A guerra de pacificação da Amazônia

1973

La guerre de pacification en Amazonie

Dirigido por:
Média geral 4.8
baseado em 6 votos
Sua avaliação:
salvando
80 minutos

Documentário polêmico , cuja exibição foi proibida no Brasil durante a ditadura devido a seu tema: o avanço da civilização moderna sobre o espaço indígena. O filme conta desde a abertura das estradas transamazônicas e descoberta de jazigas minerais, a presença do capital extrangeiro, passando pelo primeiro contato entre os índios Parakanas com o "homem branco", assimilando uma cultura diferente e descobrindo o conturbado rumo que esta lhe reserva: a expropriação de suas terras pelas multinacionais.
Atraidos com presentes, e crentes na confiança dos emissários da missão que falam sua língua, os índios que se mostraram prontamente "pacíficos" são expulsos de seus territóros e encerrados em reservas indígenas. Locais onde o branco não tenha interesse e em consequência farão com que os 'selvagens' sejam subjulgados ao mundo dito civilizado.
Assim este documentário mostra o contato e impacto da aproximação predatória dos ditos homens civilizados sobre tribos que nunca tiveram contato exterior.

Estreia Mundial:
1973
Outras datas

Elenco de A guerra de pacificação da Amazônia

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: