Filme incrível, que satisfação poder conferir uma obra nacional tão empolgante na telona! Tirando algumas cenas (rápidas) em que os efeitos ficaram zuadinhos, todo o restante é ótimo! Para mim, o ápice é quando
o piloto faz o avião cair de bico pra baixo: aquele momento de suspensão da gravidade – intensificado pela pausa no som – fez eu me sentir dentro do filme.
Este filme seria tão mais potente se fosse falado em francês! Não que o elenco principal precisasse se tornar fluente, mas um intensivão para, pelo menos, decorar as falas, acho que não custava nada, né? Napoleão arrotando nacionalismo o tempo todo, uniforme com bandeira da França enrolada na cintura... E o que ouvimos? O famigerado inglês, mesmo idioma do principal inimigo militar de Bonaparte: a Inglaterra.
Outra coisa que me incomodou é que, na primeira metade do filme, fica difícil aceitar que um ator visivelmente de meia-idade está interpretando um homem de 20 e poucos anos (o cara se tornou general aos 24!). Essa questão da precocidade, que acredito ser algo importante quando pensamos na vida do líder francês, é algo que se perde por conta disso.
Para não ficar só nas críticas, gostei bastante das cenas de batalhas, todas muito bem construídas por Ridley Scott.
uma viagem a Buenos Aires, assisti esse filme em um cinema de rua chamado Cine Gaumont, a 400 pesos a entrada (equivalente, na época, a 2,40 reais). Mesmo sem falar espanhol (obviamente, não tinha legendas) e, com isso, perdendo algumas falas, consegui entender o contexto geral. É um filme leve, despretensioso e divertido. Valeu demais a experiência!
Elena, com toda a razão do mundo, não fica com pudores por arrancar 40 anos de vida da filha de Sophie Theissen. Afinal, a vilã que depois compensasse o que a menina perdeu dando-lhe os anos que roubou de Elena – e as idades das três seriam restauradas como eram no início. Ou, como de fato acontece no filme, Sophie que usasse seus colossais recursos financeiros e tecnológicos para encontrar (e pagar por) outro "doador" para Marie.
da ausência de final feliz clichê entre os protagonistas. Cada um seguiu um rumo completamente diferente: Elena aparentemente constituiu uma família, enquanto Max, em um processo de redenção por seus anos como peão consciente e bem remunerado do capitalismo, juntou-se à resistência armada contra a Aeon.
Kaya, a chefe de segurança de Sophie, deserta de seu posto para não compactuar mais com o "mercado de vidas" da empresária.
Os filmes norte-americanos costumam contar histórias de "rebeliões contra o sistema" com finais muitas vezes reacionários: contesta-se o status-quo, admite-se que ele precisa melhorar um pouco, mas não se tolera uma solução revolucionária – pode-se criticar, mas sem apelar para "extremismos", sem chacoalhar demais a roda do capital. Já o cinema europeu parece apelar menos a esse falso moralismo que aos estadunidenses é tão caro.
— Titã era como a maioria dos planetas: bocas sobrando, comida faltando. E quando nos deparamos com a extinção, eu ofereci uma solução. — Genocídio. — Mas aleatório, imparcial, sem privilegiar pobres ou ricos. E eles me chamaram de louco.
existe gente rica e gente passando fome, então, pelo amor dos deuses, a solução não deveria ser usar a riqueza de quem tem muito pra alimentar quem não tem nada?
- pugilista amador buscando uma chance de provar seu talento; - início de romance com a futura esposa; - treinamento com um lutador aposentado; - luta final contra um adversário profissional, mais bem preparado e arrogante; - protagonista aguenta todos os rounds, mas perde nos pontos; - não vence a luta, mas ganha o respeito de todos.
Mas isso não é demérito algum. O filme é muito bem feito e divertido. Michael B. Jordan convence no papel, tem uma química muito boa com a Tessa Thompson e me deixou ansioso para ver as continuações (escrevo em 14/03/23 e Creed III está em cartaz nos cinemas).
Quando mostraram a história da esposa do policial, ela ter morrido num acidente e tal, pensei "Hum, por que mostrariam isso assim, gratuitamente? Deve ser o policial querendo vingança porque o cara atropelou a esposa dele". Batata! Só não imaginava que a moça seria a filha, isso me surpreendeu bastante.
