12 de dezembro

1972

12 dicembre

Em 12 de dezembro de 1969, uma bomba explodiu no Piazza Fontana em Milão, matando 16 pessoas e ferindo 84. O trabalhador ferroviário e ativista anarquista Giuseppe Pinelli foi detido, junto com outros três anarquistas, para interrogatório acerca do atentado. Ele foi mantido e interrogado durante três dias, mais do que a lei italiana especifica em casos como esse, sem verem um juiz. Minutos antes da meia-noite de 15 de dezembro de 1969, Pinelli foi visto caindo à morte da janela do quarto andar da delegacia de Milão, na qual estava sendo mantido. Apesar de oficialmente ter sido tido como suicídio, o repórter que assistiu à sua queda questionou, dizendo que o haviam empurrado. Três policiais que estavam interrogando Pinelli foram postos sob investigação em 1971 por homicídio, entretanto as acusações foram retiradas por falta de evidências.

20 de Maio de 1972

Elenco de 12 de dezembro