A Copa

Compartilhar
A Copa (1999)
Média do filme: 3.8 de 5 — baseado em 115 votos
MÉDIAFILMOW
3.8
115 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Khyentse Norbu
País de origem Butão 🇧🇹
Duração 93 min (1h33)
Status Streaming

Dirigido por

Duração

93 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Na região do Himalaia, um mosteiro abriga monges budistas exilados do Tibet e crianças que estão sendo iniciadas. Mas a vida espiritual não impede que os meninos gostem de futebol, e também não impede que fiquem sabendo que a Copa do Mundo (1998) está acontecendo na França. Duas das crianças fogem para assistir um jogo pela TV, e surgem dilemas no monastério: elas devem ser punidas ou não pela indisciplina? E terão permissão e meios de assistir à partida final, entre Brasil e França?

Gênero:
Gênero:

Elenco

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Crystal Lake: A Origem de Pamela Voorhees | Trailer Legendado

Crystal Lake (1ª Temporada)

Comentários 2
amigos querem ver
velho_cinefilo
Senhor Ivan
½
2 anos atrás

Até pra quem gosta do esporte vai ser difícil se entreter com alguma coisa,Vale muito pelas referências e algumas imagens da época gloriosa do futebol.

-08 de Abril de 2024

wildsley
Wildsley
2 anos atrás

Como brasileiro, não consegui ver o filme sem sentir o sabor amargo de ter como pano de fundo a copa de 1998. O filme em si é bem bobinho, porém bem divertido.

laispereira50115161
Laís
½
2 anos atrás

Me identifiquei com o Orgyen.

Comentário contando partes do filme. Mostrar.

Ele penhorou o relógio do amigo e depois nem conseguiu ver mais o jogo porque o amigo tava preocupado com a recuperação do relógio, único presente de sua mãe que carregava consigo

08.11.2023

minhadona
ga
½
3 anos atrás

uns diálogos legais, bom pq n eh tão longo e história real então equilibrado

picanhacultural
Tiago B
3 anos atrás

"O futebol é a coisa mais importante entre as menos importantes", já diria a frase atribuída ao ex-treinador da seleção italiana Arrigo Sacchi. Mas talvez para um grupo de monges isolados em um monastério tibetano talvez ela seja a mais importante mesmo. De todas. Ou ao menos é assim quando o assunto é a Copa do Mundo. E na realidade pouco importa se o Butão, o Nepal ou mesmo a Índia não estão na disputa. Para os protagonistas de A Copa (Phörpa), essa saborosa comédia butanesa tida como o primeiro filme gravado no país asiático na história, o que vale é conseguir assistir as partidas de futebol. Ver Ronaldo, Zidane, Roberto Baggio e outros ídolos da época. O ano é 1998 e a efervescência do maior torneio parece estar por toda a parte. Sensação amplificada pelo sem fim de pôsteres dos ídolos do futebol, que estão espalhados pelo quarto do jovem noviço Orgyen (Jamyang Lodro).

Na obra dirigida por Khyentse Norbu - que foi assistente de direção de Bernardo Bertolucci na época que o italiano gravou O Pequeno Buda (1993) e que é um respeitado lama - acompanhamos as peripécias de Orgyen, que sempre dá um jeito de fugir da abadia a noite, para tentar conseguir assistir ao máximo de jogos possíveis. Durante as longas sessões de orações na eterna busca por elevação, o pequeno parece mais interessado em saber quem joga, os horários e outros detalhes, o que ele faz em troca de bilhetes com outros interessados. Sendo sempre observados com certo distanciamento por Geko (Orgyen Tobgyal), que espera que os noviços possam se preocupar com assuntos mais espiritualizados do que banalidades como o futebol (e eu que sou colorado deveria seguir pelo mesmo caminho). Como forma de ampliar o senso de compromisso do pupilo, Geko coloca em suas mãos outros dois meninos, que chegam refugiados do Tibete. Mas como não ser contagiado pela febre?

Resenha completa lá no Picanha Cultural!

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (41)

Elenco de A Copa

Mostrar mais (52)
Butuk 0 0

Butuk

(TV House Spectator)
Cheying Pading 0 0

Cheying Pading

(Leather Sandal Monk)
Dawa Tsering 0 0

Dawa Tsering

(TV House Spectator)
Dhan Pat Singh 0 0

Dhan Pat Singh

(TV Shop Owner)
Dhondrup Gyalpo 0 0

Dhondrup Gyalpo

(TV House Spectator)
Dickey Wangmo 0 0

Dickey Wangmo

(Tibetan Woman (VO))

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: