Achei o filme com uma abordagem lenta e contemplativa, embora não tão extensa quanto "Drive My Car", do mesmo diretor. Mas em nenhum momento me entediou, já que os diálogos são realistas e bem construídos, especialmente ao discutir a lógica capitalista irresponsável desse novo empreendimento que chega à vila. Os diálogos são muito naturais!
Como já falaram nos comentários sobre o fina do filme:
o cervo machucado representa uma resposta da natureza, que também é representado pela árvore de espinhos que corta a funcionária do empreendimento no final. Eu acho que é um final simbólico ao mesmo tempo bem auto explicativo, tipo, foi tão natural a resposta para o sumiço da menina, não precisa pensar muito. Mas eu adorei o final.
O filme ao se passar inteiramente durante um programa de TV é o diferencial. Esse inicio me passou uma vibe lendas urbanas ou casos bizarros que costumávamos ver em programas como o 'Domingo Legal' com o Gugu antigamente haha
Acho que é interessante a ambiguidade sobre a veracidade desses eventos e como isso foi explorado, especialmente através do personagem cético que é também convidado para a entrevista com o paranormal. A tentativa do cético de justificar o inexplicável ecoa as dúvidas dos próprios telespectadores (enquanto eu assistia, tentava racionalizar o sobrenatural da mesma forma que ele fazia haha).
Enfim, deu para ser hipnotizado um pouco pela história, geralmente filmes ambientados em um único local são bons em prender a atenção. E eu acho que as partes sobrenaturais poderiam até ser um pouco mais discretas.
[SPOILER] "Nossa, acho que o filme tem muita coisa implícita, uma delas é:
Agora acho que entendi a menina colhendo frutas, parece que ela estava pegando frutas e as deixava para os judeus comerem, o que gerava essa imagem negativa (talvez como se ela fosse o oposto de todos ali?). Mais tarde é mencionado que eles estavam brigando por uma maçã, que provavelmente são as que ela deixou para trás.
E que atmosfera pesada aquele som cria hein? É um filme interessante, especialmente por essas coisas implícitas, tem a história de João e Maria sobre a fornalha, a fumaça aparecendo o tempo todo (sempre querendo dizer algo óbvio, né). Pode parecer parado, mas ele diz muuuuita coisa sem precisar dizer.
Outra coisa interessante é o vômito dele no final quando ele olha para a escuridão, quase como nos dizendo sobre o futuro com aquela cena das vitrines, como se fosse em um museu. E o filme é basicamente isso, somos nós como telespectadores desse museu. E as letras sumindo na tela são como se falassem: 'Ei, não esqueçam a história'. Muito bonito (embora triste né) todo esse simbolismo!"
A ideia do filme é justamente essa, você perceber sem ver, tanto que a tela preta é importante, o filme começa assim por um longo tempo já tentando dizer o que vai ser.
“O homem conhece a si mesmo apenas na medida em que conhece o mundo. Ele se torna consciente apenas dentro do mundo, e consciente do mundo apenas dentro de si. Todo objeto, se bem contemplado, abre um novo órgão de percepção dentro de nós.” ― Goethe
Bem, é um filme repleto de camadas para reflexão. Acredito que o filme merece ganhar o Oscar, pois é o mais "completo" em termos de gênero, visual... (comédia, mistério, romance, fantasia, tem de tudo).
Mas se fosse pra definir escolher o sentimento que prevalesse, eu diria que é pertubador (existem camadas obscuras na beleza, humor e inocência da personagem, de como ela descobre o mundo). Foi bem indigesto na maior parte (quase como ver um filme do Lars von Trier estilo ninfomaniaca), mas gostei bastante e com certeza vai para os meus favoritos.
Como mencionado nos comentários abaixo, compreendo a narrativa que Saltbrun deseja criar, mas sinto que o desenvolvimento é um tanto insatisfatório. Parecia uma festa ruim e interminável.... Talvez os cenários barrocos e a iluminação se destaquem e o final conclui bem a ideia de "morte aos ricos" que o filme quer passar (e olhe lá, porque na minha cabeça o oliver era rico também, o filme nem contruiu nada)
Enfim, na minha opinião, há mais hype em torno dele devido ao choque do que por ser verdadeiramente cativante o desenvolvimento...achei um tédio aquele papo todo que nao ia a lugar algum, redundante demais.
Gente, o que foram essas perspectivas hein? uma das melhores que já vi, buga nossa cabeça mas ao mesmo tempo tão simples de entender. Eu estava esperando um drama simples como "Closer", mas a maior parte dele é como se fosse um thriller quebra-cabeça muito bem elaborado e nada redundante. Muito legal quando o filme nos mostra perspectivas tão diferentes sem repetir as cenas já vistas anteriormente. Com certeza, entrará para os meus favoritos. Vale muito a pena!
Gosto dessas histórias inusitadas que nos fazem pensar: e se todos passassem realmente a sonhar com alguém na nossa realidade? isso por si só já deixa o filme divertido. Mas além disso, o filme tem camadas sobre exposição, midias sociais, umas analogias do que a gente vive hoje em dia, que deixam o filme ainda mais interessante. Gostei!
Não sou fã de filmes de possessão, eu esperava algo mais original. Mas o que vi foi terrível...Achei muito bobo! Acho que o pessoal está se levando muito pela ideia do gore de uma cena específica....
Claro que estou falando da cena do cachorro. Mas enfim... A ideia de usar aquele dispositivo no roteiro, supostamente para "destruir" o demônio, pareceu bastante fraca. Foi um conceito que não se encaixou bem na narrativa, deixando o filme ainda mais fraco.
Acho que a experiência de ver esse filme me fez gostar menos "Hereditário", já que notei algumas semelhanças entre os dois filmes haha Não recomendo;...
Os comentários estão certos aí em baixo, é um filme bem feito, mas não é um filme que eu adicionaria como favorito, achei só um filme violento e Ok. Estou pensando aqui como a atriz brasileira e os outros personagens são ofuscados pelo personagem principal, é um filme praticamente dele apenas.
Sei que não tem nada a ver, mas se está em dúvida sobre qual filme de assassino ver no cinema, veja Assassino da lua das flores que estreou ao mesmo tempo, é bem melhor, parece algo maior, mais real (já que é baseado em história real)
Não é um filme que vai levar o público ao cinema.... Eu gostei mais por conhecer a história do que por ser um filme empolgante e tals, porque no geral é um filme seco, a intenção é contar a história
O filme tem um mistério interessante e algumas boas cenas no tribunal, além de algumas atuações notáveis. O realismo da discussão sobre o crime, quase uma degustação detalhada sobre a "Anatomia da queda" acrescenta profundidade ao filme. No entanto, no geral, é um filme longo e não oferece muitas surpresas significativas.
Não recomendo, não é um filme obrigatório ou espetacular como as críticas soaram parecer, esperava mais
Nossa, fui assistir sem grandes expectativas e o filme realmente impressionou, parecendo digno de uma indicação ao Oscar. Ele transmite uma energia universal que até estrangeiros poderiam entender (algo meio Central do Brasil, que também foi homenageado no filme).
A forma como tudo rolou nesse filme pareceu tão surreal que eu realmente queria saber se é verdade....
Toda aquela parte do ônibus por exemplo, desde o presente que ele deu ao pai até o incêndio, sério que rolou isso???
As atuações realmente ficaram parecidas, as músicas usadas se encaixaram bem, especialmente a do final né? Encerrou de uma forma interessante. Filme feito com muito carinho.
Gostei muito do filme, definitivamente o sucesso é justificável...
Este filme é um daqueles clássicos instantâneos, logo me lembrou outros como "Medianeras" (2011), "Um Dia" (2011), "Encontros e Reencontros" (2003), I Origens (2014), "Antes do Amanhecer" (1995) e tantos outros, justamente por mergulhar nessa coisa de relacionamentos autênticos e identificáveis.
Existem muitas camadas, mas ao menos pra mim, o filme se encerra com a reflexão de como a vida muitas vezes se trata do que poderia ter sido, e não do que foi. A cena final lança Hae Sung de volta à sua terra natal na Coreia, enquanto Nora permanece em Nova Iorque, enlaçada nos braços de seu atual marido, Arthur. As lágrimas que escorrem pelo rosto de Nora encapsulam a dor das possibilidades de vida que nunca se concretizaram, do distanciamento de suas raízes sul-coreanas (personificadas em Hae Sung). Contudo, essas mesmas lágrimas podem também simbolizar a tristeza por Hae Sung e pelo amor romântico que um dia compartilharam, mas que o destino impediu de frutificar.
Uma das principais lições do filme reside nessa complexidade do amor romântico. O filme desafia a concepção simplista de que a pessoa com quem nos casamos deva personificar o amor perfeito em todos os aspectos. Ele questiona a noção de que nosso parceiro ou parceira deve atender a cada requisito imaginável. Em vez disso, o filme sugere que muitos relacionamentos, inclusive os matrimoniais, têm origens em conveniência, circunstâncias e coincidências.
Essa abordagem não é necessariamente pejorativa, uma vez que um relacionamento ultrapassa a fronteira da mera atração romântica. Ele abraça valores compartilhados, aspirações de construir um futuro semelhante, se integrar harmoniosamente em visões de vida social e profissional, e possivelmente formar uma família. O filme postula que, mesmo quando alguém está comprometido com um parceiro e uma vida construída em conjunto, isso não elimina o amor que um dia foi sentido por alguém do passado, tampouco impede a capacidade de cultivar sentimentos por outras pessoas.
