Abigail

2016

Abigail

Curta documental com a trajetória de Abigail Lopes, que foi casada com o sertanista pernambucano Francisco Meirelles durante mais de 30 anos. Abigail era chamada de 'Tipizari' ('a dona das panelas') pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás. O filme vai mostrar o seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais.
Nascida em Rondônia, órfã de mãe desde cedo, abusada sexualmente pelo pai, aos 14 anos se juntou ao pernambucano Francisco Meireles, expoente da geração de indigenistas da primeira metade do século XX. Vivendo em um ambiente masculino – não se tem notícia até os dias de hoje de uma mulher indigenista – Abigail formou-se imbuída dos princípios humanistas da ‘pacificação’. Com Chico Meireles teve duas filhas, Iná e Lidice, e um filho, Apoena, que nasceram entre os índios.
Em 2008, encontramos Abigail Lopes vivendo solitária em uma casa labiríntica na periferia do Rio de Janeiro, que escondia um terreiro de Candomblé em seu interior. Muito tempo antes, Abigail, até então sem qualquer educação formal, resolvera deixar os Xavantes e vir para o Rio de Janeiro para colocar as filhas e filho na escola e se juntar a Chico Meireles. Descobre, então, que ele tem outra família, considerada a oficial.

11 de Maio de 2016

Elenco de Abigail