoiler]
Lanternas Vermelhas
4.3 201O filme é bom. Os fatos narrados é que são escandalosos. Um sistema onde o homem rico chinês pode ter quantas mulheres puder manter. Ele as mantém comfortavelmente, mas presas, submissas aos seus caprichos imaturos, e as tem de acordo com o seu humor temperamental é fraco. As mulheres por sua vez disputam o "comando" da família, embora sejam as tradições quem impõe as regras de convivencia e coerção. Não são dignas de prêmios como o filme relata. As massagens que antecedem a noite com o senhor é mera preparação para o uso do senhor. A quarta mulher ao questionar o esquema fica louca. A terceira é assassinada, tudo muito previsível num esquema comandado por um homem perverso e caprichoso.
A Dama das Camélias
4.0 61 Assista AgoraMarguerite Gautier é uma mulher ambiciosa, fútil, caprichosa, vive num ambiente de colegas a quem chama de seus únicos amigos. Ela vive do dinheiro de homens. Todos se vestem muito bem, o ambiente é de festas, as mulheres não leem e mal sabem escrever. Ao encontrar o amor ela o evita porque é interesseira e pródiga, gasta mais do que tem, tem dívidas e não para de contrair novas. Além disso a mulher sozinha é abusada por credores insaldaveis. Quando por fim resolve aceitar o amor, condições sociais lhe são imposta de modo que se vê moralmente obrigada a deixá-lo. Então cai em desgraça, fica doente e tudo perde o sentido. "Talvez seja melhor eu viver no seu coração onde o mundo não me veja. Se eu morrer nosso amor será sempre puro."
[spoiler][/spoiler]
Casanova e a Revolução
3.7 19Retrata a época, hábitos, dialogo, tudo de modo excelente. Os personagens, o sedutor Casanova que não quer mais seduzir, o escritor que é uma excelente pessoa e sobrevivente da pobreza, a condesa apaixonada e fiel à realeza, a Ama negra, o jovem Academico, a comerciante é o seu amante, o cabeleireiro, mantém diálogos interessantíssimos que falam da moral e política, e retratam a França da Revolução.
Ana Karenina
3.3 1Vi uma versão mais recente, de 2013, mas não encontrei este registro aqui.
É uma estória tristíssima. Ana escolhe o amor. Perde o casamento e o respeito da sociedade. Depois escolhe a verdade, e depois a morte... suas escolhas são pautadas nos seus valores que não são os mesmos valores da sociedade em que vive. Muito triste.
Simplesmente Amor
3.5 889 Assista AgoraSimplesmente amor! Uma lógica rara em filmes mas suave e gostosa de se assistir.
[spoiler][/spoiler]
Os Miseráveis
4.1 4,2K Assista AgoraUm filme excelente que retrata a dificuldade civil de um inicialmente pobre, depois prisioneiro e por fim um bem sucedido homem que é perseguido por todo o filme. Jean Valgean adquire um olhar capaz de enxergar o ser humano, até mesmo a dificuldade de uma pobre mulher a quem passa a prestar importante ajuda. O herói tem um coração enorme, e esta lógica parece ainda não encaixar no sistema da trama. Mas sua dura e longa trafegetoria não é em vão. A geração que se sucede é comprometida com ideal renovador e importantes valores.
[/spoiler]
[spoiler]