De forma magistral, o filme explora a complexidade das relações humanas e as nuances que desafiam a concepção comum de amor romântico. Ele ressalta que nossos corações têm espaço para uma infinidade de conexões e que nossas escolhas delineiam nossos trajetos de maneiras imprevisíveis.
Mas não é só de narrativa que o filme acerta, os cenários e a fotografia do filme são ótimos (algumas transições de cores eu diria que só a A24 poderia nos presentear). Algumas cenas funcionam como lampejos de memória, evocando lembranças tão intensas que transcendem a linha do tempo, como se os personagens estivessem conectados a uma vida passada, mesmo que essa vida esteja enraizada na mesma linha do tempo da terra. E é nesse ponto de vista que o filme mergulha no conceito mágico de "in yun", nos levando a questionar, nem que por um breve momento, se essa história se desenrola apenas no mundo que conhecemos agora.
"In Yun significa "providência" ou "destino". Mas é especificamente sobre relações entre as pessoas. Acho que vem do Budismo e reencarnação. Designa-se um "In-Yun" se dois estranhos andam um do lado do outro na rua e suas roupas se tocam acidentalmente. Porque... significa que houve algo entre eles em suas vidas passadas. Se duas pessoas se casam, dizem que é porque haviam 8.000 camadas de In-Yun. Em mais de 8.000 vidas"
A maneira como esse conceito é explorado é belo, e quase nos faz desejar acreditar em predestinação ou em uma força superior que escapa à nossa compreensão. Ao mesmo tempo que o filme nos lança uma dose de realidade sobre essa possibilidade quando Nora, de maneira franca, desmistifica o romantismo inerente ao conceito, dizendo que "isso é apenas algo que os coreanos dizem para seduzir alguém". Além disso, Nora compartilha essa contemplação romântica tanto com seu amor de infância quanto com seu atual parceiro matrimonial, revelando um certo ceticismo em relação à intocável veracidade desse conceito. Afinal, como poderia algo que deveria ser singular ser exposto a mais de um pretendente?
O filme brinca em diversos momentos com a ideia de experiências únicas compartilhadas entre amantes. Um momento significativo ocorre quando Nora e Hae Sung, como turistas, embarcam em um passeio de barco pela Estátua da Liberdade. Logo após, Arthur revela que, apesar de ser casado com Nora e viver em Nova York, jamais experimentou esse passeio. Esse instante marcante na narrativa parece cuidadosamente planejado. A presença da bandeira americana ao fundo evoca tanto a ausência quanto a presença de Arthur (o filme faz brilhantemente isso em outra cena, quando eles saem juntos para jantar, Nora e Hae Sung são centralizados na tela conversando enquanto Arthur fica totalmente deslocado). A cena da Estátua da Liberdade também é rica em simbolismo. A estátua oscila imponente e, em seguida, virando as costas, interrompendo sua vigilância. Esse detalhe levanta a intrigante hipótese: e se Nora e Hae Sung tivessem se beijado nesse momento? Afinal, quem teria testemunhado?
O filme parece girar em torno de três momentos marcantes de despedida. Cada um deles representa uma fase da vida dos protagonistas: a infância, a juventude e a maturidade. Essas despedidas são como pontos de inflexão, e ao longo do filme, elas têm um simbolismo profundo. quando Hae Sung viaja para se encontrar com Nora, essa viagem é mais do que apenas física, é uma jornada emocional para fechar a "porta" que permanecia aberta em seus corações, um símbolo da incompletude que sentiam. Essa ideia é visualmente transmitida pela cena onde os dois personagens estão em frente a uma porta de garagem fechada, o que se alinha à textura da mala de Hae Sung, criando uma harmonia simbólica.
O filme consegue transmitir profundas emoções sem necessariamente verbalizá-las, no fundo a gente sabe o que os personagens estão sentido. Ou será que não? É interessante notar que Nora pode não estar ciente da necessidade de fechar essa mesma "porta" em seu próprio coração. No entanto, quando Hae Sung a encontra, ocorre um momento emocionalmente intenso, levando Nora a finalmente confrontar e liberar as emoções que ela havia reprimido desde a sua partida da Coreia. Esse encontro não é apenas um adeus para Hae Sung, mas também um adeus simbólico à jovem que ela foi naquele passado distante
Enfim, é isso, destaque para a cena da bifurcação dividindo os dois nos dois caminhos, bonita demais!!
