3. > A Infância de Górki

Título Детство Горького (Original)
Ano produção 1938
18 de Junho de 1938 ( Mundial )

O primeiro volume da trilogia autobiográfica de Maksim Górki (Infância, Ganhando meu pão e Minhas universidades), ineditamente publicada em conjunto no Brasil, narra a vida do pequeno Aleksiei, órfão de pai criado pelos avós no final do século XIX, na cidade russa de Níjni-Novgórod. No livro, acompanhamos a vida nesse ambiente violento e, ao mesmo tempo, cheio de afeto, pelos olhos de uma criança, que nem sempre compreende ao que está assistindo. As cenas familiares mostram os conflitos, sobretudo as brigas por dinheiro e pela parcas propriedades da família, compensados pela ternura da avó analfabeta, uma das personagens mais interessantes da trilogia, que encanta o garoto com sua religiosidade pagã e com as narrativas e canções da tradição popular russa. O estilo seco e refinado, com a justa dose de emoção, mostra a força do autor e confirma seu nome entre os maiores do século XX.