"(...) Uma vez que conheçamos um número um, nós acreditamos que conhecemos o número dois, porque um mais um é igual a dois. Nós esquecemos que, primeiro, nós temos que saber o significado de somar (...)"
"Há duas pessoas em uma floresta, e elas se deparam com um urso. A primeira pessoa ficou de joelhos para orar. A segunda pessoa começou a calçar as suas botas. A primeira pessoa pergunta para a segunda: 'Meu querido amigo, o que você está fazendo? Você não pode correr mais que um urso'. E, então, a segunda pessoa responde: 'Eu não vou correr mais que ele. Eu apenas tenho que correr mais que você.'"
Muitos irão discordar, mas na minha opinião, embora os 2 filmes sejam obras-primas, "Red Dragon" supera "The Silence of The Lambs" em termos de suspense e de prender o espectador na trama. É claro que, esteticamente, "The Silence of The Lambs" é muito superior: como por exemplo, já foi mostrado que em "The Silence of The Lambs" o ator Anthony Hopkins que faz o papel de Hannibal Lecter não pisca o olho em quase nenhuma cena causando todo um suspense, etc., mas o meu favorito; que me prendeu mais na trama de toda a franquia, é "Red Dragon".
- Na época de "Atalante" o cinema francês, com exceção de Renoir, estava dentro de um nevoeiro. Havia um cinema comercial, que acho muito fraco e que era um sub-produto da literatura e do teatro, sobretudo na época do cinema falado. Havia uma vanguarda que estava no fim e não participava do cinema, e Vigo foi o primeiro cineasta de vanguarda profissional. Sozinho, pois o cinema, durante a "avant-garde" era a manifestação de curiosidade passageira de um pintor ou de alguém que era a favor do mecenato que se divertia fazendo um filme. Ou como Cocteau que era, antes de tudo, um escritor fazendo poesia. Vigo foi o primeiro cineasta da vanguarda profissional. Um pouco como Godard hoje em dia. Entretanto, acho que era uma coisa que havia se perdido, aliás, toda a ideia do Vanguardismo dentro da profissão. - Você nota uma comunhão de espírito entre Vigo e os cineastas mais recentes? - Creio que sim. Enfim, Vigo poderia ter sido uma grande influência no cinema e que não aconteceu totalmente, pois ele morreu muito jovem. [...] "Atalante" não teve sucesso. Praticamente foi engavetado. Se Vigo tivesse continuado, penso que ele teria sido certamente uma influência sobre o cinema [...] e isso não aconteceu. Acho que podemos dizer que o cinema de Vigo revelou-se em 1959, com "Acossado". Acho que o filho de "Atalante" é, sem dúvidas, "Acossado". Acho que entre os dois houve um cinema interessante mas que não era tão vivo, que não era mais o mesmo. - Você está falando da visão de Godard da realidade e poesia? - Sim, e ainda de intimidade. Por exemplo, há todo um aspecto de "Atalante". Somos sempre distraídos pelo material exterior e dizemos: é uma história de barco, com a noite, com nevoeiros, fumaça, luz difusa, mas esquecemos que é um dos raros filmes sobre casais. Um casal jovem. Quer dizer, sobre a dificuldade dos primeiros anos de casamento, por exemplo. É isso que o torna um filme único.
Palavras de François Truffaut em entrevista realizada por Eric Rohmer, 1968.
"Dentro da primeira trilogia, 'Star Wars, O Retorno de Jedi' é a ultima parte de uma peça em três atos. Por sua natureza, foi o episódio no qual muitos fios complicados e soltos precisavam ser amarrados em uma resolução adequadamente triunfante. De fato, a estrutura de história que escolhi no início da trilogia deixou tantos pontos do enredo a serem resolvidos em 'O Retorno de Jedi' que a criação do roteiro provou ser um dos maiores desafios. Han Solo precisava ser resgatado. Leia precisava escolher entre Luke e Han. Luke precisava decidir se juntaria forças com o pai ou o combateria, Yoda e Ben precisavam revelar quem era a 'outra' esperança dos Jedi. Mais do que nos dois filmes anteriores, 'O Retorno de Jedi' me deu a oportunidade de explorar questões filosóficas que me são muito caras. Um tema central da trilogia é o potencial de bondade que existe dentro de cada pessoa e é percebido apenas pelas escolhas que cada um de nós faz. Em 'O Retorno de Jedi', consegui desenvolver esse tema no confronto dramático entre Luke Skywalker e Darth Vader diante do Imperador. Uma das grandes preocupações de Star Wars era a tensão entre a humanidade e a tecnologia, uma questão que para mim de fato remonta aos meus primeiros filmes. Em 'O Retorno de Jedi', o tema permanece o mesmo, enquanto a mais simples das forças naturais derruba as armas aparentemente invencíveis do Império maligno."
George Lucas para a edição especial de Star Wars VI - Return of the Jedi, 1983
"Cheguei à conclusão que esses encontros são como combos do McDonald's. Nas fotos todos somos mais bonitos, maiores e mais apetitosos que na realidade. Cada vez que vou à um encontro, é a mesma decepção de ver um BigMac."
Alphaville
3.9 177 Assista Agora"(...) Uma vez que conheçamos um número um, nós acreditamos que conhecemos o número dois, porque um mais um é igual a dois. Nós esquecemos que, primeiro, nós temos que saber o significado de somar (...)"