Achei bem legal as conversas gostei muito de conhecer a parte política em torno da bomba, só achei que teria mais impacto com a trilha sonora para valer a experiência Imax (tem bastante, mas menos do que imaginei ainda). Mas é um bom filme, o texto é bem escrito e me fez refletir bastante sobre várias coisas
No duelo internetês que se formou entre filmes tão diferentes (os dois conectados pelo fascismo haha), eu ainda prefiro Barbie haha
O Morpheus, a oráculo e o arquiteto de matrix em um mesmo personagem (toda historia foi meio matrix)
Amei todo o bombardeio de referências e simbologia do filme (são muitas ó, dá pra fazer ótimas análises). Ainda é uma dramedia muito boa. Favoritado né? É um filme bem trabalhado, nao tem como negar isso.
Eu acho que vale a pena o cinema, mas eu não curti tanto quanto achei que gostaria. Ficou a sensação de que poderia ser melhor.
"Asteroid City" (2023) é um filme de comédia e ficção, quase como uma peça teatral. Acredito que ele não seja muito diferente daqueles filmes estilo "Babylon" que falam sobre o próprio cinema, com um enfoque no Oscar. O filme tem uma historinha viajada, dividido em atos, e tudo é propositalmente montado para criar enquadramentos perfeitos. As cores, a fotografia e os diálogos são cuidadosamente ajustados, resultando em quadros estáticos e dignos de serem impressos (todo print desse filme é notável)
Grande parte do encanto de assistir a esse filme reside nesse conceito de perfeição e nessas cores pastéis, mas acho que todo o humor do filme e sua "inteligência" se baseia apenas no inicio (sobre isso de inteligente, eu diria que tem uma abordagem meio Sheldon de "Yong Sheldon", com tudo sendo tratado de maneira racional e metódica, especialmente por conta do elenco infantil).
Do meio para o final, o filme parece se perder um pouco (é comum eu sempre achar que esse diretor se perde na ideia, sobrando mais estética do que conteúdo). Enfim, valer a pena até vale, mas não é um filme que superou muito minhas expectativas, especialmente por não ser tão fã do estilo de contar história desse diretor.
Esse filme tem um ritmo lento mas é bem assistivel atualmente, para quem gosta de thrillers espanhois envolventes, pode ver sem medo. Essa adição "japonesa" a trama só deixa tudo ainda mais legal haha Excelente filme
O professor de matemática era chantageado por ela devido a um crime que ele cometeu: envolver-se romanticamente com uma aluna. A personalidade promíscua dela é resultado de abusos sofridos na infância. Quando o professor de matemática mata o professor de literatura, não o faz exclusivamente por vingança, mas sim por ciúmes, ao descobrir que ela teve relações sexuais com ele.
O enredo do filme é incrivelmente genial, revelando que o ciclo de chantagens não teve início apenas com o episódio do vestido, mas sim anos atrás. Além disso, o final sugere que a história ainda não chegou ao fim...
Pelo perdão do trocadilho, mas ficou um filme artificial....Ficou confuso esses recortes de tempo e a relação da inteligência dela, que vai emburrecendo em busca do "clichê do robô querendo se tornar humano"...
Mas o problema mesmo são os personagens bem fracos e tudo vai piorando quando eles montam aquela equipe.... ficou muito nada a ver as decisões pra avançar as conversas, não conseguiu me convencer no argumento. A melhor parte é quando ela se revela e o choque de realidade que ela causa, mas depois é um desastre...
Achei bem interessante esse filme! Existem muitas cenas que me lembraram "Donnie darko", entre outros filmes nesse estilo que não posso citar, pois seria spoiler. Mas é um filme bem original, desde o começo existe um mistério para ser resolvido e essa parte de ficção ciêntífica tem uns elementos interessantes, que servem como significado implícito para filme e nos faz pensar sobre o que seria o final. Tudo isso em um ambiente de drama escolar que gostei muito.
O Mal Não Existe
3.6 8Achei o filme com uma abordagem lenta e contemplativa, embora não tão extensa quanto "Drive My Car", do mesmo diretor. Mas em nenhum momento me entediou, já que os diálogos são realistas e bem construídos, especialmente ao discutir a lógica capitalista irresponsável desse novo empreendimento que chega à vila. Os diálogos são muito naturais!
Como já falaram nos comentários sobre o fina do filme:
o cervo machucado representa uma resposta da natureza, que também é representado pela árvore de espinhos que corta a funcionária do empreendimento no final. Eu acho que é um final simbólico ao mesmo tempo bem auto explicativo, tipo, foi tão natural a resposta para o sumiço da menina, não precisa pensar muito. Mas eu adorei o final.
Fúria Primitiva
3.6 57Não sabia que comer manga dava tanta força assim
Tarde da Noite Com o Diabo
3.5 287O filme ao se passar inteiramente durante um programa de TV é o diferencial.
