A Memória

1996

A Memoria

O duo italiano Ciprì & Maresco tece um filme fascinante em torno de memórias de uma decadente Sicília, repleta de ruínas e de memórias de ruínas. Esta peça completamente surrealista se desdobra como um sonho, sem nenhuma direção clara, apenas um assombro de um sentimento de familariedade e uma aceitação da alteridade como unificação. Não há nenhum som, exceto o saxofone soprano de Steve Lacy, belo e melancólico, especialmente improvisado para o filme. Mas, como Ciprì & Maresco respeitosamente disseram, a música de Lacy nunca poderá ser uma simples "trilha sonora", há um espaço entre aúdio e imagem, que relacionam-se mutuamente, mas que também podem trilhar seus caminhos individualmente. E a beleza de Memory reside nessa dialética poderosa entre imagem e som. O prazer das ruínas se encontra no olho da memória.

1996

Elenco de A Memória