Por mais que seja um dos primeiros filmes do Myazaki e que a finalidade não fosse realmente o público infantil, trazendo os aspectos fantásticos de forma mais regulada e mais parecido com uma novel, não se deixa de perceber os incríveis e sutis detalhes do diretor no filme, explorando a fantasia por um outro viés e trazendo toda a riqueza da animação à tona.
O filme representa bem os pensamentos e comportamentos do Paul, mas peca grandiosamente em uma interpretação caricatural negativa do John, de toda forma, alguns diálogos travados são baseados com grande veracidade nas falas, aproximando-se muito bem de algo realmente concreto.
O filme prende muito e tem uma história realmente comovente, além de representações bem fiéis ao uso de enteógenos, apesar disso, trás uma má aproveitação do roteiro em direção, mas vale a pena assistir.
Acredito primeiramente que, se a intenção do diretor foi realmente produzir o filme do jeito que se deu, ele foi muito bem sucedido. Relatar a representação dos acontecimentos e cotidiano que influenciam na evolução de uma pessoa dentro da cultura norteamericana não poderia ter sido mais simples e honesto como se desenrolou o filme inteiro, não marcado por grandes e enormes acontecimentos pra se registrar uma forte emoção impactante nos espectadores, mas conquistar a afeição pelo crescimento de forma que podemos acompanhar, pra mim, sinceramente foi um privilégio e, nascendo mais ou menos na mesma época e influenciado por várias coisas em comum, a identificação ainda se torna mais forte e a grande sacada do filme, pra mim, está firmemente implicada nisso, na fidelidade do cotidiano norteamericano e os diversos acontecimentos que vão constituindo a personalidade dos personagens envolvidos e pela grande capacidade de resumir doze anos de filmagem em, sim, apenas três horas.
A doce ironia do filme é que pra se notar e valorizar uma coisa boa, uma ruim precisa acontecer, a guerra pela paz, o esquecimento pelo sentimento de eternidade, o desejo impossível pelo amor, a partida pela vontade de ficar. A dor não se apaga, sempre deixa cicatrizes.
A vida de uma alma que se tornou reclusa porque decidiu viver toda a sua vida nas sombras de um desejo não correspondido, insistindo em cair no abismo de si mesmo.
Apostando em uma nova linha, Miyazaki fez Vidas ao Vento com um teor muito mais duro do que os outros filmes que eu vi até então em sua filmografia, largando mão um tanto das estruturas fantásticas dos outros filmes dele, criando assim um romance bem adulto, mas o interessante é que ainda assim, em uma temática dura e com um roteiro duro, Miyazaki consegue abrir brecha pra ser tenro, tenro nos sonhos, tenro no vento e, principalmente, tenro no amor e essas brechas do filme me soam como a maneira como a gente escapa da dureza da vida adulta e relembra um pouco a infância, o fantástico, amor e sonhos são uma forma de re-experimentar o fantástico na vida adulta, um jeito de escapar disso e ser leve como o vento, voando pelos céus tentando sobreviver.
Mais um filme caralhoso sobre o maior conflito da existência humana, a luta entre semear o desespero ou a vida e combater toda forma de desespero que nos leva a criar demônios e fantasmas aterrorizantes dentro da nossa cabeça, os nossos próprios infernos, mas é só um pesadelo, só um pesadelo.
AÊ CARAI QUE FILME FANTÁSTICO, MERMÃO! E o mais incrível é que o extraordinário, o fantástico, o explosivo está TODO intrínseco nas coisas simples, cotidianas, rotineiras. Fico imaginando uma dona de casa assistindo a esse filme ou lendo a obra de Virginia Woolf, o destroço não é pouco. O filme trás uma mensagem fortíssima sobre "encarar as coisas de frente", peitar mesmo, seja em uma vida pacata em uma cidade interiorana, no cotidiano da família cerca branca nos subúrbios ou mesmo vivendo a história dentro de um livro. O filme é sobre desespero e esperança, o filme é sobre se deixar levar ou lutar contra isso até chegar o dia em que você vai abrir as janelas e vai sentir O momento, a felicidade chegando e inundando cada parte do seu corpo e tudo vai parecer possível, todo o suor, todo o cansaço inteiramente esgotados para esse momento pleno que logo se perde, mas a lembrança é eterna e a vontade de acordar todos os dias e escancarar as mesmas janelas esperando que algum dia, por acaso, aquilo volte a ser sentido. Era a morte e elas escolheram a vida, porque não se dá pra viver em paz evitando a vida e no meu final, ninguém precisa morrer pro outro sobreviver.