Esse inicio me passou uma vibe lendas urbanas ou casos bizarros que costumávamos ver em programas como o 'Domingo Legal' com o Gugu antigamente haha
Acho que é interessante a ambiguidade sobre a veracidade desses eventos e como isso foi explorado, especialmente através do personagem cético que é também convidado para a entrevista com o paranormal. A tentativa do cético de justificar o inexplicável ecoa as dúvidas dos próprios telespectadores (enquanto eu assistia, tentava racionalizar o sobrenatural da mesma forma que ele fazia haha).
Enfim, deu para ser hipnotizado um pouco pela história, geralmente filmes ambientados em um único local são bons em prender a atenção. E eu acho que as partes sobrenaturais poderiam até ser um pouco mais discretas.
Zona de Interesse
3.6 582 Assista Agora[SPOILER] "Nossa, acho que o filme tem muita coisa implícita, uma delas é:
Agora acho que entendi a menina colhendo frutas, parece que ela estava pegando frutas e as deixava para os judeus comerem, o que gerava essa imagem negativa (talvez como se ela fosse o oposto de todos ali?). Mais tarde é mencionado que eles estavam brigando por uma maçã, que provavelmente são as que ela deixou para trás.
E que atmosfera pesada aquele som cria hein? É um filme interessante, especialmente por essas coisas implícitas, tem a história de João e Maria sobre a fornalha, a fumaça aparecendo o tempo todo (sempre querendo dizer algo óbvio, né). Pode parecer parado, mas ele diz muuuuita coisa sem precisar dizer.
Outra coisa interessante é o vômito dele no final quando ele olha para a escuridão, quase como nos dizendo sobre o futuro com aquela cena das vitrines, como se fosse em um museu. E o filme é basicamente isso, somos nós como telespectadores desse museu. E as letras sumindo na tela são como se falassem: 'Ei, não esqueçam a história'. Muito bonito (embora triste né) todo esse simbolismo!"
A ideia do filme é justamente essa, você perceber sem ver, tanto que a tela preta é importante, o filme começa assim por um longo tempo já tentando dizer o que vai ser.
Pobres Criaturas
4.2 1,1K Assista Agora“O homem conhece a si mesmo apenas na medida em que conhece o mundo. Ele se torna consciente apenas dentro do mundo, e consciente do mundo apenas dentro de si. Todo objeto, se bem contemplado, abre um novo órgão de percepção dentro de nós.” ― Goethe
Bem, é um filme repleto de camadas para reflexão.
Acredito que o filme merece ganhar o Oscar, pois é o mais "completo" em termos de gênero, visual... (comédia, mistério, romance, fantasia, tem de tudo).
Mas se fosse pra definir escolher o sentimento que prevalesse, eu diria que é pertubador (existem camadas obscuras na beleza, humor e inocência da personagem, de como ela descobre o mundo). Foi bem indigesto na maior parte (quase como ver um filme do Lars von Trier estilo ninfomaniaca), mas gostei bastante e com certeza vai para os meus favoritos.
Saltburn
3.5 848Como mencionado nos comentários abaixo, compreendo a narrativa que Saltbrun deseja criar, mas sinto que o desenvolvimento é um tanto insatisfatório. Parecia uma festa ruim e interminável.... Talvez os cenários barrocos e a iluminação se destaquem e o final conclui bem a ideia de "morte aos ricos" que o filme quer passar (e olhe lá, porque na minha cabeça o oliver era rico também, o filme nem contruiu nada)
Enfim, na minha opinião, há mais hype em torno dele devido ao choque do que por ser verdadeiramente cativante o desenvolvimento...achei um tédio aquele papo todo que nao ia a lugar algum, redundante demais.
Monstro
4.3 262 Assista AgoraGente, o que foram essas perspectivas hein? uma das melhores que já vi, buga nossa cabeça mas ao mesmo tempo tão simples de entender. Eu estava esperando um drama simples como "Closer", mas a maior parte dele é como se fosse um thriller quebra-cabeça muito bem elaborado e nada redundante. Muito legal quando o filme nos mostra perspectivas tão diferentes sem repetir as cenas já vistas anteriormente. Com certeza, entrará para os meus favoritos. Vale muito a pena!
Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário
3.7 13Um daqueles filmes alternativos que a gente gosta, sobre amadurecimento (coming of age) de vampira, muito bonitinho :)
O Homem dos Sonhos
3.5 133Gosto dessas histórias inusitadas que nos fazem pensar: e se todos passassem realmente a sonhar com alguém na nossa realidade? isso por si só já deixa o filme divertido. Mas além disso, o filme tem camadas sobre exposição, midias sociais, umas analogias do que a gente vive hoje em dia, que deixam o filme ainda mais interessante. Gostei!
