O filme mostra a dificuldade de julgar situações dentro da parcialidade humana, de enxegar as coisas como são. A verdade é ofuscada, dando lugar a estratégia. Por fim, o julgamento acaba sendo feito pelo próprio advogado. Ao aceitar as condições de Misumi, ele acaba aceitando que o culpado deve morrer, e sua morte justa, pois é para o bem de Sakie.
Não há testemunha ocular do assassinato. Apenas o espectador. Porém, nem mesmo este seria confiável. Por vários momentos, questionei minha memória "foi ele mesmo?". Na saída da sessão, fui abordado por uma senhora, que acreditava que Sakie era a assassina, o que faz sentido.
Olhando o desenvolvimento do filme, a aproximação de "Kiyoko" de sua família original é diretamente proporcional a aproximação de Miyuki com sua família. Inclusive emocionalmente.
Miyuki amadurece muito vendo Gin lidar com sua filha. E também amadurece se aproximando de Hana, após entender a importância tanto dela como de Gin na vida da okama, começando inclusive a chama-la pelo nome. No meio desses laços "fraternais" criados, Miyuki passa a refletir sobre seus pais, passa a desejar criar laços semelhantes com eles.
A sequência das últimas cenas evidencia muito bem isso, da maneira como ela deixa suas roupas de rua pra trás, nos argumentos que ela usa para persuadir Sachiko, terminando na última cena do filme onde por "coincidência" ela se reuni com seu pai.
Pra mim Marin tenta incessantemente participar de 2 "planos" dentro da aula, o primeiro é de autoridade que mantém a classe na linha. O segundo é de descontração e democracia, onde ele procura se colocar no "nivel" dos alunos, com a finalidade de deixar suas aulas mais interessantes além de criar uma conexão significativa com seus estudantes
Mas fica claro com o desenrolar das relações que isso não é possível. Ele nunca consegue de fato quebrar a barreira entre ele e os estudantes. O que é compreensível, já que ele constantemente se coloca acima dos alunos. E no momento em que ele "sobe um degrau" e assumi sua obrigação de avaliar/repreender, sua classe se vira contra ele. E em troca ele se vira contra sua classe.
Acho que não existe um lado certo, ambos alunos e professor cometem erros, mas o resultado é certamente negativo, como exemplificam bem as ultimas cenas do filme. Alunos que absorvem frações dispersas do conteúdo. A garota que não aprendeu absolutamente nada. A escola que expulsa alunos e continua como se nada tivesse acontecido.
Pode parecer estúpida a maneira como a Yuki morre, mas no Brasil pelo menos os acidentes domésticos são uma das principais causas de morte de crianças.
Além da cena da morte, existem outras que também mostram o perigo que é deixar crianças sozinhas em casa.
o filme mostra um tipo de mulher que nem sempre é comum de se ver no Japao. Eu pelo menos tenho a sensação que o senso comum japones, especialmente das pessoas mais velhas, encaram a mulher como "alguem que se casa, cuida dos filhos e cuida da casa".
este filme mostra um ponto de vista diferente, que me pareceu ser europeu devido a arquitetura da cidade e o modo de viver das pessoas. Esse ponto de vista mostra uma figura feminina mais forte, onde personagens masculinos tem pouca participação e nos centros das ações estão as mulheres.
posso estar falando besteira mas foi isso que eu compreendi do filme, além de outros aspectos morais também abordados.
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O Terceiro Assassinato
3.5 53O filme mostra a dificuldade de julgar situações dentro da parcialidade humana, de enxegar as coisas como são. A verdade é ofuscada, dando lugar a estratégia. Por fim, o julgamento acaba sendo feito pelo próprio advogado. Ao aceitar as condições de Misumi, ele acaba aceitando que o culpado deve morrer, e sua morte justa, pois é para o bem de Sakie.
Não há testemunha ocular do assassinato. Apenas o espectador. Porém, nem mesmo este seria confiável. Por vários momentos, questionei minha memória "foi ele mesmo?". Na saída da sessão, fui abordado por uma senhora, que acreditava que Sakie era a assassina, o que faz sentido.
Padrinhos de Tóquio
4.3 202 Assista AgoraOlhando o desenvolvimento do filme, a aproximação de "Kiyoko" de sua família original é diretamente proporcional a aproximação de Miyuki com sua família. Inclusive emocionalmente.
Miyuki amadurece muito vendo Gin lidar com sua filha. E também amadurece se aproximando de Hana, após entender a importância tanto dela como de Gin na vida da okama, começando inclusive a chama-la pelo nome. No meio desses laços "fraternais" criados, Miyuki passa a refletir sobre seus pais, passa a desejar criar laços semelhantes com eles.
A sequência das últimas cenas evidencia muito bem isso, da maneira como ela deixa suas roupas de rua pra trás, nos argumentos que ela usa para persuadir Sachiko, terminando na última cena do filme onde por "coincidência" ela se reuni com seu pai.
Entre os Muros da Escola
3.9 363 Assista AgoraPra mim Marin tenta incessantemente participar de 2 "planos" dentro da aula, o primeiro é de autoridade que mantém a classe na linha. O segundo é de descontração e democracia, onde ele procura se colocar no "nivel" dos alunos, com a finalidade de deixar suas aulas mais interessantes além de criar uma conexão significativa com seus estudantes
Mas fica claro com o desenrolar das relações que isso não é possível. Ele nunca consegue de fato quebrar a barreira entre ele e os estudantes. O que é compreensível, já que ele constantemente se coloca acima dos alunos. E no momento em que ele "sobe um degrau" e assumi sua obrigação de avaliar/repreender, sua classe se vira contra ele. E em troca ele se vira contra sua classe.
Acho que não existe um lado certo, ambos alunos e professor cometem erros, mas o resultado é certamente negativo, como exemplificam bem as ultimas cenas do filme. Alunos que absorvem frações dispersas do conteúdo. A garota que não aprendeu absolutamente nada. A escola que expulsa alunos e continua como se nada tivesse acontecido.
Ninguém Pode Saber
4.3 227Pode parecer estúpida a maneira como a Yuki morre, mas no Brasil pelo menos os acidentes domésticos são uma das principais causas de morte de crianças.
Além da cena da morte, existem outras que também mostram o perigo que é deixar crianças sozinhas em casa.
O Serviço de Entregas da Kiki
4.3 772 Assista Agorao filme mostra um tipo de mulher que nem sempre é comum de se ver no Japao. Eu pelo menos tenho a sensação que o senso comum japones, especialmente das pessoas mais velhas, encaram a mulher como "alguem que se casa, cuida dos filhos e cuida da casa".
este filme mostra um ponto de vista diferente, que me pareceu ser europeu devido a arquitetura da cidade e o modo de viver das pessoas. Esse ponto de vista mostra uma figura feminina mais forte, onde personagens masculinos tem pouca participação e nos centros das ações estão as mulheres.
posso estar falando besteira mas foi isso que eu compreendi do filme, além de outros aspectos morais também abordados.