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista Agora"Há duas pessoas em uma floresta, e elas se deparam com um urso. A primeira pessoa ficou de joelhos para orar. A segunda pessoa começou a calçar as suas botas. A primeira pessoa pergunta para a segunda: 'Meu querido amigo, o que você está fazendo? Você não pode correr mais que um urso'. E, então, a segunda pessoa responde: 'Eu não vou correr mais que ele. Eu apenas tenho que correr mais que você.'"
Dragão Vermelho
4.0 894 Assista AgoraMuitos irão discordar, mas na minha opinião, embora os 2 filmes sejam obras-primas, "Red Dragon" supera "The Silence of The Lambs" em termos de suspense e de prender o espectador na trama. É claro que, esteticamente, "The Silence of The Lambs" é muito superior: como por exemplo, já foi mostrado que em "The Silence of The Lambs" o ator Anthony Hopkins que faz o papel de Hannibal Lecter não pisca o olho em quase nenhuma cena causando todo um suspense, etc., mas o meu favorito; que me prendeu mais na trama de toda a franquia, é "Red Dragon".
O Atalante
4.1 60 Assista Agora- Na época de "Atalante" o cinema francês, com exceção de Renoir, estava dentro de um nevoeiro. Havia um cinema comercial, que acho muito fraco e que era um sub-produto da literatura e do teatro, sobretudo na época do cinema falado. Havia uma vanguarda que estava no fim e não participava do cinema, e Vigo foi o primeiro cineasta de vanguarda profissional. Sozinho, pois o cinema, durante a "avant-garde" era a manifestação de curiosidade passageira de um pintor ou de alguém que era a favor do mecenato que se divertia fazendo um filme. Ou como Cocteau que era, antes de tudo, um escritor fazendo poesia. Vigo foi o primeiro cineasta da vanguarda profissional. Um pouco como Godard hoje em dia. Entretanto, acho que era uma coisa que havia se perdido, aliás, toda a ideia do Vanguardismo dentro da profissão.
- Você nota uma comunhão de espírito entre Vigo e os cineastas mais recentes?
- Creio que sim. Enfim, Vigo poderia ter sido uma grande influência no cinema e que não aconteceu totalmente, pois ele morreu muito jovem. [...] "Atalante" não teve sucesso. Praticamente foi engavetado. Se Vigo tivesse continuado, penso que ele teria sido certamente uma influência sobre o cinema [...] e isso não aconteceu. Acho que podemos dizer que o cinema de Vigo revelou-se em 1959, com "Acossado". Acho que o filho de "Atalante" é, sem dúvidas, "Acossado". Acho que entre os dois houve um cinema interessante mas que não era tão vivo, que não era mais o mesmo.
- Você está falando da visão de Godard da realidade e poesia?
- Sim, e ainda de intimidade. Por exemplo, há todo um aspecto de "Atalante". Somos sempre distraídos pelo material exterior e dizemos: é uma história de barco, com a noite, com nevoeiros, fumaça, luz difusa, mas esquecemos que é um dos raros filmes sobre casais. Um casal jovem. Quer dizer, sobre a dificuldade dos primeiros anos de casamento, por exemplo. É isso que o torna um filme único.
Palavras de François Truffaut em entrevista realizada por Eric Rohmer, 1968.
Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi
4.3 915 Assista Agora"Dentro da primeira trilogia, 'Star Wars, O Retorno de Jedi' é a ultima parte de uma peça em três atos. Por sua natureza, foi o episódio no qual muitos fios complicados e soltos precisavam ser amarrados em uma resolução adequadamente triunfante.
De fato, a estrutura de história que escolhi no início da trilogia deixou tantos pontos do enredo a serem resolvidos em 'O Retorno de Jedi' que a criação do roteiro provou ser um dos maiores desafios. Han Solo precisava ser resgatado. Leia precisava escolher entre Luke e Han. Luke precisava decidir se juntaria forças com o pai ou o combateria, Yoda e Ben precisavam revelar quem era a 'outra' esperança dos Jedi.
Mais do que nos dois filmes anteriores, 'O Retorno de Jedi' me deu a oportunidade de explorar questões filosóficas que me são muito caras. Um tema central da trilogia é o potencial de bondade que existe dentro de cada pessoa e é percebido apenas pelas escolhas que cada um de nós faz. Em 'O Retorno de Jedi', consegui desenvolver esse tema no confronto dramático entre Luke Skywalker e Darth Vader diante do Imperador.
Uma das grandes preocupações de Star Wars era a tensão entre a humanidade e a tecnologia, uma questão que para mim de fato remonta aos meus primeiros filmes. Em 'O Retorno de Jedi', o tema permanece o mesmo, enquanto a mais simples das forças naturais derruba as armas aparentemente invencíveis do Império maligno."
George Lucas
para a edição especial de
Star Wars VI - Return of the Jedi, 1983
A Garota da Fábrica de Fósforos
3.9 161 Assista AgoraTem uma frase na última música tocada no filme que, na minha opinião, é a que mais resume Iris:
"Quando a pessoa dá tudo e só recebe decepções,
o baú das lembranças é cada vez mais difícil de carregar.
Agora já não brilha a flor do meu amor..."
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
4.3 2,3K Assista Agora"Cheguei à conclusão que esses encontros são como combos do McDonald's. Nas fotos todos somos mais bonitos, maiores e mais apetitosos que na realidade. Cada vez que vou à um encontro, é a mesma decepção de ver um BigMac."