O Mal Que Nos Habita
3.6 530 Assista AgoraNão sou fã de filmes de possessão, eu esperava algo mais original. Mas o que vi foi terrível...Achei muito bobo! Acho que o pessoal está se levando muito pela ideia do gore de uma cena específica....
Claro que estou falando da cena do cachorro. Mas enfim...
A ideia de usar aquele dispositivo no roteiro, supostamente para "destruir" o demônio, pareceu bastante fraca. Foi um conceito que não se encaixou bem na narrativa, deixando o filme ainda mais fraco.
Acho que a experiência de ver esse filme me fez gostar menos "Hereditário", já que notei algumas semelhanças entre os dois filmes haha Não recomendo;...
O Assassino
3.3 514Os comentários estão certos aí em baixo, é um filme bem feito, mas não é um filme que eu adicionaria como favorito, achei só um filme violento e Ok. Estou pensando aqui como a atriz brasileira e os outros personagens são ofuscados pelo personagem principal, é um filme praticamente dele apenas.
Sei que não tem nada a ver, mas se está em dúvida sobre qual filme de assassino ver no cinema, veja Assassino da lua das flores que estreou ao mesmo tempo, é bem melhor, parece algo maior, mais real (já que é baseado em história real)
Assassinos da Lua das Flores
4.1 607 Assista Agoraué, Scorsese disse que odeia filmes de heróis mas
fez um filme de herói no qual o FBI é o herói e salva a vizinhança, não entendi
[Ironia]
Assassinos da Lua das Flores
4.1 607 Assista AgoraNão é um filme que vai levar o público ao cinema....
Eu gostei mais por conhecer a história do que por ser um filme empolgante e tals, porque no geral é um filme seco, a intenção é contar a história
Anatomia de uma Queda
4.0 793 Assista AgoraO filme tem um mistério interessante e algumas boas cenas no tribunal, além de algumas atuações notáveis. O realismo da discussão sobre o crime, quase uma degustação detalhada sobre a "Anatomia da queda" acrescenta profundidade ao filme. No entanto, no geral, é um filme longo e não oferece muitas surpresas significativas.
Não recomendo, não é um filme obrigatório ou espetacular como as críticas soaram parecer, esperava mais
Nosso Sonho
3.8 178Nossa, fui assistir sem grandes expectativas e o filme realmente impressionou, parecendo digno de uma indicação ao Oscar. Ele transmite uma energia universal que até estrangeiros poderiam entender (algo meio Central do Brasil, que também foi homenageado no filme).
A forma como tudo rolou nesse filme pareceu tão surreal que eu realmente queria saber se é verdade....
Toda aquela parte do ônibus por exemplo, desde o presente que ele deu ao pai até o incêndio, sério que rolou isso???
As atuações realmente ficaram parecidas, as músicas usadas se encaixaram bem, especialmente a do final né? Encerrou de uma forma interessante. Filme feito com muito carinho.
Rastros de um Sequestro
3.8 563 Assista AgoraEssas reviravoltas sempre são meio "pra que tudo isso?", haha, mas não deixa de ser criativo.
Um detalhe é a maquiagem desse filme (de uma parte especifica lá do plot twist), uma das piores que já vi haha
Bom Garoto
2.5 164 Assista AgoraTem uma boa ideia e em certo ponto até surpreende, mas é um filme amador bem basiCão
SPOILER PARA QUEM JÁ ASSISTIU:
Nunca confie em milionários e sim em cachorros (de qualquer tipo)
Vidas Passadas
4.2 729 Assista AgoraGostei muito do filme, definitivamente o sucesso é justificável...
Este filme é um daqueles clássicos instantâneos, logo me lembrou outros como "Medianeras" (2011), "Um Dia" (2011), "Encontros e Reencontros" (2003), I Origens (2014), "Antes do Amanhecer" (1995) e tantos outros, justamente por mergulhar nessa coisa de relacionamentos autênticos e identificáveis.
escrevi um textão (mas tentei escrever bonito)
Existem muitas camadas, mas ao menos pra mim, o filme se encerra com a reflexão de como a vida muitas vezes se trata do que poderia ter sido, e não do que foi. A cena final lança Hae Sung de volta à sua terra natal na Coreia, enquanto Nora permanece em Nova Iorque, enlaçada nos braços de seu atual marido, Arthur. As lágrimas que escorrem pelo rosto de Nora encapsulam a dor das possibilidades de vida que nunca se concretizaram, do distanciamento de suas raízes sul-coreanas (personificadas em Hae Sung). Contudo, essas mesmas lágrimas podem também simbolizar a tristeza por Hae Sung e pelo amor romântico que um dia compartilharam, mas que o destino impediu de frutificar.
Uma das principais lições do filme reside nessa complexidade do amor romântico. O filme desafia a concepção simplista de que a pessoa com quem nos casamos deva personificar o amor perfeito em todos os aspectos. Ele questiona a noção de que nosso parceiro ou parceira deve atender a cada requisito imaginável. Em vez disso, o filme sugere que muitos relacionamentos, inclusive os matrimoniais, têm origens em conveniência, circunstâncias e coincidências.
Essa abordagem não é necessariamente pejorativa, uma vez que um relacionamento ultrapassa a fronteira da mera atração romântica. Ele abraça valores compartilhados, aspirações de construir um futuro semelhante, se integrar harmoniosamente em visões de vida social e profissional, e possivelmente formar uma família. O filme postula que, mesmo quando alguém está comprometido com um parceiro e uma vida construída em conjunto, isso não elimina o amor que um dia foi sentido por alguém do passado, tampouco impede a capacidade de cultivar sentimentos por outras pessoas.
De forma magistral, o filme explora a complexidade das relações humanas e as nuances que desafiam a concepção comum de amor romântico. Ele ressalta que nossos corações têm espaço para uma infinidade de conexões e que nossas escolhas delineiam nossos trajetos de maneiras imprevisíveis.
Mas não é só de narrativa que o filme acerta, os cenários e a fotografia do filme são ótimos (algumas transições de cores eu diria que só a A24 poderia nos presentear). Algumas cenas funcionam como lampejos de memória, evocando lembranças tão intensas que transcendem a linha do tempo, como se os personagens estivessem conectados a uma vida passada, mesmo que essa vida esteja enraizada na mesma linha do tempo da terra. E é nesse ponto de vista que o filme mergulha no conceito mágico de "in yun", nos levando a questionar, nem que por um breve momento, se essa história se desenrola apenas no mundo que conhecemos agora.
"In Yun significa "providência" ou "destino". Mas é especificamente sobre relações entre as pessoas. Acho que vem do Budismo e reencarnação. Designa-se um "In-Yun" se dois estranhos andam um do lado do outro na rua e suas roupas se tocam acidentalmente. Porque... significa que houve algo entre eles em suas vidas passadas. Se duas pessoas se casam, dizem que é porque haviam 8.000 camadas de In-Yun. Em mais de 8.000 vidas"
A maneira como esse conceito é explorado é belo, e quase nos faz desejar acreditar em predestinação ou em uma força superior que escapa à nossa compreensão. Ao mesmo tempo que o filme nos lança uma dose de realidade sobre essa possibilidade quando Nora, de maneira franca, desmistifica o romantismo inerente ao conceito, dizendo que "isso é apenas algo que os coreanos dizem para seduzir alguém". Além disso, Nora compartilha essa contemplação romântica tanto com seu amor de infância quanto com seu atual parceiro matrimonial, revelando um certo ceticismo em relação à intocável veracidade desse conceito. Afinal, como poderia algo que deveria ser singular ser exposto a mais de um pretendente?
O filme brinca em diversos momentos com a ideia de experiências únicas compartilhadas entre amantes. Um momento significativo ocorre quando Nora e Hae Sung, como turistas, embarcam em um passeio de barco pela Estátua da Liberdade. Logo após, Arthur revela que, apesar de ser casado com Nora e viver em Nova York, jamais experimentou esse passeio. Esse instante marcante na narrativa parece cuidadosamente planejado. A presença da bandeira americana ao fundo evoca tanto a ausência quanto a presença de Arthur (o filme faz brilhantemente isso em outra cena, quando eles saem juntos para jantar, Nora e Hae Sung são centralizados na tela conversando enquanto Arthur fica totalmente deslocado). A cena da Estátua da Liberdade também é rica em simbolismo. A estátua oscila imponente e, em seguida, virando as costas, interrompendo sua vigilância. Esse detalhe levanta a intrigante hipótese: e se Nora e Hae Sung tivessem se beijado nesse momento? Afinal, quem teria testemunhado?
O filme parece girar em torno de três momentos marcantes de despedida. Cada um deles representa uma fase da vida dos protagonistas: a infância, a juventude e a maturidade. Essas despedidas são como pontos de inflexão, e ao longo do filme, elas têm um simbolismo profundo. quando Hae Sung viaja para se encontrar com Nora, essa viagem é mais do que apenas física, é uma jornada emocional para fechar a "porta" que permanecia aberta em seus corações, um símbolo da incompletude que sentiam. Essa ideia é visualmente transmitida pela cena onde os dois personagens estão em frente a uma porta de garagem fechada, o que se alinha à textura da mala de Hae Sung, criando uma harmonia simbólica.