get busy living or get busy dying, quando você é um pássaro enjaulado, você simplesmente escolhe entre definhar ou se debater dentro da jaula até uma oportunidade de sair voando com as asas bem abertas e é sobre isso o filme inteiro: get busy living or get busy dying, escolhas.
Uma Viagem Extraordinária
4.1 611 Assista AgoraTem momentos que você se sente dentro de um filme do Wes Anderson :D
O Castelo no Céu
4.2 326 Assista AgoraPor mais que seja um dos primeiros filmes do Myazaki e que a finalidade não fosse realmente o público infantil, trazendo os aspectos fantásticos de forma mais regulada e mais parecido com uma novel, não se deixa de perceber os incríveis e sutis detalhes do diretor no filme, explorando a fantasia por um outro viés e trazendo toda a riqueza da animação à tona.
Tudo Entre Nós
4.1 30O filme representa bem os pensamentos e comportamentos do Paul, mas peca grandiosamente em uma interpretação caricatural negativa do John, de toda forma, alguns diálogos travados são baseados com grande veracidade nas falas, aproximando-se muito bem de algo realmente concreto.
Paraísos Artificiais
3.2 1,8K Assista AgoraO filme prende muito e tem uma história realmente comovente, além de representações bem fiéis ao uso de enteógenos, apesar disso, trás uma má aproveitação do roteiro em direção, mas vale a pena assistir.
Cabra Marcado Para Morrer
4.5 253 Assista AgoraLindo retrato do surgimento do sentimento de luta e apropriação de terras da luta camposa, grande tragédia.
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraAcredito primeiramente que, se a intenção do diretor foi realmente produzir o filme do jeito que se deu, ele foi muito bem sucedido. Relatar a representação dos acontecimentos e cotidiano que influenciam na evolução de uma pessoa dentro da cultura norteamericana não poderia ter sido mais simples e honesto como se desenrolou o filme inteiro, não marcado por grandes e enormes acontecimentos pra se registrar uma forte emoção impactante nos espectadores, mas conquistar a afeição pelo crescimento de forma que podemos acompanhar, pra mim, sinceramente foi um privilégio e, nascendo mais ou menos na mesma época e influenciado por várias coisas em comum, a identificação ainda se torna mais forte e a grande sacada do filme, pra mim, está firmemente implicada nisso, na fidelidade do cotidiano norteamericano e os diversos acontecimentos que vão constituindo a personalidade dos personagens envolvidos e pela grande capacidade de resumir doze anos de filmagem em, sim, apenas três horas.
Hiroshima, Meu Amor
4.2 315 Assista AgoraA doce ironia do filme é que pra se notar e valorizar uma coisa boa, uma ruim precisa acontecer, a guerra pela paz, o esquecimento pelo sentimento de eternidade, o desejo impossível pelo amor, a partida pela vontade de ficar. A dor não se apaga, sempre deixa cicatrizes.
Morangos Silvestres
4.4 657A vida de uma alma que se tornou reclusa porque decidiu viver toda a sua vida nas sombras de um desejo não correspondido, insistindo em cair no abismo de si mesmo.
Madame Bovary
3.5 77 Assista AgoraÓtimo livro, péssima adaptação.
Sin City: A Cidade do Pecado
3.8 1,3K Assista AgoraLembrar de sempre que ver uma garotinha em perigo, salvá-la, porque ela pode virar uma stripper gostosa no futuro.
Nausicaä do Vale do Vento
4.3 453 Assista AgoraNunca mais mato uma barata sequer.
Azul é a Cor Mais Quente
3.7 4,3K Assista AgoraMalhação para cults.
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KPorém só teve uma coisa que o escritor não notou, ninguém é completamente sozinho se andar por aí acompanhado de uma história.
Vidas ao Vento
4.1 603 Assista AgoraApostando em uma nova linha, Miyazaki fez Vidas ao Vento com um teor muito mais duro do que os outros filmes que eu vi até então em sua filmografia, largando mão um tanto das estruturas fantásticas dos outros filmes dele, criando assim um romance bem adulto, mas o interessante é que ainda assim, em uma temática dura e com um roteiro duro, Miyazaki consegue abrir brecha pra ser tenro, tenro nos sonhos, tenro no vento e, principalmente, tenro no amor e essas brechas do filme me soam como a maneira como a gente escapa da dureza da vida adulta e relembra um pouco a infância, o fantástico, amor e sonhos são uma forma de re-experimentar o fantástico na vida adulta, um jeito de escapar disso e ser leve como o vento, voando pelos céus tentando sobreviver.
Terror em Silent Hill
3.5 1,5K Assista AgoraMais um filme caralhoso sobre o maior conflito da existência humana, a luta entre semear o desespero ou a vida e combater toda forma de desespero que nos leva a criar demônios e fantasmas aterrorizantes dentro da nossa cabeça, os nossos próprios infernos, mas é só um pesadelo, só um pesadelo.
As Horas
4.2 1,4KAÊ CARAI QUE FILME FANTÁSTICO, MERMÃO!
E o mais incrível é que o extraordinário, o fantástico, o explosivo está TODO intrínseco nas coisas simples, cotidianas, rotineiras. Fico imaginando uma dona de casa assistindo a esse filme ou lendo a obra de Virginia Woolf, o destroço não é pouco. O filme trás uma mensagem fortíssima sobre "encarar as coisas de frente", peitar mesmo, seja em uma vida pacata em uma cidade interiorana, no cotidiano da família cerca branca nos subúrbios ou mesmo vivendo a história dentro de um livro. O filme é sobre desespero e esperança, o filme é sobre se deixar levar ou lutar contra isso até chegar o dia em que você vai abrir as janelas e vai sentir O momento, a felicidade chegando e inundando cada parte do seu corpo e tudo vai parecer possível, todo o suor, todo o cansaço inteiramente esgotados para esse momento pleno que logo se perde, mas a lembrança é eterna e a vontade de acordar todos os dias e escancarar as mesmas janelas esperando que algum dia, por acaso, aquilo volte a ser sentido. Era a morte e elas escolheram a vida, porque não se dá pra viver em paz evitando a vida e no meu final, ninguém precisa morrer pro outro sobreviver.
Um Sonho de Liberdade
4.6 2,4K Assista Agoraget busy living or get busy dying, quando você é um pássaro enjaulado, você simplesmente escolhe entre definhar ou se debater dentro da jaula até uma oportunidade de sair voando com as asas bem abertas e é sobre isso o filme inteiro: get busy living or get busy dying, escolhas.
O Desprezo
4.0 266https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10411035_10152663310554933_6114700947203921567_n.jpg?oh=b75db4e7470fb3192848c286d9404d16&oe=5463E471
O Desprezo
4.0 266Uma tragédia digna de um troiano.
A Revolução Dos Bichos
3.8 111Mais do que político, é um filme sobre essência.
Praia do Futuro
3.4 935 Assista AgoraO filme todo te trás umas imagens que você não para de ser puxado por elas e jogado pra um sentimento de liberdade infinita.
Crianças Lobo
4.4 339L
I
N
D
Õ
E
S
O Castelo Animado
4.4 1,3K Assista AgoraOs demônios também tem coração.
Sharknado
2.0 832 Assista AgoraQuem fez isso é o zoão mais gênio que eu conheci em toda a minha vida.