Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Alicia Witt
72Número de Fãs

Nascimento: 21 de Agosto de 1975 (41 years)

Worcester, Massachusetts - Estados Unidos da América

Alicia Witt (21 de agosto, 1975) é uma atriz norte-americana.
Witt nasceu em Worcester, Massachusetts, a filha de Diane, uma escola secundária de leitura de professores e Robert Witt, um professor de ciências e fotógrafo. [1] Ela tem um irmão, Ian. Witt foi descoberto por David Lynch, quando ela apareceu no programa televisivo That's Incredible! em 1980, tinha recitado Romeu e Julieta de Shakespeare. Ele a lançou no cinema de Duna (1984), onde ela jogou jovem Paul Atreides irmã Alia. Ela virou-se oito durante as filmagens. [2] Mais tarde, ela deixou Hollywood para se concentrar em seus estudos e música. Ela foi educada em casa pelos pais. Ela ganhou vários concursos nacionais e internacionais de piano clássico, incluindo o "Bartok-Kabalevsky International Piano Competition".

Aos 14 anos, Witt ganhou seu diploma do ensino médio. Pouco tempo depois, ela se mudou para Hollywood com sua mãe (que foi anotado 1988-93 no Guinness Book of Records para o cabelo mais longo do mundo) para prosseguir uma carreira como atriz em tempo integral. Logo, Lynch, a quem ela se refere como um mentor, criou o papel de Gersten Hayward especialmente para ela em sua bem-sucedida série Twin Peaks. Lançou-la novamente em Blackout, um segmento em sua curta série da HBO Hotel Room.
Durante este tempo, Witt se sustentava a tocar piano no Regent Beverly Wilshire Hotel. Ela passou a tocar em pequenas partes Liebestraum Mike Figgis (em que seu irmão Ian também aparece), os órgãos drama Gen-X, Rest & Motion e do filme de TV O Desaparecimento de Vonnie. Em 1994, o Witt ruiva conseguiu seu primeiro papel principal em um filme, interpretando um adolescente perturbado em Diversão. Ela recebeu o Prêmio de Reconhecimento Especial do Júri no Festival de Sundance e foi nomeada para Melhor Actriz no Independent Spirit Awards. Esta performance é inspirada Madonna recomendar Witt para ser lançado como sua filha no primeiro segmento, "The Missing Ingredient" de quatro quartos.

Witt foi apresentado a um público maior jogando o papel de Zoey Woodbine, filha do personagem de atriz Cybill Shepherd no sitcom Cybill 1995-1998. Entre as estações, ela estrelou em filmes: Mr. Holland's Opus, o aborto Alexander Payne comédia Citizen Ruth, Caminho da Paixão e Bongwater. Depois de Cybill foi cancelado, Witt recebeu um papel principal no filme de terror Urban Legend e animação Gen ¹ ³, que nunca foi lançado porque o estúdio parou de financiamento antes da conclusão do filme.

Em 2000, Witt teve papéis starring na televisão mostra Ally McBeal e The Sopranos, o papel principal na comédia Playing Mona Lisa, uma parte de apoio em Cecil John Waters B. Demented, e sua estréia nos palcos no musical Robbie Fox's Gift em agora fechado Tiffany Theater, em Los Angeles, no qual ela interpretou uma stripper alto preço com a doença.

Nos anos seguintes, a carreira atuando Witt é retardado. Ela tinha uma pequena parte em Vanilla Sky Cameron Crowe, que foi concebido como uma referência para seus papéis em Dune e Liebestraum. Ela também fez uma pós-graduação da faculdade que discutiu a perder sua virgindade no experimental Ten Tiny Love Stories eo trailer trash "Barbie" no American Girl, que foi lançado em vídeo em 2005.

Ela apareceu na comédia romântica 2002 Duas semanas de antecedência, estrelado por Hugh Grant e Sandra Bullock. Em 2003-2004, ela viveu principalmente na Inglaterra, filmando The Upside of Anger ao lado de Kevin Costner, e ela estrelou como Evelyn em fase de produção de forma Neil LaBute das coisas. Entre estes dois projetos, ela foi para a África do Sul para fotografar o filme alemão TV Brasil em Twilight, que também atende pelo nome The Sword of Xanten e O Anel dos Nibelungos. Jogou Kriemhild nesta interpretação cinematográfica do poema épico Das Nibelungenlied, que foi lançado em os E.U. como Dark Kingdom: The Dragon King. Em 14 de junho de 2004, Witt modelo que se acredita ser o chapéu mais caro já feito, para a casa de leilões Christie's em Londres. O Chapeau d'Amour, desenhado por Louis Mariette, é avaliado em US $ 2,7 milhões (E.U.) e está incrustado de diamantes. [3] Em setembro de 2006 ela voltou ao palco em Londres, retrata o pianista Abigail, um papel em que ela demonstrou-se um pianista "pendentes" de "habilidade formidável", no Piano / Forte no Royal Court Theatre. [4] [5]

Witt se juntou ao elenco de Law & Order: Criminal Intent para a temporada 2007-08 como Det. Nola Falacci, um personagem que é um substituto temporário para Megan Wheeler, interpretado por Julianne Nicholson, que foi afastado em licença de maternidade. [6] Ela é uma personagem recorrente em Friday Night Lights para a temporada 2009-10.

Witt atualmente reside em Los Angeles e Nova York.

Ao lado de seu trabalho como atriz, ela está trabalhando em sua carreira musical. Sua auto-intitulado EP com quatro músicas foi lançada no iTunes em julho de 2009.