O filme consegue transmitir profundas emoções sem necessariamente verbalizá-las, no fundo a gente sabe o que os personagens estão sentido. Ou será que não? É interessante notar que Nora pode não estar ciente da necessidade de fechar essa mesma "porta" em seu próprio coração. No entanto, quando Hae Sung a encontra, ocorre um momento emocionalmente intenso, levando Nora a finalmente confrontar e liberar as emoções que ela havia reprimido desde a sua partida da Coreia. Esse encontro não é apenas um adeus para Hae Sung, mas também um adeus simbólico à jovem que ela foi naquele passado distante
Enfim, é isso, destaque para a cena da bifurcação dividindo os dois nos dois caminhos, bonita demais!!
Oppenheimer
4.0 1,1KAchei bem legal as conversas gostei muito de conhecer a parte política em torno da bomba, só achei que teria mais impacto com a trilha sonora para valer a experiência Imax (tem bastante, mas menos do que imaginei ainda). Mas é um bom filme, o texto é bem escrito e me fez refletir bastante sobre várias coisas
No duelo internetês que se formou entre filmes tão diferentes (os dois conectados pelo fascismo haha), eu ainda prefiro Barbie haha
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraEssa velhinha do filme era
O Morpheus, a oráculo e o arquiteto de matrix em um mesmo personagem (toda historia foi meio matrix)
Amei todo o bombardeio de referências e simbologia do filme (são muitas ó, dá pra fazer ótimas análises). Ainda é uma dramedia muito boa. Favoritado né? É um filme bem trabalhado, nao tem como negar isso.
Asteroid City
3.1 188 Assista AgoraEu acho que vale a pena o cinema, mas eu não curti tanto quanto achei que gostaria. Ficou a sensação de que poderia ser melhor.
"Asteroid City" (2023) é um filme de comédia e ficção, quase como uma peça teatral. Acredito que ele não seja muito diferente daqueles filmes estilo "Babylon" que falam sobre o próprio cinema, com um enfoque no Oscar.
O filme tem uma historinha viajada, dividido em atos, e tudo é propositalmente montado para criar enquadramentos perfeitos. As cores, a fotografia e os diálogos são cuidadosamente ajustados, resultando em quadros estáticos e dignos de serem impressos (todo print desse filme é notável)
Grande parte do encanto de assistir a esse filme reside nesse conceito de perfeição e nessas cores pastéis, mas acho que todo o humor do filme e sua "inteligência" se baseia apenas no inicio (sobre isso de inteligente, eu diria que tem uma abordagem meio Sheldon de "Yong Sheldon", com tudo sendo tratado de maneira racional e metódica, especialmente por conta do elenco infantil).
Do meio para o final, o filme parece se perder um pouco (é comum eu sempre achar que esse diretor se perde na ideia, sobrando mais estética do que conteúdo).
Enfim, valer a pena até vale, mas não é um filme que superou muito minhas expectativas, especialmente por não ser tão fã do estilo de contar história desse diretor.
Nota simbólica: 6/10
A Garota de Fogo
4.0 71Esse filme tem um ritmo lento mas é bem assistivel atualmente, para quem gosta de thrillers espanhois envolventes, pode ver sem medo. Essa adição "japonesa" a trama só deixa tudo ainda mais legal haha Excelente filme
Sobre o final para quem ficou confuso é simples:
O professor de matemática era chantageado por ela devido a um crime que ele cometeu: envolver-se romanticamente com uma aluna. A personalidade promíscua dela é resultado de abusos sofridos na infância. Quando o professor de matemática mata o professor de literatura, não o faz exclusivamente por vingança, mas sim por ciúmes, ao descobrir que ela teve relações sexuais com ele.
O enredo do filme é incrivelmente genial, revelando que o ciclo de chantagens não teve início apenas com o episódio do vestido, mas sim anos atrás. Além disso, o final sugere que a história ainda não chegou ao fim...
A Garota Artificial
3.6 63Pelo perdão do trocadilho, mas ficou um filme artificial....Ficou confuso esses recortes de tempo e a relação da inteligência dela, que vai emburrecendo em busca do "clichê do robô querendo se tornar humano"...
Mas o problema mesmo são os personagens bem fracos e tudo vai piorando quando eles montam aquela equipe.... ficou muito nada a ver as decisões pra avançar as conversas, não conseguiu me convencer no argumento. A melhor parte é quando ela se revela e o choque de realidade que ela causa, mas depois é um desastre...
Linoleum
3.3 3Achei bem interessante esse filme! Existem muitas cenas que me lembraram "Donnie darko", entre outros filmes nesse estilo que não posso citar, pois seria spoiler.
Mas é um filme bem original, desde o começo existe um mistério para ser resolvido e essa parte de ficção ciêntífica tem uns elementos interessantes, que servem como significado implícito para filme e nos faz pensar sobre o que seria o final. Tudo isso em um ambiente de drama escolar que gostei muito.
Nota simbólica: 8
Favoritado!