A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada

2000

A Linguagem do Cinema - 1ª Temporada

A linguagem do cinema - coletânea de vídeos que documentam os processos de criação de 10 cineastas brasileiros - é uma realização da Riofilme e do cineasta Geraldo Sarno. Dedicado às questões das formas de expressão cinematográfica esta coletânea dá início a uma série que será uma introdução à linguagem cinematográfica. Está dirigida ao público em geral que, no seu cotidiano, lida de maneira crescente com a linguagem audiovisual, e também a estudantes e professores universitários, principalmente os dos cursos de cinema e comunicação. Série exibida pelo Canal Curta.

Episódios:
- O realizador vai à luta
Sinopse: Murilo Salles é um cineasta que - assim como a maioria no Brasil - é obrigado a produzir-se.
Duração: 45 minutos

- Jorge Furtado
Sinopse: Jorge Furtado nos conta a gestação das imagens que deram partida a Ilha das Flores e como o filme foi construindo.
Duração: 27 minutos

- Aruanda Visto Por Linduarte Noronha
Sinopse: Linduarte Noronha, diretor de Aruanda, conta os desafios e dificuldades que teve que vencer para realizar esse filme clássico, fundador do moderno cinema documentário brasileiro.
Duração: 26 minutos

- Ana Carolina no país do cinema
Sinopse: Este programa revela a relação absoluta e visceral de Ana Carolina com a expressão cinematográfica.
Duração: 47 minutos

- O Baile Pernambucano
Sinopse: Este programa dedicado a Paulo Caldas e Marcelo Luna também é uma homenagem ao cinema e à cultura de Pernambuco.
Duração: 49 minutos

- A busca de um cinema artesanal e do sentimento
Sinopse: O programa dedicado a Carlos Reichenbach retrata a relação de sua vida com o cinema.
Duração: 49 minutos

- A construção do filme em torno de uma imagem
Sinopse: Walter Salles e Daniela Thomas falam sobre a importância que a imagem tem na elaboração dramatúrgica de seus filmes.
Duração: 53 minutos

- David Neves
Sinopse: Após depoimento inédito de David Neves (1938-1994) sobre a gênese do Cinema Novo, o programa que lhe é dedicado reúne quatro amigos para relembrarem sua atuação múltipla e generosa no cinema brasileiro.
Duração: 48 minutos

- 50 minutos e 23 segundos com Júlio Bressane
Sinopse: A entrevista com Júlio Bressane foi gravada em plano único. No programa ele comparte a tela com cenas de seus filmes.
Duração: 51 minutos

- Espaço e tempo no cinema de Ruy Guerra
Sinopse: Ruy Guerra repensa sua longa trajetória de cineasta revisitando seis de seus filmes: em Estorvo e termina com Os Cafajestes.
Duração: 56 minutos

2000