Excelentes atuações do Christian Bale (mostrando que, sem aquela tonelada de CGI de Amor e Trovão, é sempre um tremendo ator) e do Harry Melling, e uma fotografia linda. No mais, o enredo não me pegou, achei meio sem graça.
Depois de flertar com o terror em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e entregar uma ode à galhofa em Thor: Amor e Trovão, eis que a Dona Marvel nos presenteia com um filme sério, quase nada de alívios cômicos, e tendo como tema central o luto – não apenas de um personagem,
A mudança de sua origem – como um descendente do povo Maia, ao invés dos míticos habitantes de Atlântida – ficou muito interessante, dando margem para usar a exploração de seus antepassados pelos colonizadores espanhóis como o motivo inicial de sua aversão ao "mundo da superfície".
Pela primeira vez, assisti Watchmen depois de ter lido a HQ.
Continua um filmaço, mas que fica pequeno perto da obra original. E nem é por demérito dos realizadores (gosto do Snyder, by the way), mas acho que simplesmente não é possível transpor todas as nuances de compreensão do quadrinho para outra mídia. Os detalhes fazem muita diferença na leitura; no filme, muitos deles passam batido.
Recomendo a versão estendida, com 3h30min, mais ou menos, de duração. Inclui a animação Contos do Cargueiro Negro.
Se o governo estadunidense cultivasse pela Venezuela 5% da amizade e respeito que Oliver Stone cultivava por Hugo Chávez, a América Latina seria um lugar tão melhor.
Aquele tipo de filme ruim que a gente assiste com gosto. A desenvoltura do mestre Bruce Lee na frente das câmeras supera quaisquer problemas de roteiro, direção, atuações. Estava reparando que nas cenas em que ele se aquece, dando socos e chutes curtos na frente do espelho, quase não dá para acompanhar seus movimentos. O cara era excepcional! Um nível de desenvolvimento físico que meros mortais como nós não são capazes nem de conceber.
Ao contrário da maioria, achei esse filme bem legal.
Ainda prefiro os dois filmes anteriores, mas achei válida essa releitura da origem do grupo. Gostei bastante de ver a Sue tendo seus poderes melhor explorados do que na versão com a Jessica Alba.
Não posso fazer comparação com os quadrinhos, pois ainda estou engatinhando na leitura do Quarteto (até agora, só as cinco primeiras histórias, pela Coleção Clássica Marvel), mas pensando neste aqui como um filme isolado, não achei essa bomba toda que dizem.
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
4.0 550 Assista AgoraMeu deus, que novelão maravilhoso! <3
O Sequestro do Voo 375
3.8 193 Assista AgoraFilme incrível, que satisfação poder conferir uma obra nacional tão empolgante na telona!
Tirando algumas cenas (rápidas) em que os efeitos ficaram zuadinhos, todo o restante é ótimo! Para mim, o ápice é quando
o piloto faz o avião cair de bico pra baixo: aquele momento de suspensão da gravidade – intensificado pela pausa no som – fez eu me sentir dentro do filme.
Napoleão
3.1 323 Assista AgoraEste filme seria tão mais potente se fosse falado em francês! Não que o elenco principal precisasse se tornar fluente, mas um intensivão para, pelo menos, decorar as falas, acho que não custava nada, né?
Napoleão arrotando nacionalismo o tempo todo, uniforme com bandeira da França enrolada na cintura... E o que ouvimos? O famigerado inglês, mesmo idioma do principal inimigo militar de Bonaparte: a Inglaterra.
Outra coisa que me incomodou é que, na primeira metade do filme, fica difícil aceitar que um ator visivelmente de meia-idade está interpretando um homem de 20 e poucos anos (o cara se tornou general aos 24!). Essa questão da precocidade, que acredito ser algo importante quando pensamos na vida do líder francês, é algo que se perde por conta disso.
Para não ficar só nas críticas, gostei bastante das cenas de batalhas, todas muito bem construídas por Ridley Scott.
El Duelo
3.2 2uma viagem a Buenos Aires, assisti esse filme em um cinema de rua chamado Cine Gaumont, a 400 pesos a entrada (equivalente, na época, a 2,40 reais).
Mesmo sem falar espanhol (obviamente, não tinha legendas) e, com isso, perdendo algumas falas, consegui entender o contexto geral. É um filme leve, despretensioso e divertido. Valeu demais a experiência!
El Camino: Um Filme de Breaking Bad
3.7 842 Assista AgoraQuero pensar que,
depois de ir pro Alasca, o Jesse enfim conseguiu ser feliz e viver em paz, com esposa, filhos, dois cachorros e um gato.
Retratos Fantasmas
4.2 229 Assista AgoraQue vontade de ir nesses cinemas de rua de Recife! <3
Paraíso
3.2 161 Assista AgoraAo contrário de muitos aqui, gostei bastante do final.
Elena, com toda a razão do mundo, não fica com pudores por arrancar 40 anos de vida da filha de Sophie Theissen. Afinal, a vilã que depois compensasse o que a menina perdeu dando-lhe os anos que roubou de Elena – e as idades das três seriam restauradas como eram no início. Ou, como de fato acontece no filme, Sophie que usasse seus colossais recursos financeiros e tecnológicos para encontrar (e pagar por) outro "doador" para Marie.
Gostei também
da ausência de final feliz clichê entre os protagonistas. Cada um seguiu um rumo completamente diferente: Elena aparentemente constituiu uma família, enquanto Max, em um processo de redenção por seus anos como peão consciente e bem remunerado do capitalismo, juntou-se à resistência armada contra a Aeon.
Para finalizar,
Kaya, a chefe de segurança de Sophie, deserta de seu posto para não compactuar mais com o "mercado de vidas" da empresária.
Os filmes norte-americanos costumam contar histórias de "rebeliões contra o sistema" com finais muitas vezes reacionários: contesta-se o status-quo, admite-se que ele precisa melhorar um pouco, mas não se tolera uma solução revolucionária – pode-se criticar, mas sem apelar para "extremismos", sem chacoalhar demais a roda do capital.
Já o cinema europeu parece apelar menos a esse falso moralismo que aos estadunidenses é tão caro.
Sendo assim,
achei o final de Paraíso bem mais digno do que poderia ter sido se o filme, eventualmente, tivesse sido feito do lado de lá do Atlântico.
Vingadores: Guerra Infinita
4.3 2,6K Assista AgoraDiálogo entre Thanos e Strange:
— Titã era como a maioria dos planetas: bocas sobrando, comida faltando. E quando nos deparamos com a extinção, eu ofereci uma solução.
— Genocídio.
— Mas aleatório, imparcial, sem privilegiar pobres ou ricos. E eles me chamaram de louco.
Se no mesmo planeta
existe gente rica e gente passando fome, então, pelo amor dos deuses, a solução não deveria ser usar a riqueza de quem tem muito pra alimentar quem não tem nada?
O Justiceiro: Em Zona de Guerra
3.0 345 Assista AgoraRetalho parece que fugiu do clipe de Thriller, do Michael Jackson.
O Justiceiro: Em Zona de Guerra
3.0 345 Assista AgoraTirando o visual do Justiceiro, que ficou bem legal, todo o restante é terrível de ruim!
Creed: Nascido para Lutar
4.0 1,1K Assista AgoraCreed segue a mesma estrutura narrativa do primeiro Rocky:
- pugilista amador buscando uma chance de provar seu talento;
- início de romance com a futura esposa;
- treinamento com um lutador aposentado;
- luta final contra um adversário profissional, mais bem preparado e arrogante;
- protagonista aguenta todos os rounds, mas perde nos pontos;
- não vence a luta, mas ganha o respeito de todos.
Mas isso não é demérito algum. O filme é muito bem feito e divertido. Michael B. Jordan convence no papel, tem uma química muito boa com a Tessa Thompson e me deixou ansioso para ver as continuações (escrevo em 14/03/23 e Creed III está em cartaz nos cinemas).
A Menina Silenciosa
4.0 130 Assista AgoraQuero acreditar que, no final,
Cáit foi oficialmente adotada por Eibhlín e Seán.
O Corpo
4.1 1,0KFinalmente consegui adivinhar o final de um filme desse tipo! hahaha
Quando mostraram a história da esposa do policial, ela ter morrido num acidente e tal, pensei "Hum, por que mostrariam isso assim, gratuitamente? Deve ser o policial querendo vingança porque o cara atropelou a esposa dele". Batata!
Só não imaginava que a moça seria a filha, isso me surpreendeu bastante.
O Pálido Olho Azul
3.3 275 Assista AgoraExcelentes atuações do Christian Bale (mostrando que, sem aquela tonelada de CGI de Amor e Trovão, é sempre um tremendo ator) e do Harry Melling, e uma fotografia linda.
No mais, o enredo não me pegou, achei meio sem graça.
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
4.4 163Muito mais do que um documentário sobre música, isso aqui é uma aula de História Contemporânea do Brasil.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
3.5 799 Assista AgoraDepois de flertar com o terror em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e entregar uma ode à galhofa em Thor: Amor e Trovão, eis que a Dona Marvel nos presenteia com um filme sério, quase nada de alívios cômicos, e tendo como tema central o luto – não apenas de um personagem,
como Tony Stark ou Natasha Romanoff,
Fiquei maravilhado, do começo ao fim. A carga emocional vai se acumulando e, para mim, chega ao ápice na cena pós-créditos,
com a revelação do filho de T'Challa.
Estava bem ansioso com a chegada de Namor ao MCU, e Tenoch Huerta não me decepcionou.
A mudança de sua origem – como um descendente do povo Maia, ao invés dos míticos habitantes de Atlântida – ficou muito interessante, dando margem para usar a exploração de seus antepassados pelos colonizadores espanhóis como o motivo inicial de sua aversão ao "mundo da superfície".
Entre as várias boas cenas do filme, destaco
a luta de Okoye contra Attuma na ponte, sem música de fundo, só com o som dos golpes.
Watchmen: O Filme
4.0 2,8K Assista AgoraPela primeira vez, assisti Watchmen depois de ter lido a HQ.
Continua um filmaço, mas que fica pequeno perto da obra original. E nem é por demérito dos realizadores (gosto do Snyder, by the way), mas acho que simplesmente não é possível transpor todas as nuances de compreensão do quadrinho para outra mídia.
Os detalhes fazem muita diferença na leitura; no filme, muitos deles passam batido.
Recomendo a versão estendida, com 3h30min, mais ou menos, de duração. Inclui a animação Contos do Cargueiro Negro.
Constantine
3.8 1,7K Assista AgoraRe-assistindo agora em 2022 continua um filme legal. O CGI, na época, devia ser muito bom, porque quase 20 anos depois não está dos piores.
Gostei especialmente de Gabriel e Lúcifer.
Meu Amigo Hugo
3.8 7Se o governo estadunidense cultivasse pela Venezuela 5% da amizade e respeito que Oliver Stone cultivava por Hugo Chávez, a América Latina seria um lugar tão melhor.
Boa Sorte, Leo Grande
3.8 117 Assista AgoraFiquei impressionado de ver que é possível fazer um filme bom com praticamente 1 cenário e 2 atores.
O Vôo do Dragão
3.7 174 Assista AgoraAquele tipo de filme ruim que a gente assiste com gosto.
A desenvoltura do mestre Bruce Lee na frente das câmeras supera quaisquer problemas de roteiro, direção, atuações.
Estava reparando que nas cenas em que ele se aquece, dando socos e chutes curtos na frente do espelho, quase não dá para acompanhar seus movimentos. O cara era excepcional! Um nível de desenvolvimento físico que meros mortais como nós não são capazes nem de conceber.
Pureza
4.0 94 Assista AgoraQue filme lindo, forte e tocante. Saí do cinema com lágrimas nos olhos.
Repararam na referência ao mito de Narciso, com o personagem de mesmo nome?
Ele fica admirando a própria imagem, primeiro no reflexo da água do açude, depois no espelhinho na parede do armazém.
E quando Pureza
vela o corpo do rapaz morto no chão, com um pano sobre a cabeça, me pareceu uma referência visual à Virgem Maria.
Curiosidade: moro em Araraquara/SP, cidade natal do diretor.
Morbius
2.3 521O navio se chama alguma-coisa Murnau, em referência ao diretor de Nosferatu.
Além disso,
a sequência dele matando toda a tripulação e o navio chegando em terra firme praticamente vazio remete à história do Drácula.
Quarteto Fantástico
2.2 1,7K Assista AgoraAo contrário da maioria, achei esse filme bem legal.
Ainda prefiro os dois filmes anteriores, mas achei válida essa releitura da origem do grupo. Gostei bastante de ver a Sue tendo seus poderes melhor explorados do que na versão com a Jessica Alba.
Não posso fazer comparação com os quadrinhos, pois ainda estou engatinhando na leitura do Quarteto (até agora, só as cinco primeiras histórias, pela Coleção Clássica Marvel), mas pensando neste aqui como um filme isolado, não achei essa bomba toda que dizem.