40 Horas na Memória

2014

40 Horas na Memória

• Quarenta Horas na Memória - Brasil

No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário, o qual tem como protagonistas os 19 ex-alunos de Freire. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o curta é ambientado nas residências de cada um dos participantes, como forma de resgatar a memória por meio da oralidade. Esta é a primeira peça audiovisual produzida pela Universidade para o acervo do Memorial Paulo Freire, construído nas dependências da Ufersa – Campus Angicos. Além dos ex-alunos do pedagogo, o filme conta ainda com a apresentação do cordelista Hailton Mangabeira e do músico Carlos Zens, que assinam a trilha sonora.

1 de Outubro de 2014

Elenco de 40 Horas na Memória