Accident

1999

Wypadek

Luto. Funerais. As origens da cultura são fundadas nas despedidas. Cemitérios, tumbas, pirâmides e mausoléus são recheados de objetos que pertenceram àqueles que partiram. Enfaixados, mumificados eles eram enterrados ao lado de seus donos, uma vez que eram as extensões das mãos, pernas e corpos destes.

Uma vigília de 18 dias na Galeria de Arte Moderna da cidade natal de Majewski, Katowice, é uma tentativa de prestar uma simples homenagem a uma jovem mulher que morreu em um acidente de carro. Desenvolve-se, porém, em algo mais: um ritual misterioso que se conecta ao mito da fonte de sangue que dá vida. Reminiscente das sacerdotisas das pinturas de Böcklin, silhuetas femininas em vestidos movem-se lentamente, fazendo com que a audiência participe de uma cerimônia que parece ser um antigo funeral.

Eliot Ems

1999