A Pista de Pouso

2014

The Airstrip – Aufbruch der Moderne, Teil III

• The Airstrip: Decampment of Modernism, Part III - Estados Unidos da América

Vigésima primeira parte de Fotografia e além e terceira parte da trilogia Decampamento do Modernismo. O filme apresenta 30 localidades no mundo afora, filmadas por Emigholz entre 2011 e 2012, e traça um percurso da arquitetura moderna após o lançamento das bombas atômicas ao final da Segunda Guerra Mundial. A história, evoca de forma confessional o fardo de ser alemão. O filme visita o Panteão, o monumento a Gustave Eiffel, por August Perret, na base da Torre Eiffel, La Bombonera, de Viktor Sulčič e José Luis Delpini, um armazém de Eladio Dieste, em Montevideo, Las Arboledas, de Luis Barragán, na Cidade do México, a embaixada italiana, de Pier Luigi Nervi, em Brasília, o Northfield Memorial, em Tinian, nas Ilhas Marianas do Norte, de onde partiram as bombas atômicas para Hiroshima e Nagasaki, um ponto de ônibus, de Ulrich Müther, em Binz, entre outros.

2 de Outubro de 2014

Elenco de A Pista de Pouso