20 Dedos

Bist angosht

• 20 Fingers - Estados Unidos da América
  • 20 sormea - Finlândia
  • 20 palców - Polônia

A guerra dos sexos na sociedade iraniana é colocada em cena nos sete episódios deste filme, todos eles, exceto um, ambientados num veículo em movimento. Em cada episódio, um casal numa situação diferente (sempre interpretado por Mania Akbari e Bijan Daneshmand) coloca em destaque a discussão de temas que dividem homens e mulheres no Irã: sexo, desejo, infidelidade, ciúme, virgindade, e em última análise, liberdade. Através destes esquetes, desvelam-se os mecanismos do jogo entre os sexos em que o homem representa a moralidade tradicional, perpetuamente paranóica na tentativa de manter o controle, e a mulher encarna a procura da quebra dos preconceitos e a mudança numa situação em que ela é sempre tratada como cidadã de segunda classe. No centro destas diferenças, está o contexto histórico determinado pelo islamismo em que, a partir dos 9 anos, idade eleita pelo próprio profeta Maomé como marco da maturidade, meninos e meninas são separados e desencadeia-se a manutenção do status quo.

2004

Elenco de 20 Dedos