A Poética política de Montoro

2008

A Poética política de Montoro

A história política/social do Brasil no século XX, através da vida e obra do ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro. Sob o olhar familiar e íntimo de sua filha caçula Mônica, com imagens de arquivo e depoimentos de colaboradores e políticos, o filme busca revelar o homem Franco Montoro, sua formação, ideais filosóficos, políticos e sociais. Eleito primeiro governador do Estado de São Paulo pelo voto popular, após 18 anos de ditadura militar, sua biografia se confunde com a própria história brasileira e os bastidores das lutas democráticas de nosso país. A dimensão humanista na carreira de Montoro mostra, acima de tudo, como o fazer político pode estar acima de questões pessoais, e como ética e poder são compatíveis.

2008