Dirigido por
Duração
Vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Juri Popular da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
O documentário retrata a vida de um grupo de mulheres que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro, estão perto dos 60 anos e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Quando elas começaram a jogar, o esporte era proibido para mulheres.
As experiências vividas em viagens pelo mundo jogando futebol com a camisa da seleção nos anos 80 e 90, porém, não garantiu a elas nenhuma notoriedade. Suas histórias nunca foram contadas e o retorno financeiro que receberam na época foi irrisório. Cada uma encontrou novos caminhos e novos sentidos pra rotina depois que a vida dentro do campo foi interrompida. A maioria vive hoje de trabalhos informais, como vendedora ambulante, uber, churrasqueira, pedreira e treinadora de futebol em projetos sociais.
O filme acompanha de modo intimista a rotina de cada uma delas nos dias atuais, refletindo pra onde foram os planos sonhados, como lidam com a memória, escolhas e envelhecimento.
Além do dia-a-dia, acompanhamos também os encontros do grupo para jogar uma pelada e assistir aos consecutivos jogos do Brasil na Copa do Mundo Masculina (2022). A televisão torna-se um dispositivo para comentários, emoções e histórias. O laço de uma amizade de décadas se apresenta através de um cuidado mútuo cheio de afeto e muito humor ácido, subvertendo com coragem e irreverência o apagamento da importância das primeiras jogadoras da seleção no país do futebol.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Muito bom doc sobre essas pioneiras wue são até esquecidas....mas plantaram a semente do futebol feminino atual. 19/06/26.
IMPRIMATUR:
Sei que ser um torcedor do Corinthians justificaria, de 2019 para cá, acompanhar muito o futebol feminino brasileiro. No entanto, acho incompreensível o tamanho desprezo que ele ainda recebe. Recordo de ter visto com estusiamos os jogos nos anos 90 e de que adorava a Sissi - Pena que até hoje a categoria fique sempre numa promessa. Esse documentário é importantíssimo como um resgate de uma história mal alicerçada, e que sofre muito com comparações de gênero. Também não é centrando na seleção Brasileira, por ser uma investigação pontual, mas é bem direcionado como um retrato triste e intimista dessas esquecidas guerreiras.
Avaliação em nota: 7.2